Jovens de direita e extrema-direita

posicionamentos políticos no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136319

Palavras-chave:

Juventude, Geração, Ensino médio, Cultura política, Direita

Resumo

O artigo analisa jovens autoidentificados como direita e extrema direita, tendo como base a teoria das gerações de Karl Mannheim e suas análises sobre o conservadorismo como um estilo de pensamento. Os dados originam-se de pesquisa quantitativa realizada em escolas de ensino médio de três municípios do Rio Grande do Sul, com 2.169 respondentes. O desfecho do estudo parte da resposta à autoidentificação política, na escala de 1 (extrema esquerda) a 10 (extrema direita). Identificou-se como estatisticamente significativos para a identificação como direita ou extrema direita o perfil masculino, branco, presente sobretudo em escolas privadas e que professam a religião católica ou evangélica.

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Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professor da Universidade Federal do Rio Grande. Membro do grupo de pesquisa Gerações e Juventude. E-mail: rgsevero@furg.br

Wivian Weller, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha (2001). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa Gerações e Juventude. E-mail: wivian@unb.br

Gabrielle Caseira Araujo, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande (2020). E-mail: gabriellecaseira@gmail.com

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Publicado

28.07.2021

Como Citar

Gonçalves Severo, R., Weller, W., & Caseira Araujo, G. (2021). Jovens de direita e extrema-direita: posicionamentos políticos no ensino médio. Linhas Crí­ticas, 27, e36319. https://doi.org/10.26512/lc27202136319

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões educativas da luta

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