Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas

Autores

  • Wivian Weller

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3617

Palavras-chave:

Hermenêutica;, Sociologia do conhecimento;, Metodologias qualitativas;, Hermenêutica objetiva

Resumo

No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem às abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt.  

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Weller, W. (2011). Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas. Linhas Crí­ticas, 16(31), 287–304. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3617

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

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