Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem

reflexões em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139024

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Ensino superior, Metodologias ativas

Resumo

Este trabalho é um estudo de natureza descritiva e objetivou identificar relações entre práticas de ensino pautadas nas metodologias ativas e o processo da autorregulação da aprendizagem em duas disciplinas distintas do curso de Psicologia de uma universidade pública brasileira. As disciplinas contaram com monitoria e adotaram o modelo da sala de aula invertida. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram estratégias para monitorar e regular comportamentos de estudo. Essas evidências sugerem que práticas de ensino que favorecem a autorregulação da aprendizagem são efetivas para o enfrentamento das dificuldades vividas no ensino remoto emergencial.

 

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Biografia do Autor

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (2011). Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). E-mail: fabiana_versuti@usp.br

Rafael Lima Dalle Mulle, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2019). Doutorando em Psicobiologia no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Membro do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). E-mail: rafael.mulle@usp.br

Fernando Eduardo Padovan-Neto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutor Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2013). Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Coordenador do Laboratório de Psicofarmacologia dos Distúrbios Neurodegenerativos. E-mail: ferpadovan@usp.br

Roberta Monteiro Incrocci, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Doutoranda em Ciências ênfase em Psicobiologia no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Email: rincrocci@usp.br

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Publicado

03.11.2021

Como Citar

Versuti, F. M., Mulle, R. L. D., Padovan-Neto, F. E., & Incrocci, R. M. (2021). Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e39024. https://doi.org/10.26512/lc27202139024

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

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