A abordagem de ensinar do professor como chave para ressignificar atividades de materiais didáticos institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v24i2.58265

Palavras-chave:

abordagem de ensinar, material didático, ressignificação, ensino público, ensino de inglês

Resumo

Este artigo investiga como a abordagem de ensinar adotada por professores influencia a adaptação e a ressignificação de atividades em materiais didáticos institucionais no ensino público de línguas. O foco recai sobre o uso da apostila Open Doors, produzida internamente por docentes da rede municipal de Guarulhos (SP) e utilizada em um curso livre de inglês. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base etnográfica e documental, e fundamenta-se na Operação Global de Ensino de Línguas (OGEL) (Almeida Filho, 1997; 2002; 2023), articulada às visões de ensino de Richards e Rodgers (2014), às macroabordagens de Freitas (2013) e à tipologia de tarefas de Barbirato (1999; 2005). Foram analisadas entrevistas, questionários e aulas de dois professores com base na triangulação dos dados. Os resultados mostram que a abordagem de ensinar, ao integrar concepções de língua, de aprender e de ensinar, opera como eixo de reinterpretação pedagógica das atividades do material. Professores com alinhamento à macroabordagem comunicativa tendem a ressignificar as propostas, atribuindo-lhes novas funções e transformando exercícios em tarefas com propósito comunicativo.

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Biografia do Autor

Daniel Fagundes Martins, UFSCAR

Doutorando em Linguística pela UFSCAR, Mestre em Letras pela UNIFESP (2020) e Licenciado em Letras - Português/Ingles pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é professor de língua e cultura inglesa da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas

Rita de Cássia Barbirato, UFSCar

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFSCar. É pesquisadora coordenadora do projeto Roteiro para elaboração material didático mediador para o ensino significativo de inglês para crianças no ensino público, aprovado no edital Universal CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes) e líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas na Contemporaneidade (UFSCar/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP). De 2018 a 2020, coordenou um projeto de formação de professores com foco na elaboração de material didático para crianças em uma pareceria UFSCar/ Secretaria de Educação de Santa Bárbara do Oeste. Desde 2020, vem ministrando cursos de extensão/aperfeiçoamento para professores na área de elaboração de material didático para o ensino de línguas para crianças. Entre os focos de estudo, destacam-se: produção de material didático para o ensino de línguas, ensino de línguas para crianças, planejamentos temáticos baseados em tarefas, formação de professores para o ensino de línguas para crianças. É organizadora dos seguintes livros Interação e Aquisição na Aula de LE publicado em parceria das editoras Pontes e Edufscar (2016), Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando Rotas, explorando Caminhos, volumes 1 e 2, publicados pela Pontes Editores nos anos de 2016 e 2018 respectivamente.

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

Martins, D. F., & Barbirato, R. de C. (2025). A abordagem de ensinar do professor como chave para ressignificar atividades de materiais didáticos institucionais. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 24(2), AG8. https://doi.org/10.26512/rhla.v24i2.58265

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