Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19851

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Ontologia, Relevância da Ciência

Resumo

A noção de “relevância da ciência” é nosso objeto no presente ensaio. Fazemos a proposição de que a partir dela pode-se compreender as particulares conceitualizações acerca das interconexões entre educação, ciência e sociedade. Partindo de tal princípio, ensaiamos com quatro formas de relevância: “Ciência, consolidação institucional e domínio da natureza”; “Ciência e participação”; “Ciência, uma forma a mais de conhecer o mundo, porém perigosa”; e “Ciência e Desenvolvimento Humano”. As três primeiras, apesar de relativamente autônomas, constituem-se de um prelúdio para quarta, na medida em que explicitam algumas das mais difundidas concepções (e seus problemas associados) acerca das relações entre educação, ciência e sociedade. Na última parte, a questão da relação entre ciência e desenvolvimento humano é tomada a partir de uma perspectiva ontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Camillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Ensino de Ciências - Física, pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação, e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Grupo de Pesquisa ECCo, da Universidade de São Paulo  e líder do Grupo de Pesquisa CEUCI, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Cristiano Rodrigues de Mattos, Universidade de São Paulo

Possui Doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física, e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, da Universidade de São Paulo. Atua na área de Ensino de Física. É líder do Grupo de Pesquisa ECCo.

Referências

Adorno, T. W. (2003). Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34.

Aikenhead, G. S. (1994). The Social Contract of Science. In J. Solomon & G. Aikenhead (Eds.), STS Education, International Perspectives (pp. 11–20). New York and London: Teachers College Press.

Aikenhead, G. S. (2006). Science education for everyday life: evidence-based practice. New York and London: Teachers College Press.

Auler, D. (2002). Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto de formação de professores de ciências. Universidade Federal de Santa Catarina.

Auler, D. (2011). Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In Wildson Luiz Pereira dos Santos & D. Auler (Eds.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (pp. 73–97). Brasília.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científico-tecnológica para quê? ENSAIO – Pesquisa Em Educação Em Ciências, 03(1), 1–17.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Bagdonas, A., & Azevedo, H. L. (2017). O projeto de lei “Escola sem Partido” e o Ensino de Ciências. Alexandria: Revista de Educação Em Ciência e Tecnologia, 10(2), 259. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p259

Bernal, J. D. (1965). Science in History.Vol 1. C. A. Watts & Co Ltd.

Brecht, B. (1991). Teatro Completo, 6. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2004). Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação (Bauru), 10(3), 363–381. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300005

Camillo, J. (2015, September 15). Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo. https://doi.org/10.11606/T.81.2015.tde-25112015-144311

Cassab, M. (2008). A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir este desafio? Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2).

Coutinho, C. N. (2002). A democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas do Brasil de hoje. In O. Fávero & G. Semeraro (Eds.), Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro (pp. 11–39). Petrópolis: Vozes.

Coutinho, C. N. (2010). O Estruturalismo e a Miséria da Razão (2a). São Paulo: Expressão Popular.

DeBoer, G. E. (1991). A History of Ideas in Science Education: Implications for Practice. New York and London: Teachers College Press.

DeBoer, G. E. (2000). Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, 37(6), 582–601. https://doi.org/10.1002/1098-2736(200008)37:6%3C582::AID-TEA5%3E3.0.CO;2-L

Donnelly, J. F. (2002). The “humanist” critique of the place of science in the curriculum in the nineteenth century, and its continuing legacy. History of Education, 31(6), 535–555. https://doi.org/10.1080/00467600210167073

Eagleton, T. (1998). As Ilusões do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Fensham, P. J. (2015). Connoisseurs of Science: A Next Goal for Science Education? In D. Corrigan, C. Buntting, J. Dillon, A. Jones, & R. Gunstone (Eds.), The Future in Learning Science: What’s in it for the Learner? (pp. 35–59). Cham: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-16543-1_3

Feyerabend, P. (2011). Contra o Método (2nd ed.). São Paulo: Editora da Unesp.

Gouw, A. M. S., Mota, H. S., & Bizzo, N. M. V. (2016). O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 627–648.

Hansson, S. O. (2017). Science denial as a form of pseudoscience.Studies in History and Philosophy of Science Part A, 63, 39–47. https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2017.05.002

Hobsbawm, E. (2009). A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Kuhn, T. S. (2003). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

Laugksch, R. C. (2000). Scientific literacy: A conceptual overview. Science Education, 84(1), 71–94. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1%3C71::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-C

Leontyev, A. N. (2009). The Development of Mind. Marxists Internet Archive.

Lessa, S. (2001). Lukács e a Ontologia: uma introdução. Outubro (São Paulo), 5(1).

Lessa, S. (2012). Para compreender a Ontologia de Lukács (3a). Ijuí: Editora Unijuí.

Levinson, R. (2010). Science education and democratic participation: an uneasy congruence? Studies in Science Education, 46(1), 69–119. https://doi.org/10.1080/03057260903562433

Lukács, G. (2012). Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo.

Lukács, G. (2013). Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo.

Maia, E. L. C. (2013). Pós-modernos, marxistas e a pobre ciência na modernidade. Pensamento Plural, (13), 7–27.

Marx, K. (2013). O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.

Marx, K., & Engels, F. (2011). A ideologia alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo.

Merton, R. K. (1970). Science, technology and society in seventeenth century England. New York: Howard Fertig.

Millar, R. (2006). Twenty First Century Science: Insights from the design and implementation of a scientific literacy approach in school science. International Journal of Science Education, 28(13), 1499–1521. https://doi.org/10.1080/09500690600718344

Morin, E. (2005). Ciência com consciência. Bertrand Brasil.

Netto, J. P. (2000). Modernidade e Pós-Modernidade. Retrieved from https://www. youtube.com/watch?v=fHrZi1F7jd4

Nicioli, R. B., & Cri. (2012). História e Memória do Ensino de Física no Brasil: A Faculdade de Medicina de São Paulo (1913-1943), 18(4), 851–873.

Nielsen, J. A. (2012). Co-opting Science: A preliminary study of how students invoke science in value-laden discussions.International Journal of Science Education, 34(2), 275–299. https://doi.org/10.1080/09500693.2011.572305

Osborne, J. (2007). Science education for the twenty first century.Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 3(3), 173–184. https://doi.org/10.1080/13586840903194748

Osborne, J. (2010). Science for citizenship. In J. Osborne & J. Dillon (Eds.), Good Practice in Science Teaching: What research has to say (Second Edi). Maidenhead: Open University Press.

Pérez, D. G., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), 7(2), 125–153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

Praia, J., Gil-Pérez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação (Bauru), 13(2), 141–156. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001

Rodrigues, A., Camillo, J., & Mattos, C. (2014). Quasi-appropriation of dialectical materialism: a critical reading of Marxism in Vygotskian approaches to cultural studies in science education. Cultural Studies of Science Education, 9(3), 583–589. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9570-7

Santos, B. S. (1997). Pela mão de Alice: O social e o político na transição pós-moderna. São Paulo: Cortez.

Santos, B. S. (n.d.). Introdução a uma ciência pós-moderna. Retrieved from http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/livros/introducao-a-uma-cienciapos-moderna.php

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização Científica, Ensino Por Investigação E Argumentação: Relações Entre Ciências Da Natureza E Escola. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências (Belo Horizonte), 17(spe), 49–67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações Em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.

Schulz, R. M. (2009). Reforming Science Education: Part I. The Search for a Philosophy of Science Education.Science & Education, 18(3–4), 225–249. https://doi.org/10.1007/s11191-008-9167-1

Shamos, M. H. (1995). The myth of scientific literacy. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press. https://doi.org/10.1063/1.2807544

Shinn, T., & Ragouet, P. (2008). Controvérsias sobre a ciência: por uma sociologia transversalista da atividade científica. São Paulo: Editora 34. Retrieved from https://books.google.com.br/books?id=dKGIPgAACAAJ

Sjøberg, S. (2017). PISA as a Challenge for Science Education: Inherent Problems and Problematic Results from a Global Assessment Regime. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 327–363.

Stetsenko, A. (2008). From relational ontology to transformative activist stance on development and learning: expanding Vygotsky’s (CHAT) project. Cultural Studies of Science Education, 3(2), 471–491. https://doi.org/10.1007/s11422-008-9111-3

Wood, E. M. (1996). Em defesa da História: o Marxismo e a Agenda Pós- Moderna. Crítica Marxista, 1(3), 118–127.

Yang, F. Y. (2004). Exploring high school students’ use of theory and evidence in an everyday context: The role of scientific thinking in environmental science decisionmaking. International Journal of Science Education, 26(11), 1345–1364. https://doi.org/10.1080/0950069042000205404

Yang, F. Y., & Anderson, O. R. (2003). Senior high school student’s preference and reasoning modes about nuclear energy use. International Journal of Science Education, 25(2), 221–244. https://doi.org/10.1080/09500690210126739

Downloads

Publicado

11.02.2019

Como Citar

Camillo, J., & Mattos, C. R. de. (2019). Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano. Linhas Crí­ticas, 25, e19851. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19851

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.