Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas

Autores

  • Wivian Weller

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3617

Palavras-chave:

Hermenêutica;, Sociologia do conhecimento;, Metodologias qualitativas;, Hermenêutica objetiva

Resumo

No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem às abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Hermeneutics and Social Science. Approaches to understanding.London: Hitchinson, 1978.

BOHNSACK, Ralf. Rekonstruktive Sozialforschung. Einführung in Methodologie undPraxis qualitativer Forschung. 6. ed. Opladen: Barbara Budrich, 2007.

______. Typenbildung, Generalisierung und komparative Analyse. Grundprinzipiender dokumentarischen Methode. In: BOHNSACK, Ralf; NENTWIG-GESEMANN,Iris; NOHL, Arnd-Michael (Org.). Die dokumentarische Methode und ihre Forschungs-praxis.Opladen: Leske + Budrich, 2001, p. 225-252.

BOHNSACK, Ralf; WELLER, Wivian. O método documentário na análise de gruposde discussão. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologia da pesquisa qua-litativa na educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 67-86.

BUSSE, Susann; HELSPER, Werner. Schule und Familie. In: HELSPER; Werner;BÖHME, Jeanette (Org.). Handbuch der Schulforschung. 2. ed. Opladen: VS Verlag,2008, p. 469-494.

DILTHEY, Wilhelm. Die Entstehung der Hermeneutik. In: STRÜBING, Jörg;SCHNETTLER, Bernt (Org.). Methodologie interpretativer Sozialforschung: KlassischeGrundlagentexte.Konstanz: UVK, 2004, p. 21-42 [primeira publicação: 1900].

DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1: Positivismo ehermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa.Porto Alegre: Bookman, 2004.

FLICK, Uwe; von KARDORFF, Ernst; STEINKE, Ines (Ed.). A companion to qualitativeresearch. London: Sage, 2004.

GRUSCHKA, Andreas. Auf dem Weg zu einer Theorie des Unterrichtens. Die wider-sprüchliche Einheit von Erziehung, Didaktik und Bildung in der allgemeinbildendenSchule. Vorstudie. Frankfurter Beiträge zur Erziehungswissenschaft, Forschungsberichte,Bd. 5. Johann Wolfgang Goethe-Universität, Frankfurt/Main 2005.

HEKMAN, Susan J. Hermenêutica e sociologia do conhecimento.Lisboa: Edições 70, 1990.

HELSPER, Werner. Schülerbiographie und Schulkarriere. In: HELSPER; Werner;BÖHME, Jeanette (Org.). Handbuch der Schulforschung. 2. ed. Opladen: VS Verlag,2008, p. 927-944.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação.Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HITZLER, Ronald; HONER, Anne. Sozialwissenschaftliche Hermeneutik.Opladen:Leske + Budrich (UTB), 1997.

HITZLER, Ronald; REICHERTZ, Jo; SCHRÖER, Norbert (Org.).Hermeneutische Wis-senssoziologie. Standpunkte zur Theorie der Interpretation. Konstanz, UVK, 1999.

HUMMRICH, Merle. Bildungserfolg und Migration. Opladen: Leske + Budrich, 2002.

KÖLLER, Hans-Christoph. Hermeneutik. In: BOHNSACK, Ralf; MAROTZKI,Winfried; MEUSER, Michael (Org.). Hauptbegriffe Qualitativer Sozialforschung. EinWörterbuch. Opladen: Leske u. Budrich (UTB), 2003.

KÖNIG, Hans-Dieter. Tiefenhermeneutik. In: HITZLER, Ronald; HONER, Anne(Org.). Sozialwissenschaftliche Hermeneutik.Opladen: Leske + Budrich (UTB), 1997,p. 213-241.

KRÜGER, Heinz-Hermann. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa emEducação na Alemanha. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias dapesquisa qualitativa na educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 39-52.

KURT, Ronald. Hermeneutik. Eine sozialwissenschaftliche Einführung. Konstanz:UVK, 2004.

MANNHEIM, Karl. Beiträge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation.In: ______.Wissenssoziologie. Neuwied: Luchterhand, 1964a, p. 91-154.

______.Strukturen des Denkens.Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1980.

MARTINS, Heloisa H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa,São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

MUÑOZ, J. Carlos Gómez. El retorno de la sociología del conocimiento de Mannheima una epistemología de corte weberiano. REIS ”“ Revista Española de InvestigacionesSociológicas, Madrid, n. 62, p. 45-59, 1993.

NEVES, Clarissa E. B. Apresentação. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, 1998.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

REICHERTZ, Jo. Objective Hermeneutic und hermeneutische Wissenssoziologie. In:FLICK, Uwe; von KARDORFF, Ernst; STEINKE, Ines (Hg.). Qualitative Forschung. EinHandbuch.Hamburg: Rowohlt, 2000, p. 514-524.

______. Objektive Hermeneutik. In: HITZLER, Ronald; HONER, Anne (Org.). Sozial-wissenschaftliche Hermeneutik.Opladen: Leske + Budrich (UTB), 1997, p. 31-55.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. Epistemologia da pesquisa em educação.Campinas: Praxis, 1996.

______.Pesquisa educacional: quantidade qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.

SANDÃN ESTEBAN, Maria Paz. Investigación cualitativa en educación. Fundamentos ytradiciones. Madrid: McGraw-Hill, 2003.

SANTOS, Boaventura S. Introdução a uma ciência pós-moderna.Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SCHROER, Norbert (Org.). Interpretative Sozialforschung. Auf dem Wege zu einer her-menutischen Wissenssoziologie. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1994.

______. Wissenssoziologische Hermeneutik. In: HITZLER, Ronald; HONER, Anne(Org.). Sozialwissenschaftliche Hermeneutik.Opladen: Leske + Budrich (UTB), 1997, p.109-129.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian;PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa na educação: teoria e prática.Petrópolis: Vozes, 2010. p. 210-222.

SCOCUGLIA, Jovanka B. C. A hermenêutica de Wilhelm Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas. Sociedade e Estado, Brasília, v. 17,n. 2, p. 249-281, jul./dez. 2002.

SOEFFNER, Hans-Georg. Social Scientific Hermeneutics. In: FLICK, Uwe; vonKARDORFF, Ernst; STEINKE, Ines (Ed.). A companion to qualitative research.London:Sage, 2004, p. 95-100.

SOEFFNER, Hans-Georg; HITZLER, Ronald. Hermeneutik als Haltung und Hand-lung. Über methodisch kontrolliertes Verstehen. In: SCHROER, Norbert (Org.). In-terpretative Sozialforschung. Auf dem Wege zu einer hermenutischen Wissenssoziologie.Opladen: Westdeutscher Verlag, 1994, p. 28-54.

VILELA, Rita A. T. A presença da Teoria Crítica no debate e na pesquisa educacional noBrasil e na Alemanha no período de 1995 Ã atualidade. Relatório de Pesquisa, CNPq 2006-2008. PUC-Minas, 2009. Disponível em: . Acesso em:30/11/2009.

WAGNER, Hans-Josef. Rekonstruktive Methodologie.Opladen: Leske + Budrich, 1999.

WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa:aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, Porto Alegre, n. 13, p. 260-300, jan./abr.2005. Disponível em: . Acesso em: 30/11/2009.

WELLER, Wivian. Tradições hermenêuticas e interacionistas na pesquisa qualitativa:a análise de narrativas segundo Fritz Schütze. In: ANAIS da 32ª Reunião Anual daAnped, 2009, Caxambu, 2009. p. 1-16.

WELLER, Wivian et al. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação:Uma forma de análise das visões de mundo. Sociedade e Estado[Dossiê Temático: Ino-vações no Campo da Metodologia das Ciências Sociais], Brasília, v. 17, n. 2, p. 375-396,jul./dez. 2002.

WERNERT, Andreas. Einführung in die Interpretationstechnik der objektiven Hermeneutik.Opladen: Leske u. Budrich, 2000.

WOHLRAB-SAHR, Monika. Objektive Hermeneutik. In: BOHNSACK, Ralf;MAROTZKI, Winfried; MEUSER, Michael (Org.). Hauptbegriffe Qualitativer Sozialfor-schung. Ein Wörterbuch. Opladen: Leske u. Budrich (UTB), 2003, p. 123-128.

YNCERA, Ignacio Sánchez de la. Crisis y orientación. Apuntes sobre el pensamientode Karl Mannheim. REIS ”“ Revista Española de Investigaciones Sociológicas,Madrid,n. 62, p. 17-43, 1993.

Downloads

Publicado

10.04.2011

Como Citar

Weller, W. (2011). Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas. Linhas Crí­ticas, 16(31), 287–304. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3617

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.