A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, é um publicação acadêmico-científica semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, buscando colaborar para o aprimoramento de pesquisadores, educadores e estudantes. A revista aceita artigos para dossiês temáticos, organizados por professores convidados pelo Programa de Pós-Graduação, sob inteira responsabilidade desses, e a convite da Equipe Editorial,  bem como dos dossiês, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem qualquer tema ligado à produção artística. Mestrandos e doutorandos podem submeter artigos que, se aceitos, deverão ser publicados em co-autoria com professores-doutores. Publicamos exclusivamente textos em português, inglês ou espanhol.

Chamada para dossiê: Imagens legíveis, textos visíveis

2020-02-18

Organização: Márcia Arbex (UFMG/CNPq) e Miriam Vieira (UFSJ)

Este dossiê da Revista VIS pretende reunir artigos que explorem a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, bem como as produções artísticas marcadas pela confluência de linguagens, seja do ponto de vista teórico- metodológico, seja como estudo de caso.

As artes – em sua interface com a literatura – vêm sendo objeto de investigação cada vez mais recorrente nas áreas dos estudos Interartes, da Intermidialidade e da Literatura Comparada. O número crescente de produções artísticas e literárias marcadas pela hibridez e pela mescla de gêneros coloca o pesquisador diante de questões metodológicas e teóricas inevitáveis para a análise dos processos criativos, bem como dos mecanismos de leitura envolvidos.

Convidamos professores e pesquisadores a submeterem artigos para este dossiê da Revista VIS, visando ampliar o debate sobre as dimensões do visível e do legível nas artes e na literatura. Serão aceitos para avaliação, artigos inéditos que tratem das questões acima descritas, a exemplo dos seguintes tópicos:


- a presença da literatura nas artes visuais: transposições, transmidiações, transcodificações;
- a presença da imagem na literatura: ilustrações, colagens, iconotextos, écfrases;
- referências e citações verbais e visuais;
- a iconicidade da escrita e as palavras nas artes visuais;
- produtos de mídia hibridos, tais como romances gráficos, quadrinhos e outras formas de arte sequencial;
- os livros de artista, livros-objetos e outras formas de diálogo interartístico.

Prazo para envio dos artigos: 15 de abril de 2020.

Os autores devem estar cadastrados no sistema. O envio dos textos deverá ser efetivado pelo site da Revista VIS. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês. As diretrizes para submissão e formatação dos textos podem ser encontradas no link:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/about/submissions

v. 19 n. 2 (2020): O OLHAR DE JANO

Este dossiê tem por objetivo investigar as relações entre a imagem (filmes, documentários, fotografia, vIdeoartes etc.) e o texto (literário, histórico, documentário etc.) para identificar, por meio do reconhecimento do uso específico da ficção textual e visual, como obras e artistas de diferentes épocas deram origem a todo um sistema de pensamento estético e filosófico no qual a ficção indica uma semântica do ver/ser visto como um motivo questionador da existência do sujeito.

Publicado: 2020-12-21

EDITORIAL

Biagio D'Angelo

5-7

LISA BLOCK DE BEHAR

Lisa Block de Behar

10-19

Ver Todas as Edições