Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243033

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Artes, Filosofia e Sociologia, Redução de carga horária

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa empírica com 31 professores de Artes, Filosofia e Sociologia do Estado do Paraná. Objetivou-se analisar os impactos da redução da carga horária dessas disciplinas, sobre a aprendizagem dos alunos, a apenas uma aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Evidenciou-se um possível aumento de diferenças no processo educacional em relação às classes sociais menos favorecidas; além disso, há grande defasagem na aprendizagem dos alunos diante da situação da redução da carga horária dessas disciplinas, as quais contribuem para a formação intelectual e cidadã das futuras gerações.

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Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Professor da Rede Estadual de Filosofia no Estado do Paraná da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Jacarezinho. Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). E-mail: fabioantoniogabriel@gmail.com

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). E-mail: anabaccon@uepg.br

Ana Cássia Gabriel, Secretaria de Educação do Paraná, Joaquim Távora, PR, Brasil

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (2014). Professora virtual da UNEAC Cursos e da Rede Estadual do Paraná. Grupo de Pesquisas sobre Direitos Humanos em perspectiva. E-mail: anacgabriel.ag@gmail.com

Referências

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Publicado

08.08.2022

Como Citar

Gabriel, F. A., Pereira, A. L., & Gabriel, A. C. (2022). Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021. Linhas Crí­ticas, 28, e43033. https://doi.org/10.26512/lc28202243033

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