Sobre a Revista

A Paranoá é um periódico científico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília que publica trabalhos de pesquisa originais dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Projeto e Planejamento; Teoria, História e Crítica; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. A Paranoá publica artigos em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês, e não cobra taxas sobre submissão, processamento e disponibilização dos artigos.

Anúncios

Chamada prorrogada até 03/04/2023! - Itinerários intelectuais de Françoise Choay

2023-02-24

Chamada prorrogada até 03/04/2023!

A Revista Paranoá dedica esta edição especial à vida e à obra de Françoise Choay [1925- ], filósofa de formação, cujo trabalho ganhou reconhecimento a partir da década de 1950, quando passou a escrever críticas de arte e de arquitetura para jornais e revistas de grande circulação.

As páginas da Paranoá estão franqueadas para uma grande variedade de trabalhos: artigos, traduções, depoimentos e entrevistas. Atenta-se para o fato de que, para as traduções, casos os textos não sejam de domínio público, as permissões de seus editores para que sejam traduzidos e publicados devem ser apresentadas. 

Saiba mais sobre Chamada prorrogada até 03/04/2023! - Itinerários intelectuais de Françoise Choay

Edição Atual

n. 33 (2022): Paranoá 33 - Julho/Dezembro - Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço e Fluxo contínuo
					Visualizar n. 33 (2022): Paranoá 33 - Julho/Dezembro - Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço e Fluxo contínuo
Esta edição temática propõe constituir-se como um espaço de reflexão sobre a(s) cidade(s) e o espaço urbano enquanto externalizações e materializações de projetos e propostas, de disputas e tensões presentes nos discursos, nas formas de uso do espaço urbano e nas práticas sociais. As cidades tem sido o lócus privilegiado para se compreender e observar as relações e as formas de disputas sobre o espaço urbano ao longo da História, é por meio delas que se pode perceber as transformações sociais na contemporaneidade, sendo o espaço das sociabilidades e dos afetos, dos encontros, afastamentos e tensões entre os diversos grupos. Nas cidades se forjam e coadunam os mais diversos interesses numa disputa de narrativas, projetos e projeções de futuro para determinados espaços. Editoras convidadas: Viviane Ceballos (UFCG) e Regina Oliveira (UFSB)
Publicado: 2022-08-26

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Ver Todas as Edições