Sobre a Revista

O Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), publica trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística com foco em Gramática, Teoria e Análise. Visa dar visibilidade a pesquisas em andamento ou concluídas, desenvolvidas na perspectiva formal da linguagem, por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Embora a revista dê ênfase à publicação de squibs, o periódico também aceita a submissão de artigos. Em linhas gerais, um squib é definido como um pequeno artigo que discute um conjunto de dados ou uma questão teórica pontual. 

 

"Um squib é um texto curto que, geralmente, traz questões pontuais. Pode trazer uma reflexão crítica sobre aspectos internos de uma teoria ou, ainda, apresentar um conjunto de dados que servem para confirmar as previsões de uma teoria ou que se configuram como problemas para essa teoria. Os problemas apontados no squib podem ou não ser resolvidos. Além dessas questões teóricas e empíricas, um squib também pode servir para trazer à luz para a comunidade científica uma literatura pouco conhecida ou esquecida, em que questões importantes ou dados relevantes são discutidos." (Marcus Lunguinho. Sobre o termo squib em Linguística. Nota inicial do Caderno de Squibs).  

Anúncios

Chamada para publicação (v. 8, n. 2)

19.09.2022

O Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem torna pública a chamada para a submissão de trabalhos originais na área de teoria e análise linguística, a serem publicados no volume 8, número 2. Essa edição será dedicada a estudos da expressividade na América Latina.

Convidamos aos interessados que submetam squibs ou artigos dedicados ao tema tanto do ponto de vista linguístico quanto do ponto de vista filosófico (cf. POTTS, 2007; MCCREADY, 2010; GUTZMANN, 2019, entre outros). Serão bem-vindos textos em perspectiva teórica e/ou descritiva escritos em português ou espanhol.

Editoras convidadas: Luciana Sanchez Mendes (UFF) e Ana Clara Polakof (UDELAR)

Prazo final para submissões: 10 de dezembro de 2022 (prorrogado)

Data provável de publicação: maio de 2023

Diretrizes para os autores: https://periodicos.unb.br/index.php/cs/about/submissions

*Observações: o autor deverá indicar, na aba "Comentários para o editor", que se trata de submissão ao número temático de Estudos da expressividade na América Latina. Caso a submissão esteja em espanhol, selecione a opção "português" como idioma da submissão, pois o sistema não dispõe de uma opção específica para o espanhol.

Referências

Gutzmann, D. (2019). The grammar of expressivity. Number 72 in Oxford studies in theoretical linguistics. Oxford University Press, first edition edition.

McCready, E. (2010). Varieties of conventional implicature. Semantics and Pragmatics, 3.

Potts, C. (2007). The expressive dimension. Theoretical Linguistics, 33(2).

Saiba mais sobre Chamada para publicação (v. 8, n. 2)

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2021): Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem
Ver Todas as Edições