A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, é um publicação acadêmico- científica semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, buscando colaborar para o aprimoramento de pesquisadores, educadores e estudantes. A revista aceita artigos para dossiês temáticos, organizados por professores convidados pelo Programa de Pós-Graduação, sob inteira responsabilidade desses, e a convite da Equipe Editorial,  bem como dos dossiês, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem qualquer tema ligado à produção artística. Publicamos exclusivamente textos em português, inglês ou espanhol.

Chamada para dossiê: Imagens legíveis, textos visíveis

2020-02-18

Organização: Márcia Arbex (UFMG/CNPq) e Miriam Vieira (UFSJ)

Este dossiê da Revista VIS pretende reunir artigos que explorem a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, bem como as produções artísticas marcadas pela confluência de linguagens, seja do ponto de vista teórico- metodológico, seja como estudo de caso.

As artes – em sua interface com a literatura – vêm sendo objeto de investigação cada vez mais recorrente nas áreas dos estudos Interartes, da Intermidialidade e da Literatura Comparada. O número crescente de produções artísticas e literárias marcadas pela hibridez e pela mescla de gêneros coloca o pesquisador diante de questões metodológicas e teóricas inevitáveis para a análise dos processos criativos, bem como dos mecanismos de leitura envolvidos.

Convidamos professores e pesquisadores a submeterem artigos para este dossiê da Revista VIS, visando ampliar o debate sobre as dimensões do visível e do legível nas artes e na literatura. Serão aceitos para avaliação, artigos inéditos que tratem das questões acima descritas, a exemplo dos seguintes tópicos:


- a presença da literatura nas artes visuais: transposições, transmidiações, transcodificações;
- a presença da imagem na literatura: ilustrações, colagens, iconotextos, écfrases;
- referências e citações verbais e visuais;
- a iconicidade da escrita e as palavras nas artes visuais;
- produtos de mídia hibridos, tais como romances gráficos, quadrinhos e outras formas de arte sequencial;
- os livros de artista, livros-objetos e outras formas de diálogo interartístico.

Prazo para envio dos artigos: 15 de abril de 2020.

Os autores devem estar cadastrados no sistema. O envio dos textos deverá ser efetivado pelo site da Revista VIS. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês. As diretrizes para submissão e formatação dos textos podem ser encontradas no link:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/about/submissions

v. 18 n. 2 (2019): Imagem e Utopia

Este número da Revista VIS parece-nos de grande atualidade. O tema do dossiê é quanto mais pertinente em relação aos tempos difíceis e sombrios que o País está atravessando. Docentes de universidades brasileiras e estrangeiras se ocupam de utopias e distopias e seus elos complexos, mas fascinantes, criativos e transdisciplinares com as imagens e os textos literários. A utopia é, por excelência, um tema interdisciplinar. Sua complexidade advém da polissemia que a caracteriza. Questões políticas e ideológicas estão profundamente envolvidas em textos literários e produções visuais utópicas (paisagens, cidades-modelo, instalações, etc.). A natureza dualista da utopia é construída sobre a influência da estética e da política, criando as mais diversas posições interpretativas.

Este dossiê mostra a complexidade das relações - antropológicas, históricas, filosóficas, estéticas, literárias, semióticas, etc. - sobre a utopia em suas múltiplas aparições e materializações nos campos da visualidade e da textualidade, destacando as relações entre imagens e a imaginação utópica e seus aspectos especulativos (tempo e espaço, em particular). 

Publicado: 2020-01-20

Estética e teorética das fronteiras do difuso

Clarissa da Silva Rodrigues; François Soulages

229-246

Re-Alinhando Visão: Correntes Alternativas no Desenho Sul-Americano

Teresa Cristina Jardim de Santa Cruz Oliveira; Edith A. Gibson

277-333

Ver Todas as Edições