Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem

Autores

  • Patrícia Helena Costa Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1479

Palavras-chave:

Análise de adequação;, Eixos temáticos;, Livro didático de Inglês Zip From Zog 5A;, Programa Acelera Brasil

Resumo

Resumo

O presente artigo investiga a adequação do livro didático de Inglês Zip From Zog 5A ao Programa Acelera Brasil. Buscando verificar como os temas do mundo infanto juvenil são construídos por esses livros didáticos, este trabalho analisa o conteúdo e a organização deste material didático, mais especificamente o componente Livro do Aluno. Ao investigarmos como os temas do mundo infanto juvenil são construídos pelo material, lançamos nossa atenção para os eixos temáticos presentes nas unidades do volume 5A. A análise do corpus mostrou que esse livro didático  não é organizado tematicamente. Sendo assim, as unidades não trabalham a linguagem em contextos ou situações específicas e, portanto, não há construção de significados por parte do material. Os resultados apontam para a não adequação do livro didático Zip From Zog 5A aos objetivos do Programa Acelera Brasil, acarretando, assim, na demanda por um trabalho contextualizado sociohistoricamente, que pense, antes de tudo, nas necessidades de seu publico alvo e no papel dos que participam desse processo como um todo.

Palavras-chave: análise de adequação, eixos temáticos, livro didático de Inglês Zip From Zog 5A, Programa Acelera Brasil.

 

Zip From Zog in Acelera Brasil: analysing the themes on an English language teaching coursebook in a learning acceleration program

Abstract

This article aims to investigate the suitability of the English coursebook Zip From Zog 5A to the Acelera Brasil Program. In order to observe how the themes of the juvenile world are constructed by this coursebook, this study analyses the content and organization of the coursebook Zip From Zog 5A, especially the Student's Book. With a view to investigate how the themes of the juvenile world are constructed by the coursebook, we focused our attention on the themes of the units in the material. The analysis showed that the coursebook is not thematically structured. In doing so, the units of the material do not work with language in specific contexts or situations. Therefore, there are no meaning constructions in the coursebook. The results of this research point that the coursebook Zip From Zog 5A does not suit the Acelera Brasil Program, which shows the demands for a sociohistorically contextualized work that prioritizes its target public's needs and the role of the ones involved in this process.

Keywords: analysis of suitability, themes, English coursebook Zip From Zog 5A, Acelera Brasil Program.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Helena Costa, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Especialista em Letramento(s) e Práticas Educacionais e em Ensino de Línguas Estrangeiras, ambos pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora I de Inglês na SME/RJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, ensino de Língua Inglesa, avaliação e produção de material didático para o ensino de línguas estrangeiras.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. M.[1979]. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. M.[1929] Marximismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

COSTA, Patrícia. H. S. Zip From Zog no Acelera Brasil: uma análise de adequação do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem.2015.168 f.Dissertação(Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Faculdadede Letras,Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro,2015.

FAIRCLOUGH, Norman. [1992]. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. [1995]Critical Discourse Analysis: the critical study of language. London: Routledge, 2010.

GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.).Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 244-270.

HALLIDAY, Michael. A. K.; HASAN, Ruqaiya. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, Michael. A. K.; MATTHIESSEN,Christian. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. 3.ed. London: Routledge, 2014.

LALLI, Viviane. S. O Programa Acelera Brasil. Em Aberto, Brasília, v.17,n. 71, 2000. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br>. Acesso em 14 jul. 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E.D.A.[1986]Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E.D.A.(Orgs.).Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013, p. 29 -52.

PARRADO, Carla.; SANTOS, Simone. P. Zip from Zog, 5A: livro do aluno. Rio de Janeiro: Learning Factory, 2012a.

PARRADO, Carla.; SANTOS, Simone. P.Zip from Zog, 5A: manual do professor. Rio de Janeiro: Learning Factory, 2012b.

SÁ-SILVA, Jackson. R. et al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.Ano I. Número I. Julho, 2009. Disponívelem: . Acesso em21out.2012.

TILIO, Rogério;ROCHA, Cláudia. H. As dimensões da linguagem em livros didáticos de Inglês para o Ensino Fundamental I. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.48, n. 2,p.295”“315, 2009.

TILIO, Rogério.Linguística (Aplicada), contemporaneidade e materiais didáticos: diálogos. In: SANTOS, Leandra. I. S.; SILVA, Kleber.A. (Orgs.). Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes, 2013, p.57”“76.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Costa, P. H. (2017). Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1479

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.