Revistas

  • Archai Journal

    A Archai: As Origens do Pensamento Ocidental é uma publicação da Cátedra UNESCO Archai: As Origens do Pensamento Ocidental. É publicada no Brasil (Universidade de Brasília/Annablume) e em Portugal (Imprensa da Universidade de Brasília em versões impressa e eletrônica em livre acesso. A avaliação dos artigos submetidos é feita pela modalidade blind-review. Archai está catalogada no Web of Science (Clarivate), Scopus (Elsevier),  SciELO, L'Année Philologique, Philosopher's Index, European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus), DOAJ, Phil Brasil, Latindex, Cengage Learning, Google Schoolar, BASE, Diadorim, PKP Index e no Portal de Periódicos da CAPES. Foi avaliada no último Qualis CAPES com a nota A2 na área de Filosofia. Siga a revista Archai no Facebook.

  • Revista Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

    A Revista Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (REP/CHS) da Universidade de Brasília se propõe a ser um espaço aberto de discussão das questões éticas que atravessam o universo da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 

    É um periódico associado ao consórcio Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da UnB e Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) do Ceam/UnB.

    Publica artigos inéditos sobre a ética em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e suas capilaridades.

  • Cadernos de Linguagem e Sociedade

    Cadernos de Linguagem e Sociedade (L&S) é um periódico interdisciplinar, de publicação semestral (jan.-jun. e jul.-dez.), que objetiva contribuir para a divulgação de pesquisas atuais, originais, resultantes de estudos da área de Linguagem e Sociedade, com foco nas relações entre linguagem e práticas sociais, políticas, educacionais, culturais.

    A Revista recebe, em fluxo contínuo, artigos científicos, resenhas, entrevistas e ensaios inéditos escritos em português, inglês, espanhol ou francês, resultantes de pesquisas científicas.

    Universidade de Brasília (UnB)

    Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL)

    Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NELiS)

  • Anuário Antropológico

    Anuário Antropológico (AA) é um periódico do  Programa de Pòs-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, conferências, entrevistas, ensaios visuais e bibliográficos, resenhas de livros e filmes, e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista aceita textos em português, inglês, espanhol ou francês.  As contribuições são avaliadas pela Comitê Editorial (no que se refere à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por avaliadores ad hoc externos (no que se refere ao conteúdo e à qualidade das contribuições). O periódico opera em regime de ciência aberta e publicação continuada e é orientado pelos princípios IDEIA: impacto, diversidade,  equidade, inclusão e acessibilidade.

    Ano de Criação: 1976

    Cobertura Temática: Antropologia, Teoria Antropológica

    ISSN impresso:  0102-4302
    ISSN digital: 2357-738X

  • Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem

    O Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), publica trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística com foco em Gramática, Teoria e Análise. Visa dar visibilidade a pesquisas em andamento ou concluídas, desenvolvidas na perspectiva formal da linguagem, por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Embora a revista dê ênfase à publicação de squibs, o periódico também aceita a submissão de artigos. Em linhas gerais, um squib é definido como um pequeno artigo que discute um conjunto de dados ou uma questão teórica pontual. 

     

    "Um squib é um texto curto que, geralmente, traz questões pontuais. Pode trazer uma reflexão crítica sobre aspectos internos de uma teoria ou, ainda, apresentar um conjunto de dados que servem para confirmar as previsões de uma teoria ou que se configuram como problemas para essa teoria. Os problemas apontados no squib podem ou não ser resolvidos. Além dessas questões teóricas e empíricas, um squib também pode servir para trazer à luz para a comunidade científica uma literatura pouco conhecida ou esquecida, em que questões importantes ou dados relevantes são discutidos." (Marcus Lunguinho. Sobre o termo squib em Linguística. Nota inicial do Caderno de Squibs).  

  • caleidoscópio: literatura e tradução

    A revista caleidoscópio: literatura e tradução publica traduções, artes (poemas, contos, imagens, fotografias, autotraduções), entrevistas, artigos analíticos (traduzidos ou não), resenhas de livros e resenhas de traduções que se relacionem às seguintes áreas de conhecimento: Estudos da Tradução, Literatura, Filosofia, Artes, Antropologia, Sociologia, Linguística e áreas afins cujo foco seja a tradução. 

  • Ciência & Tecnologia Social

    A CTS privilegia temas e problemáticas relacionadas às dimensões culturais, ecológicas, econômicas, sociopolíticas e ambientais presentes nos Estudos da Ciência, Tecnologia, Sociedade,  focalizando detidamente as conexões do conhecimento científico e tecnológico, com o saber fazer presente nos grupos sociais e comunidades (tecnologia social).

  • Belas Infiéis

    Belas Infiéis (e-ISSN 2316-6614) é um periódico eletrônico, de acesso aberto, publicado em fluxo contínuo, com avaliação às cegas pelos pares, publicado desde 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Tradução (POSTRAD) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Objetiva divulgar resultados de pesquisas relacionadas aos Estudos da Tradução por meio da publicação de artigos científicos relevantes à área , bem como ensaios, entrevistas, resenhas críticas de livros que versam sobre Estudos da Tradução, resenhas de livros traduzidos, artigos traduzidos e traduções literárias.

    Redes sociais: Facebook; Instagram

  • Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território

    A Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território da UnB é um periódico que publica artigos inéditos sobre a dinâmica contemporânea de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia em seus estudos interdisciplinares.

     

  • Arquivos do CMD

    ARQUIVOS DO CMD é uma publicação semestral do grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Aceita trabalhos inéditos em publicações na área de ciências sociais, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em ciências sociais. Excepcionalmente pode publicar relatórios de pesquisa, resenhas bibliográficas temáticas e entrevistas. A titulação mínima exigida para os autores é a de mestre. Excepcionalmente serão aceitas colaborações enviadas por mestrandos. Além de trabalhos em português, a revista aceita tambén contribuições em inglês e espanhol.

  • Dor on line

    Edições a partir de Janeiro de 2015 do Dor on line em formato .epub. Para a edição em html, confira nosso sítio:  www.dol.inf.br. Temos também um mapa conceitual do projeto Dor on line, onde voce encontra vários hiperlinks para nossas seções, alocado no site aprender.ead.unb.br. A equipe Dol pode ser encontrada aqui.

    Publicamos textos em Portugues e Ingles. Aceitamos manuscritos em Português e Inglês. 

  • Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília

    Direito.UnB (ISSN 2357-8009) – a Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – foi criada em 2014 e é publicada quadrimestralmente.  A revista está associada ao Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito (PPGD-UnB). Assim, as principais áreas de interesse do periódico estão vinculadas com as seguintes linhas de pesquisa do programa: (1) Sociedade, Conflito e Movimentos sociais; (2) Constituição e Democracia; (3) Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade; (4) Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação e (5) Criminologia, Estudos Étnicos-raciais e de Gênero. Além disso, seu principal objetivo é difundir artigos científicos que contribuam para uma abordagem interdisciplinar das Ciências Jurídicas e Sociais. Dessa maneira, destina-se a aumentar a produção de conhecimento de profissionais e pesquisadores do Brasil e do exterior, bem como compartilhar suas descobertas entre os estudantes de graduação e pós-graduação. Ainda, as submissões são recebidas em fluxo contínuo.

  • Das Questões

    A revista Das Questões dedica-se ao pensamento entre a tradução e a invenção. Ela quer trazer à tona o prelúdio às soluções, tanto às extirpadoras quanto às acolhedoras: a hospitalidade ao recalcitrante. A Revista entende que a escrita é um espaço de hospitalidades: a tentativa de abrigar um público que vem, no andor de um nexo feito pelo faro. Ela se move no espaço das questões, reais, virtuais, imaginárias.  A revista acolherá experimentos de escrita que convoquem, provoquem, cuidem de questões, independemente de qualquer compromisso com soluções. Frequentemente, Das Questões é uma revista temática. As chamadas para contribuições são nestes casos em torno de uma questão. Uma questão, entretanto, traduz uma revoada delas e inventa um outro bando delas. Desta proliferação queremos cuidar. 

  • Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

    ECO-REBEL publicará preferencialmente ensaios que insiram o estudo dos fenômenos da linguagem na visão ecológica de mundo. Isso significa que ela pode cobrir um vasto leque de disciplinas parcelares, começando pela própria linguística, mas também áreas conexas como antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, contanto que partam dessa visão ecológica de mundo. Tradicionalmente, a ecolinguística em geral tem se dedicado a temas ambientais, no sentido do ambientalismo. ECO-REBEL, tratará disso também, sobretudo via análise do discurso ecológica, nova maneira de se analisarem discursos que emergiu no seio da linguística ecossistêmica.

  • Dramaturgias

    A revista Dramaturgias é uma publicação quadrimestral do Laboratório de Dramaturgia (LADI) da Universidade de Brasília, com foco na discussão e produção de eventos cenicamente orientados a partir da ampliação do conceito de dramaturgia. Nesse sentido, publicam-se artigos originais, foto-ensaios, processos criativos, entrevistas, traduções, documentos de pesquisas ou de realizações do LADI e de outras instituições assemelhadas, dossiês temáticos, materiais de encontros nacionais e internacionais sobre dramaturgia, resenhas, redigidos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

  • e-Boletim da Física

    O e-Boletim da Física é uma publicação anual organizada pelo Centro Internacional de Física da Matéria Condensada com o apoio dos programas de pós-graduação do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Os temas abordam aspectos da física quanto a sua história, elementos de epistemologia, filosofia, ensino e processos de aprendizagem, assim como breves revisões de áreas visando a divulgação científica.

  • InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

    O Conselho Editorial da InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais informa que está temporariamente suspenso o recebimento de submissões a este periódico, no período compreendido entre 5 de julho de 2024 e o dia 1 de fevereiro de 2025. Neste período, serão recebidas apenas submissões direcionadas aos dossiês temáticos.

     

    A InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, ligada ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (PPGDH/UnB), em parceria com a editora Lumen Juris, tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente à temática “direitos e movimentos sociais”. Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a veicular uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

    A Revista admite produções acadêmicas, políticas e artísticas relacionadas ao tema direitos e movimentos sociais, considerando como áreas de interesse as ligadas aos Grupos Temáticos (GTs) do IPDMS: Assessoria jurídica popular, educação jurídica e educação popular; Cidade e direito; Criminologia crítica e movimentos sociais;
    Direito e marxismo; Direito, memória e justiça de transição; Direitos, infâncias e juventudes; Gênero, sexualidade e direito; Mundo do trabalho, movimento sindical e direito; Povos e comunidades tradicionais, questão agrária e conflitos socioambientais; Pensamento crítico e pesquisa militante na América Latina; Observatório do sistema de justiça, de políticas públicas e do legislativo; Observatório da mídia, direitos e políticas de comunicação; Direito e relações raciais.

    ISSN: 2447-6684 | Ano de criação: 2015 | Área-mãe: Interdisciplinar (Sociais e Humanidades ) |  Subárea: Direito

    Corpo editorial

    Políticas das seções e normas para publicação

    Contato

  • Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

    Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é um periódico científico quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.

  • Em Tempo de Histórias

    Em Tempo de Histórias é uma revista editada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB. Publicada desde 2002, está abrigada no Portal de Periódicos Acadêmicos da Universidade de Brasília e disponibiliza suas edições on-line, com acesso livre e gratuito. A revista não cobra taxas de autores/as para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Seus objetivos são: a) divulgar os resultados parciais e/ou finais obtidos com projetos de pesquisa na área de História; b) fomentar o debate de questões teórico-metodológicas referentes à História; c) publicar trabalhos de Ciências Sociais, Artes e áreas afins que promovam o diálogo com a História; d) divulgar publicações, comentários, entrevistas e documentos concernentes a pesquisa em História. (ISSN 2316-1191)

     

  • História, histórias

    Fundada em 2013, História, histórias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). De acesso livre e gratuito, publica artigos, traduções, entrevistas e resenhas em português, inglês, espanhol, italiano e francês. A revista não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Sua missão é ser um canal relevante de difusão de pesquisas científicas no campo da História. O título abreviado do periódico é RHH, forma preferencial para menções em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

     

    Qualis Capes (2017-2020): A3

    Índice H - Google Scholar

     

     

  • Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica

    A Revista de Estudos em Relações Interétnicas é um periódico científico eletrônico, sem fins lucrativos, situado na área da Antropologia, com ênfase em antropologia das relações interétnicas e raciais e, secundariamente, nas demais áreas das Ciências Sociais e Humanidades. Acompanha a crescente e intensa atividade de pesquisadoras e pesquisadores sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e áreas afins, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural e antirracista entre sujeitos de diferentes sistemas de conhecimento. 

  • Journal of Law and Regulation

    A Revista de Direito Setorial e Regulatório da UnB tem por missão a publicação de artigos sobre fenômenos setoriais e regulatórios sob o enfoque exclusivamente jurídico ou interdisciplinar, alcançando todos os temas de interesse dos diversos setores regulados, tais como saneamento, educação, saúde, energia, recursos naturais, telecomunicações, radiodifusão, transportes terrestres, transportes marítimos, navegação de cabotagem, navegação interior, aviação civil, sistema financeiro, infraestrutura aeroportuária, produção agrícola, produção industrial, entre outros, com ênfase na análise de bases empíricas setoriais nacionais e internacionais a partir de teorias regulatórias.
    A Revista de Direito Setorial e Regulatório está aberta para submissões de artigos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano durante todo o ano.
    Somente são aceitos artigos originais, que devem ser submetidos exclusivamente por este sítio eletrônico do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, que adota o método de revisão duplo cego por pares, apoiados nos critérios de qualidade do conteúdo (10%), relevância teórica ou prática (10%), originalidade (10%), adequação à temática da Revista (10%), apresentação do trabalho (10%), recomendação geral do especialista revisor (50%). A Revista não cobra pelo processamento, envio ou publicação dos artigos. A Revista adota o formato ABNT NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações e referências bibliográficas e o modelo de resumos estruturados, mediante clara indicação do propósito, metodologia/abordagem/design, resultados, implicações práticas e originalidade/relevância do artigo. As palavras-chave devem refletir o real conteúdo do artigo, limitadas a cinco descritores, e conforme norma ABNT NBR 6028.

    Para submeter seu artigo, clique aqui.

  • Linhas Crí­ticas

    A revista Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4896 / ISSN eletrônico 1981-0431), criada em 06 de julho de 1995 e editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan-dez), direcionada a pesquisadores/as, professores/as e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

    Linhas Críticas publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros com qualquer nível de formação, que apresentem consistênciarigor e originalidade na abordagem dos temas propostos, resultantes de pesquisas científicas, com foco em temáticas da área educacional, bem como resenhas de livros, ensaios teóricos, entrevistas e homenagens a profissionais da educação.

  • Meridiano 47 - Journal of Global Studies

    Meridiano 47 - Journal of Global Studies é uma revista do Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília, dedicada a promover a reflexão, a pesquisa e o debate acadêmico sobre os temas da agenda internacional contemporânea. Publica artigos científicos cuja temática se situe na grande área de Relações Internacionais, e mais particularmente sobre Política Internacional, Política Externa, Economia Internacional, Instituições e Regimes Internacionais, História das Relações Internacionais e da Política Externa e sobre questões envolvendo áreas geográficas e países.

     

  • Museologia & Interdisciplinaridade

    Ligada ao curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, é uma publicação eletrônica de caráter exclusivo acadêmico-científico semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Voltada a dialogar com diferentes área do co nhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia. A revista aceita artigos, traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como artigos para dossiês temáticos, organizados por professores e pesquisadores convidados pela Comissão Editorial e/ou Editor -Chefe. Qualis Capes - 2016: B1 - Artes; B2 - História; B3 - Ciência da Informação; B4 - Antropologia; B5 Arquitetura.

     

    Próximos Dossiês

    Acesse>>>

  • Paranoá

    A Paranoá é um periódico científico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília que publica trabalhos de pesquisa inéditos dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Projeto e Planejamento; Teoria, História e Crítica; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. A Paranoá publica artigos em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês, e não cobra taxas sobre submissão, processamento e disponibilização dos artigos.

  • PatryTer

    PatryTer - Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades - publica resultados de investigações inéditas e claramente teórico e metodologicamente, com a dinâmica territorial de cidades, campo e meio ambiente na América Latina e Caribe. Reúne artigos de base disciplinar e interdisciplinar não restritos a estudos de caso, mas que fomentem, epistemologicamente, o debate latinoamericano sobre os processos urbanização, reprodução do campo e da natureza, face às intervençoes territoriais e à  processos redefinidores de dinâmicas materiais e simbólicas inerentes à vida espacial no continente.

  • Participação

    ** ESTÃO ABERTAS AS SUBMISSÕES PARA A EDIÇÃO Nº 43 de Julho de 2025 **

    Artigos submetidos após 09/04/2024 serão avaliados para o nº 43 ou posteriores.

    Mais informações em: Condições para Submissão

    Utilize o Modelo de Submissão ABNT (2023)

    Para uso do Modelo de Submissão: abra o arquivo do modelo acesse "Arquivo" >> "Salvar Como". Assim será salva uma cópia editável para que você possa trabalhar, dispensando a autorização de uso do arquivo. Caso não consiga obter o modelo pelo site, você pode solicitá-lo no e-mail "revistaparticipacao@gmail.com".

    Após concluir o seu artigo, salve o documento em formato editável e envie por meio do link "Enviar Submissão".

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fique atento!

    Informações:

    revistaparticipacao@gmail.com

  • Periódico Eletrônico Geobaobas

    O Periódico Eletrônico Geobaobás do Projeto GEOAFRO junto ao CIGA-GEA e em parceria com o Instituto BAOBÁS e o Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UnB, tem como função básica publicar relatórios, dossiês e registros consubstanciados das pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Ordenamento do Território (Projeto GEOAFRO). Os textos a serem publicados deverão estar relacionados as temáticas dos estudos geográficos e cartográficos de matriz africana e afrobrasileira e de outros países.

  • Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB

    Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB é uma revista criada por alunos e professores com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas à Física. A Physicae Organum pretende ser uma publicação semestral, disponibilizada em meio virtual.

  • Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

    PÉRIPLOS, REVISTA DE PESQUISAS SOBRE MIGRAÇÃO, é uma publicação científica especializada no estudo das migrações, que está impulsionada pelo Grupo de Trabalho da CLACSO “Migração Sul-Sul”. A PÉRIPLOS está vinculada ao Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília.

  • Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais

    Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais é um periódico eletrônico de acesso aberto, publicado semestralmente, sendo o primeiro número publicado no mês de janeiro e o segundo número em junho. Este periódico é destinado a divulgar e a ampliar o campo de circulação e o debate de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais. A revista é organizada por estudantes de pós-graduação das unidades que constituem o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (ICS-UnB), a saber: Departamento de Antropologia (DAN), Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) e Departamento de Sociologia (SOL).
  • PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

    A PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília é uma revista mantida pelo corpo discente e docente, com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos filosóficos, resenhas de livros, traduções e outras possíveis produções de cunho filosófico. (QUALIS B1 - 2017/2020)

  • RALED

    Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso foi criada com o objetivo de divulgar pesquisas e reflexões latino-americanas em Estudos do Discurso - ALED. O objetivo principal desde sua criação foi dar visibilidade aos grupos de pesquisa das diferentes universidades da região e contribuir para a discussão de problemas como a pobreza e as injustiças sociais nos países da América Latina.

    A Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso está indexada em: DIALNET, ERIH Plus, Electronic Journals Library, GOOGLE ACADÊMICO, LATINDEX, INFOLING, Modern Language Asociation (MLA), PKP Index, ScopusWorldCat.

  • Psicologia: Teoria e Pesquisa

    Psicologia: Teoria e Pesquisa publica trabalhos originais vinculados a quatro grandes áreas temáticas: 

    Ciências do Comportamento e Neurociências;

    Psicologia do Desenvolvimento e Escolar;

    Psicologia Clínica e Cultura; 

    Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

    Os manuscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias: Estudos empíricos, revisão da literatura, artigos teóricos e artigos metodológicos.  Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam, necessariamente, as posições do Conselho Editorial. 

    Atualmente, a revista alcançou a marca de 40 volumes, ultrapassando a publicação de mais de 1.000 artigos na plataforma Scielo. As professoras doutoras Elaine Rabelo Neiva e Deise Matos do Amparo assumem as posições de editora-chefe e editora-executiva, respectivamente. Além disso, a revista conta com diversos editores associados, tanto nacionais quanto internacionais, provenientes de diversas universidades e países, como Suíça, Portugal, Itália e França.

     

  • Revista Água Viva

    A Revista Água Viva (RAV), ISSN 1678-7471, é uma publicação semestral até 2018 e quadrimestral a partir de 2019, de fluxo contínuo, dos discentes da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A RAV tem o compromisso de desenvolver o debate crí­tico sobre Literatura, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras expressões artí­sticas.

  • Revista Brasileira de Bioética

    A RBB publica artigos relativos à área da bioética, especialmente focando na sua fundamentação epistemológica, e nas situações persistentes e emergentes que estuda esta disciplina. A Revista Brasileira de Bioética [ISSN 1808-6020], por meio da publicação de artigos originais, busca divulgar a produção científica da Bioética brasileira e latino-americana, visando assim contribuir para a construção de uma visão cada vez mais contextualizada, madura e sempre plural da bioética. É uma publicação da Sociedade Brasileira de Bioética. Desde sua criação, no início de 2005, a edição da RBB é feita sob a coordenação e responsabilidade da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília, que trabalha em conjunto com um grupo de Editores Associaidos e um Conselho Editorial, composto por pesquisadores da área.

  • Revista Brasileira de Agroecologia

    A Revista Brasileira de Agroecologia (RBA) é editada pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), em cooperação com o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG MADER). É uma publicação de acesso aberto e sem custos para leitura, submissão ou publicação.

    Publica artigos inéditos, em Agroecologia e em áreas afins, com periodicidade trimestral e números especiais temáticos, em português, espanhol e inglês. Promove uma ciência aberta e cidadã, assumindo uma política editorial que atende à diversidade, à equidade e à inclusão, sendo um canal de comunicação que pretende ampliar a visibilidade dos conhecimentos construídos em Agroecologia no Brasil e na América Latina.  

    A Agroecologia é entendida como um enfoque científico, teórico, prático e metodológico, que se baseia em diversas áreas do conhecimento, de forma inter e transdisciplinar, propondo-se a estudar os processos de desenvolvimento sob uma perspectiva ecológica e sociocultural com o intuito de apoiar a transição dos modelos convencionais de agricultura e de desenvolvimento rural para estilos de agricultura e de desenvolvimento rural que sejam saudáveis e sustentáveis. 

    A RBA não cobra taxas de submissão ou publicação.

    Conheça as diretrizes da Revista, Submeta seu artigo para avaliação.

     

  • Revista Brasileira de Filosofia da Religião

    A Revista Brasileira de Filosofia da Religião tem como objetivo a divulgação de textos de filosofia – elaborados de forma sistemática ou com base na história do pensamento – sobre o problema religioso ou a questão de Deus. Os temas incluem questões como transcendência, liberdade, mal, racionalidade da crença religiosa, volta da fé ao espaço público, ateísmo, relação entre religião e ciência, entre outros. A revista se caracteriza pela abordagem pluralista em termos de métodos de reflexão (fenomenológico, analítico, histórico, dialectico, hermenêutico, etc.), fomentando o diálogo frutífero entre as diferentes perspectivas filosóficas sobre a religião. Periodicamente são organizados dossiês temáticos, na sua maior parte, publicando artigos que são frutos de eventos vinculados à ABFR. Os artigos de temática geral são aceitos em fluxo contínuo. A revista tem periodicidade semestral e é de acesso aberto, não cobrando taxas de qualquer tipo.

  • Revista Brasileira de Ciência Política

    A Revista Brasileira de Ciência Política, publicada pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, busca publicar estudos sobre o fenômeno da política­ que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico e a capacidade de estimular a pesquisa na área.

  • Revista Brasileira de Linguística Antropológica

    A Revista Brasileira de Linguística Antropológica (RBLA) é uma revista aberta, de publicação contínua e publicação de números especiais, publicada pelo Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas, Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Fundada em 2009 por Aryon Dall’Igna Rodrigues e Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, a revista visa ser um fórum frutífero para os estudos acadêmicos sobre as línguas e culturas dos povos nativos das Américas, com foco especial no continente sul-americano. Seus principais interesses são artigos, relatórios de pesquisa, diários de campo, ensaios bibliográficos e recensões de estudos linguísticos que enfatizem a interface entre língua e cultura em uma perspectiva descritiva ou histórica.

  • Revista Calundu

    A Revista Calundu é uma publicação acadêmica semestral on-line do Calundu – Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras, que apresenta trabalhos escritos (artigos, resenhas de livros e textos extensionistas), com a temática afrorreligiosa/calunduzeira.

  • Revista de Direito, Estado e Telecomunicações

    A Revista de Direito, Estado e Telecomunicações da UnB tem por missão a publicação de artigos sobre telecomunicações e comunicações de qualquer espécie com enfoque em política pública e regulação dos serviços e direitos de comunicação, serviços e direitos de telecomunicações, serviços e direitos apoiados na internet, tais como o direito à comunicação, de publicar, de intercâmbio privado, de conceber plataformas de comunicação, e outros temas correlatos, como privacidade, propriedade intelectual, acesso universal, convergência, regulação de satélite, órbita e espectro de radiofrequências, outorga de telecomunicações, desenho regulatório, agências independentes, desregulação, comércio eletrônico, big data, neutralidade de rede e assim por diante, com ênfase em experiências nacionais e internacionais a partir de teorias jurídico-regulatórias. A RDET está aberta para submissões de artigos em português, inglês ou espanhol durante todo o ano. Somente são aceitos artigos originais, que devem ser submetidos exclusivamente por este sítio eletrônico do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, que adota o método de revisão duplo cego por pares, apoiado nos critérios de qualidade do conteúdo (10%), relevância teórica ou prática (10%), originalidade (10%), adequação à temática da Revista (10%), apresentação do trabalho (10%), recomendação geral do especialista revisor (50%). 

  • Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

    A Revista de Design, Tecnologia e Sociedade é um periódico acadêmico que tem como objetivo estimular e divulgar estudos teóricos, práticos, históricos, críticos, estéticos e éticos na área do design e sua relação com tecnologia, cultura, educação, governo e sociedade. A Revista de Design, tecnologia e sociedade procura publicar estudos originais nacionais e internacionais voltados ao design de informação, design de interação, design de produto, design de serviço e design sustentável, entre outros.

  • Revista Espaço e Geografia

    A Revista Espaço e Geografia é um periódico eletrônico anual de fluxo contínuo, de acesso aberto, com avaliação às cegas pelos pares, publicado desde 2002 pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Tem o objetivo de oferecer à comunidade interessada temáticas relacionadas ao espaço geográfico em suas múltiplas dimensões, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. A Revista retoma e atualiza esforços para construir um fórum de divulgação e debates de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos que possuam uma perspectiva geográfica de análise. Espaço e Geografia busca, assim, contribuir e disseminar o debate produzido em diferentes áreas da Ciência Geográfica, considerando a Geografia como uma Ciência que busca interpretar e analisar arranjos espaciais em suas diferentes escalas e localizações, sejam esses arranjos de origem físico-ambiental, socioespacial ou temas fortemente imbricados entre essas duas categorias, como os Estudos da Paisagem, a Geografia Ambiental, a Ecologia Política, o Planejamento e a Gestão do Território e tantos outros.

    A Revista Espaço e Geografia foi avaliada no último evento de classificação Qualis (2017-2020) como A3.

  • Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas

    Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (ISSN 1984-1639) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - área de concentração em Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA), do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), da Universidade de Brasília (UnB). É o primeiro periódico científico quadrimestral dedicado exclusivamente à publicação de trabalhos sobre as três Américas e o Caribe.

    Ela tem o compromisso de promover dados, informações e debates qualificados, teórica e empiricamente embasados, das questões sociais, políticas, econômicas, históricas e culturais observadas no continente, enfatizando as contribuições dos estudos comparados nas Ciências Sociais, aí compreendidas a Antropologia Social, Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais.

    Contribuições provenientes das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas também são publicadas, desde que estabelecido o diálogo com as Ciências Sociais feitas sobre ou nas Américas.

  • Revista Cerrados

    A Revista Cerrados configura-se como um veículo de divulgação do pensamento teórico literário, publicada quadrimestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

  • Revista de Biblioteconomia de Brasília

    A revista recupera o acervo impresso da Revista de Biblioteconomia de Brasília (RBB), criada em 1973, editada pelo Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UnB) e pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF).

  • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

    Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (RFMC) é um periódico eletrônico de livre acesso, publicado desde 2013 pelo Departamento de Filosofia (FIL) e pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília (UnB), com frequência quadrimestral. A RFMC visa publicar artigos acadêmicos originais de todos os campos de investigação filosófica, centrados na interpretação dos pressupostos e desdobramentos da tradição moderna, e nos debates atuais da filosofia. Neste sentido, são bem-vindos estudos em história da filosofia, bem como artigos sobre discussões filosóficas em curso na contemporaneidade, vinculadas a correntes continentais, analíticas,  não-ocidentais, ou a perspectivas comparativas. Também publica resenhas de livros de filosofia, e traduções de artigos ou ensaios de notória relevância filosófica. Os artigos são submetidos à avaliação cega de dois pareceristas. Aceita apenas contribuições de doutores e/ou mestres, redigidos em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. 

    Submissões são aceitas em fluxo contínuo.

  • Revista do CEAM

    Revista do CEAM é um periódico científico semestral editado pelos Programas de Pós-Graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) no Brasil. Tem por missão publicar trabalhos acadêmicos originais e interdisciplinares relacionados às Ciências Sociais, notadamente Cidadania, Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Sociedade, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

  • Revista Desempenho

    A Revista Desempenho (ISSN 1677-9797 Qualis B3) é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica dos discentes do Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB). A comissão editorial foca na consolidação de um espaço coerente e sólido para a disseminação de conhecimento sistematizado, por intermédio de trabalhos inéditos, sob a forma de artigos e resenhas, que sejam elaborados por pesquisadores da área de Linguística Aplicada.

  • Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília

    Disponível desde 1996, a Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília (RED|UnB) é uma revista científica de periodicidade semestral, cujo propósito está na publicação e divulgação de trabalhos que exponham reflexões pertinentes à compreensão do Direito. Com isso, objetiva-se incentivar a produção acadêmica e divulgar conteúdos relevantes para a formação crítica e interdisciplinar do estudante, especialmente na Universidade de Brasília. Composta por um Conselho Diretor integrado por graduandos de Direito, a RED|UnB busca desenvolver a cultura editorial discente dentro da Universidade de Brasília, fundada nas diretrizes de independência, criatividade, inteligência e atualidade. Alicerçada sob tais bases, a RED|UnB, além de promover eventos de natureza acadêmica e fomentar a pesquisa científica na Universidade, convida pesquisadores de alto renome para divulgar suas pesquisas no periódico e, com isso, trazer ao ambiente universitário as últimas discussões da academia global.

  • Revista dos Estudantes de Públicas - REP

    É um periódico semestral voltado à publicação de resenhas bibliográficas e artigos científicos inéditos, resultantes de pesquisas sobre temas vinculados ao campo de públicas, analisado desde um ponto de vista multidisciplinar, cujo propósito comum seja contribuir para o aprimoramento da gestão das instituições de interesse público.

  • Revista Estética e Semiótica

    A Revista Estética e Semiótica – RES um é periódico desenvolvido pelo Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica – NEHS  do Programa de Pesquisa e Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – PPG-FAU/UnB e constitui um espaço de colaboração e fomento à  produção científica. O objetivo é refletir a partir da estética, hermenêutica, semiótica e sua crítica, focando seus processos e resultados, sobre as criações do mundo cultura, arte e arquitetura. Considera-se, então, o caráter transdisciplinar da RES passando pela filosofia, sociologia, literatura e comunicação como interesses principais do periódico. A RES é um periódico semestral organizado pela equipe editorial de colaboradores e pareceristas ad hoc responsáveis pela publicação de trabalhos inéditos na forma de artigos, projetos, resumos, traduções, resenhas, fotografias, contos, críticas, entrevistas e matérias.

  • Revista do Professor de Física

    A Revista do Professor de Física é uma publicação quadrimestral voltada para o Ensino de Física. Sua missão precípua é a divulgação de trabalhos que possam contribuir positivamente no processo de ensino de temas de Física tanto no Ensino Médio e Fundamental, quanto no Ensino Superior.

  • Revista Gestão & Saúde

    Órgão oficial de divulgação científica do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde – NESPROM do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM da Universidade de Brasília.

    Missão: promover a disseminação do conhecimento científico nas áreas de enfermagem, gestão e políticas de saúde através da publicação arbitrada de artigos que contribuam para a expansão destas áreas e para a fundamentação das atividades dos profissionais. 

  • Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação

    A Revista Ibero-Americana de Ciência da Informaçã (RICI) é um periódico científico editado pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) no Brasil por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. No sistema de Periódicos Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está atualmente classificada como B1 na área de Ciências Sociais Aplicadas I (2015).

  • Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

    A Revista Horizontes de Linguística Aplicada, fundada em 2002, publicação semestral mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, tem por objetivo divulgar textos inéditos na área de concentração de ensino e aprendizagem de línguas (LE, L2, língua adicional).

  • Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade

    A Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (ReGIS), editada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de Brasília é um periódico eletrônico – com acesso livre online – com números publicados em fins de junho e dezembro de cada ano. ReGIS tem como missão publicar textos originais, baseados em pesquisas interdisciplinares.

  • Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia

    A Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE - abrange trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores atuantes nas diversas áreas de Engenharia e afins, notadamente em temas voltados para o desenvolvimento de tecnologias.

  • Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)

    A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é um periódico semestral da Universidade de Brasília (UnB). As interfaces entre filosofia e educação são o alvo de nossos olhares nesta revista. Nosso objetivo é multiplicar olhares, trazê-los para a discussão, multiplicar discussões e reflexões que enriqueçam os trabalhos sobre educação e filosofia.

  • Revista Textos Graduados

    A Revista Textos Graduados é a revista da Graduação de Ciências Sociais da Universidade de Brasília que existe desde 1995 e que, agora, apresenta-se em novo formato. A Textos Graduados intenta fomentar um espaço que contemple produções de diferentes cursos e de quaisquer instituições universitárias do Brasil e do exterior, estimulando a valorização e produção de novos trabalhos.

    Em termos gerais, a cada edição da revista, buscar-se-á o incentivo a um espaço que contemple a produção plural e interdisciplinar, como também uma maior comunicação de ideias, posições científicas e político-ideológicas que possibilitem maior proximidade entre os/as alunos/as de diferentes estágios de formação.

    Recebemos trabalhos em formato de artigos, resenhas de livros e filmes, entrevistas, ensaios textuais e fotográficos, relatórios de pesquisa que sejam relacionados às áreas de humanidades em diálogo com Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

  • Revista Latino-Americana de Criminologia

    A Revista Latino-americana de Criminologia (Latin American Journal of Criminology) insere-se no contexto das atividades da Linha 5 do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília - Criminologia, Estudos Étnicos-Raciais e de Gênero. O periódico está classificado dentro da área de avaliação das Ciências Sociais Aplicadas - Direito - recebendo também artigos de áreas afins, como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Comunicação, Urbanismo e Demografia, contanto que estejam relacionados ao problema criminal e que procurem estabelecer um diálogo com o campo criminológico. A Revista tem particular interesse na publicação de trabalhos empíricos sobre a questão criminal, especialmente aqueles relacionados ao contexto latino-americano.

  • RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas

    A RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas é uma publicação semestral que tem como foco discutir e refletir o estado da arte nas áreas de Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Revista é direcionada à Comunidade acadêmica nacional e internacional e a formuladores e Gestores de Políticas Públicas.

    A revista aceita os seguintes tipos de contribuições:

    Dossiê temático 

    Artigos originais por demanda livre 

    Ensaios bibliográficos e resenhas 

  • SER Social

    A Revista Ser Social nasce em contexto de produção de conhecimento na área da Política Social do PPGPS em formato de caderno e somente depois, em 1998 tem seu primeiro exemplar publicado. Entretanto, seu formato digital aparece no ano de 2009, sendo um periódico de avaliação Qualis A2 na área de Serviço Social que se destina à publicação de trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da Política Social, do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Cada edição da SER Social, desde sua primeira publicação, focaliza uma unidade temática previamente definida pelo Colegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB, tendo em vista sua importância dentro do contexto social contemporâneo. Periodicamente são divulgadas chamadas com datas de submissão específicas para artigos, ensaios, entrevistas e resenhas. Além de trabalhos sobre a temática específica do número, a revista publica artigos de temas livres, mas pertinentes ou afins à política social, recebidos mediante fluxo contínuo.

  • Sustainability in Debate

    A Revista Sustainability in Debate (SiD) visa publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar, e capazes de alcançar forte impacto sobre os estudos conduzidos nos campos do desenvolvimento sustentável e nas políticas da sustentabilidade, em escala global.

     

     

  • Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

    A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPG-AV) da Universidade de Brasília, é uma publicação semestral, dedicada a divulgar e debater pesquisas acadêmico-artísticas e científicas, com enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, para colaborar com os pesquisadores, educadores e estudantes na divulgação das suas ações. A revista é de fluxo contínuo, aceita artigos para dossiês temáticos organizados por professores convidados pelo PPG-AV e a convite da Equipe Editorial, bem como, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem temas articulados com área de Artes. Mestrandos e doutorandos podem submeter artigos somente em co-autoria com doutores. Publicamos exclusivamente textos em português, inglês ou espanhol. 

  • Sociedade e Estado

    A Revista Sociedade & Estado busca incentivar a publicação de artigos originais a espelharem a grande diversidade e variedade teórica e metodológica no campo das ciências sociais.

    A Revista Sociedade e Estado vem sendo editada pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília desde de 1986. Neste período foram publicados trabalhos originais relacionados às Ciências Sociais enquadrados nas seguintes categorias: estudos teóricos, revisões críticas de literatura, relatos de pesquisa, notas técnicas, resenhas e notícias.

  • Discursos Contemporâneos em Estudo

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A revista Discursos Contemporâneos em Estudo contempla trabalhos que tenham no discurso, nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais seu eixo central, em relação dialética com os sistemas de crenças e de conhecimentos. Desse modo, as contribuições teóricas que fundamentam os trabalhos publicados em Discursos Contemporâneos em Estudo encontram respaldo primordial no espectro teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica e nas contribuições da Teoria Semiótica Social da Multimodalidade, da Linguística Sistêmico-Funcional e dos Multiletramentos, o que imprime a esta revista um caráter transdisciplinar. Isso significa dizer que também são bem-vindas abordagens feitas no campo de outras Ciências Sociais além da Linguística.

  • Voz e Cena

    A Revista Voz e Cena é uma publicação científica em formato eletrônico instituída em 2020, em razão dos anseios de pesquisadores e professores de voz dos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

    Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, a Revista Voz e Cena publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados - relacionados a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos.

    A Revista Voz e Cena tem periodicidade regular semestral e recebe manuscritos em fluxo contínuo, com acesso gratuito e revisão por pares, sem taxa de submissão ou publicação. A revista publica textos em português, espanhol, inglês, italiano e francês.

    Periodicamente, recebemos artigos para Dossiês Temáticos específicos. 

    Prazo de submissão para os próximos Dossiês:

    - Dossiê Temático “Práticas e Poéticas Vocais” - submissões até 15 de novembro de 2024 para compor o volume 5, número 2, de 2024 (jul-dez): Chamada para o Dossiê

    - Dossiê Temático “Somática da Voz 2” - submissões até 15 de novembro de 2024 para compor o volume 5, número 2, de 2024 (jul-dez): Chamada para o Dossiê

    Mais informações em Sobre a Revista e Normas para Submissão

     

  • Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas

    PERIÓDICO DESATIVADO

    ABYA-YALA - REVISTA SOBRE ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS NAS AMÉRICAS (ISSN 2526-6675/ Qualis Capes: A3) é um periódico acadêmico organizado no âmbito das atividades do Laboratório de Acesso à Justiça e Desigualdades - LADES (Direito/UnB). Editado em colaboração com o Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) do México e com o Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Revista tem como principal foco o tema do acesso à justiça e direitos nas Américas e busca congregar estudos multi e interdisciplinares, teóricos, empíricos e comparativos realizados nos mais diferentes países do continente. Sua proposta é estimular e dar vazão a estudos e  pesquisas empíricas e comparadas na área temática, preconizando abordagens qualitativas e perspectivas multiculturais, interseccionais e críticas. A revista propõe, igualmente, abrir espaço, a partir da perspectiva regional americana, para o diálogo com outras regiões do mundo, principalmente, com países do sul global.

    Para o desenvolvimento de suas atividades e composição de seu conselho científico, a revista conta também com a colaboração do CIESAS-México e de membros da Rede Latina Americana de Antropologia Jurídica (RELAJU).

    A revista recebeu artigos de forma contínua, em português, inglês e espanhol, e adota o sistema de dupla avaliação cega. As diretrizes para submissão podem ser conferidas em http://periodicos.unb.br/index.php/abya/about/submissions

    A revista encerrou suas atividades com a publicação do seu ultimo número v. 7 n. 1 (2023), gostaríamos de reafirmar que graças a colaboração dos autores e avaliadores, nossa revista foi um grande êxito internacional. Agradecemos a parceria dos últimos anos.

    e-ISSN: 2526-6675 | Ano de criação: 2017 | Área do conhecimento: Direito | Qualis CAPES: A3| Ano de encerramento: 2023

  • Discurso em Cena

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Revista Discurso em Cena é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas  em  qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento de debates circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Linguística, Educação entre outras, seguindo os princípios da interdisciplinaridade.

  • Espectro da Crítica

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A Espectro da Crítica (ISSN 2526-7582) é uma revista interdisciplinar que tem como objetivo discutir o capitalismo contemporâneo. É aberta a publicações de graduandos, pós-graduandos e doutores das diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, das Letras e das Artes.

  • Mundo do Trabalho Contemporâneo

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A revista Mundo do Trabalho Contemporâneo tem por objetivo abrir um espaço de discussão e reflexão acerca das questões centrais do mundo do trabalho atual, com especial atenção para temas como as relações de trabalho na contemporaneidade, a economia solidária, educação e trabalho, avaliação de políticas públicas. A Revista possui caráter inter e multidisciplinar e interinstitucional, valorizando a cooperação entre grupos vinculados a diferentes instituições e áreas do conhecimento. Nos propomos a publicar textos elaborados por pesquisadores, membros da comunidade acadêmica, gestores públicos que atuam em políticas públicas de trabalho, educação e economia solidária, representantes de empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais. Serão muito benvindas as produções em conjunto entre pesquisadores da universidade e outros atores sociais externos à academia. O caráter técnico-científico da revista será assegurado pelo processo de avaliação por pares e revisão cuidadosa dos textos.

  • Música em Contexto

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, que tinha como objetivo divulgar trabalhos inéditos de caráter científico na área de música, dirigidos ao desenvolvimento prático-teórico do saber musical. Os artigos tinham como orientação a visão de música como um fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo às suas discussões conceituais sob ótica contextualizada e atualizada.

    Informamos ao público em geral que essa revista foi desativada e não haverá publicação de novos números.

  • METAgraphias

    PERIÓDICO DESATIVADO

    METAgraphias é uma publicação eletrônica que tem por intenção questionar o limite entre o registro e a sua interpretação; entre a linguagem e o discurso; entre o comunicado e o compreendido; entre o indizível e o silêncio.

  • Noctua

    PERIÓDICO DESATIVADO

    revista Noctua, desde sua publicação, busca ser um espaço de divulgação de colaborações de graduandos da área de História e áreas afins. Para tanto, foi necessária a paralisação de suas atividades para um processo de atualização, ainda em processo, para otimizar e facilitar o acesso de suas publicações e colaborações para o meio acadêmico.

  • Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território / Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Nota de Esclarecimento do Periódico Eletrônico Tempo-Técnica-Território - CIGA - GEA- UnB

    Prezados e prezadas autores (as) e colaboradores (as) da Revista TTT. 

    Inicialmente uma palavra de agradecimento a todos vocês, às instituições de apoio e às contribuições científicas que possibilitaram o nosso periódico nestes 11 (onze) anos de atividades. Por motivos que fogem ao nosso controle imediato, precisamos encerrar as atividades da Revista TTT e, pedimos desculpas pelos transtornos que eventualmente esta ação possa causar. 

    O acesso a todos os volumes com seus artigos, notas técnicas e resenhas estarão disponíveis de forma permanente no Portal de Periódicos da UnB no link: https://periodicos.unb.br/index.php/ciga/issue/archive

    Quaisquer dúvidas, podem fazer contato.

    Mais uma vez agradecemos a parceria,

    Atenciosamente,

     

    Prof. Dr. Rafael Sanzio A. dos Anjos 

    Gerente Científico

     José Leandro de Araújo Conceição 

    Editor Gerente  

    Contribuir para a institucionalização das comunidades científicas brasileiras e brasilienses, assim como de contribuições internacionais, por meio da divulgação do conhecimento produzido nessa área, bem como promover o intercâmbio, o debate teórico e empírico entre autores e leitores do conhecimento divulgado, e contribuir para o aumento da produção de conhecimento de Cartografia Aplicada e de Estudos Geográficos, assim como, de áreas afins. Terá contribuições científicas inéditas, com artigos de caráter empírico e ensaios teóricos, com textos relevantes, ou seja, que apresente alguma contribuição para o avanço do conhecimento científico e/ou para aplicação prática e tenha sido elaborado com rigor científico.

     
  • Revista Negativo

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Negativo é uma revista multidisciplinar que pretende discutir temas e questões contemporâneas relacionadas ao cinema e às artes e suas possíveis interfaces com a filosofia, compreendendo a última como uma tradição indisciplinada que, a despeito das divisões históricas (e correntes) em campos específicos de conhecimento, insiste em questioná-las, quando não aboli-las. Por essa razão, a revista aposta no diálogo entre áreas, e entre especialistas e não-especialistas, e milita para a constituição de espaços de reflexão nos quais o conhecimento e os interesses não se encerrem em compartimentos estanques, sejam eles materiais e palpáveis, como páginas impressas e departamentos universitários, sejam eles virtuais ou imaginários, como revistas online e linhas de pesquisa. Tendo periodicidade semestral, a revista propõe-se a publicar artigos originais, bem como ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e artigos de crítica.

  • Revista Letra Capital

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Letra Capital publica trabalhos acadêmicos originais e inéditos em português, inglês ou espanhol, nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguagem e Sociedade.

  • Revista Perspectivas do Desenvolvimento

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional é uma publicação semestral de iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar da Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB). Seu objetivo é oferecer ao mundo acadêmico, aos pensadores e aos policy-makers análises interdisciplinares, promovendo o intercâmbio sobre o Desenvolvimento, a partir da diversidade de olhares que o tema suscita. A abordagem proposta transcende a dimensão econômica, fomentando o debate a partir das várias interfaces trazidas pelas ciências humanas, exatas, biológicas e afins.

  • Revista XIX

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Revista XIX: artes e técnicas em transformação é um veículo de divulgação de conhecimentos, nacional e internacional, que almeja fomentar a discussão do Oitocentismo no Brasil e no mundo, bem como suas consequências e interpretações posteriores.  Publica, em línguas portuguesa e francesa, artigos, ensaios e traduções que versem sobre o multifacetado século XIX, fulcral para a compreensão da contemporaneidade.

  • Savannah Journal of Research and Development

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Savannah Journal of Research and Development é uma revista eletrônica editada semestralmente pela Universidade de Brasília. Destina-se aos pesquisadores que atuam nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Gestão do Agronegócio, Manejo do Solo e da Água, Produção Animal, Produção Vegetal, Saúde Animal e tem como missão divulgar o conhecimento técnico-científico de interesse da academia e comunidade científica, bem como da sociedade civil.

  • Temporal - prática e pensamento contemporâneos

    PERIÓDICO DESATIVADO

    O primeiro número da Revista Temporal - prática e pensamento contemporâneo traz a público uma tentativa de atritar materiais diversos às tramas conceituais, expondo, sem descurar do cuidado filológico exegético, a filosofia a questionamentos mais amplos, a materiais heterogêneos, impuros. Como primeira experiência, pode parecer que não nos distanciamos tanto quanto queríamos de uma publicação padrão para a área, ou para as diversas áreas acadêmicas, sucumbindo, mais uma vez, à  clausura do especialista, com artigos cujos diálogos só podem ser contrapostos entre si de forma externa a cada argumentação. As dificuldades eram e são evidentes, em um momento em que, ao declínio da figura do intelectual, muitas vezes algo generalista, sobrepõe-se o domínio do especialista, geralmente hermético e fechado no seu circuito. Mas, não perder de vistas a carpintaria silenciosa do conceito, não avançar por sobre o trabalho cinzento do filólogo, também é um modo de escapar às facilidades de um pensamento estéril, de romper os limites impostos por um agenciamento quantitativo estranho aos movimentos construtivos da reflexão. Talvez, dessa insistência em pôr-se à disposição, dessa dificuldade intrínseca ao fazer filosofia como ciência rigorosa, possa surgir um outro espaço. 

  • PHAINE: Revista de Estudos sobre Antiguidade

    PERIÓDICO DESATIVADO

    A Revista Phaine resulta de uma preocupação hermenêutica em reler a Antiguidade Greco-Romana a partir de uma perspectiva transdisciplinar. A complexidade cultural deste vasto período histórico, incompatível com a moderna divisão escolástica dos saberes, coloca, pois, como imperativo metodológico uma reinterpretação não só constante e nunca terminada, como também descentrada. O projeto nasceu do alinhamento de membros do grupo internacional de pesquisa Cátedra UNESCO Archai que reúne, entre outros, jovens pesquisadores dos cursos de História, Filosofia e Letras da UnBPhaine apresenta-se como um projeto inovador que tem como principal objetivo criar, na comunidade acadêmica, uma plataforma de divulgação científica interdisciplinar dedicada a alunos de graduação e pós-graduação.

  • Traduzires

    PERIÓDICO DESATIVADO

    Traduzires é um veículo de divulgação do pensamento teórico sobre a tradução, assim como de questionamentos ligados à prática tradutória. Publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - POSTRAD, da Universidade de Brasília - UnB, ela tem como objetivo  difundir as contribuições do desenvolvimento do pensamento científico no campo dos Estudos da Tradução, assim como de áreas afins do conhecimento, que permitam relativizar as fronteiras das Ciências Humanas para a interdisciplinaridade necessária aos estudos acadêmicos contemporâneos.

  • BOLETIM DATALUTA

    O Boletim DATALUTA é uma publicação inicialmente criada pela Rede Brasileira de Pesquisa das Lutas por Espaços e Territórios (Rede DATALUTA) e atualmente mantida e vinculada ao Grupo de Estudos de Ações Coletivas, Conflitualidades e Território (GEACT) do Departamento de Geografia (GEA) da Universidade de Brasília (UnB). Este periódico, fundado em 2008, possui mais de uma década e meia de história, configurando-se como um espaço de diálogo, divulgação e troca de conhecimento entre pesquisadores e ativistas ligados aos movimentos socioespaciais e socioterritoriais da América Latina e outras partes do mundo. Faz parte do escopo do Boletim as disputas territoriais, resistências e conflitualidades que se desenvolvem no espaço agrário, urbano, nas águas, montanhas, no gelo, desertos e nas florestas. Além disso, trabalhos referentes às identidades e relações étnico-raciais, à questão de gênero e às ações coletivas e de movimentos do campo, das florestas, das águas e das cidades também estão contemplados nas temáticas de interesse do periódico. Tendo em vista a importância de ampliar o debate e entender as realidades e contextos de diferentes espaços e territórios, são aceitas publicações em português, espanhol, francês e inglês. No último Qualis Capes, o Boletim DATALUTA foi avaliado com a nota A3 na área de Geografia. Seu Conselho Científico é constituído visando à pluralidade, portanto, é composto por pessoas de diversas formações no âmbito das ciências humanas e sociais, diferentes saberes e identidades de gênero e étnico-raciais, oriundas dos distintos biomas brasileiros, assim como, de outros países da Europa, América Latina e África.