Sobre a Revista
- Apresentação;
- Foco e escopo;
- Periodicidade | Qualis | Área | ISSN | DOI;
- Taxas (Políticas de Acesso Aberto);
- Responsabilidade ideológica autoral;
- Público leitor a que se destina a revista;
- Tipos de trabalhos aceitos para publicação;
- Políticas de Arquivamento;
- Política e Fluxo de Avaliação;
- Código de ética e boas práticas para publicação;
- Conflito de interesses;
- Critérios adotados para a seleção/avaliação manuscritos submetidos;
Apresentação
A Revista Voz e Cena é uma publicação científica em formato eletrônico instituída em 2020, em razão dos anseios de pesquisadores e professores de voz dos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, a Revista Voz e Cena publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados - relacionados a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos. A Revista Voz e Cena tem periodicidade regular semestral e recebe manuscritos em fluxo contínuo.
Foco e escopo
A Revista Voz e Cena tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artísticas e científicas no campo das Artes Cênicas com foco nas relações entre sonoridades e visualidades da cena. A linha editorial da revista contempla temáticas, metodologias e práticas pedagógicas e estéticas, com ênfase tanto em experimentações e abordagens que envolvam relações entre a voz e a cena, quanto em processos artísticos atravessados por práticas vocais. Para tal, entendemos a voz em uma perspectiva expandida que envolve a sua produção e recepção individual e coletiva em âmbitos culturais, políticos e filosóficos, assim como suas dimensões corporais e sonoras, suas relações com as tecnologias e demais sonoridades da cena. A Revista Voz e Cena tem como objetivos principais:
I. Estimular a investigação de pesquisas na área;
II. Contribuir para a divulgação e socialização de conhecimentos;
III. Difundir pesquisas originais e inéditas na área produzidas em âmbitos regional, nacional e internacional;
IV. Possibilitar o intercâmbio de informações e experiências com outras instituições de ensino superior e de pesquisa, nacionais e estrangeiras;
V. Abordar questões conceituais, metodológicas, pedagógicas, culturais e estéticas na área;
Periodicidade
Semestral
Qualis 2017-2020
B4
Grande área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Subárea
Artes Cênicas
ISSN
2675-4584
DOI
Cada texto publicado na Voz e Cena receberá o seu respectivo número DOI.
Taxas (Política de Acesso Aberto)
Voz e Cena oferece acesso aberto, livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista Voz e Cena não cobra nenhuma taxa para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download dos textos submetidos e tampouco para acesso aos textos publicados, que são distribuidos pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY), proporcionando acesso publico a todo seu conteúdo e seguindo o principio de incentivar a pesquisas de forma gratuita, fomentando o intercâmbio global de conhecimento. Os trabalhos publicados pela revista são de acesso e uso gratuitos, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são cedidos à revista.
Responsabilidade ideológica autoral
Os textos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus respectivos autores e não a posição oficial da Revista Voz e Cena ou do Programa de Pós-Graduação em Artes da UnB.
Público leitor a que se destina a revista
Docentes, discentes e pesquisadores das Artes Cênicas e Áreas afins que tenham interesse nas relações entre sonoridades e visualidades da cena.
Tipos de trabalhos aceitos para publicação
Artigos, Traduções, Entrevistas, Resenhas, Relatos e Registros audiovisuais.
Políticas de Arquivamento
A Voz e Cena está hospedada no Portal de Periódicos da UnB, o que garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP. A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pela UnB.
Política e Fluxo de Avaliação
(quem fará a avaliação e como ela será feita – procedimento)
- A Revista Voz e Cena garante a qualidade de seus textos por meio de avaliações realizadas rigorosamente às cegas por pares;
- A Revista Voz e Cena adota o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind review). Os revisores desconhecem os nomes ou afiliações dos autores e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos;
- Os textos submetidos pelo sistema da Revista Voz e Cena serão inicialmente avaliados, quanto a sua conformidade no tocante às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista. Após a aprovação na avaliação inicial, passa-se à apreciação por pares duplo-cego;
- A avaliação às cegas (blind review) será realizada por, pelo menos, dois estudiosos da área. Os avaliadores estão elencados no Conselho Editorial da revista. Serão convidados avaliadores ad hoc em caso de necessidade;
- Os editores, após as avaliações realizadas por no mínimo dois especialistas da área, verificarão os pareceres em relação à contribuição em questão para, então, deliberarem acerca da publicação do artigo;
Código de ética e boas práticas para publicação
Editores
Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento ao escopo da revista.
Avaliadores
A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.
Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor.
Os pareceres devem justificar a decisão do avaliador e contribuir, sempre que possível, para a melhora do trabalho avaliado.
Autores
A indicação de autoria em um artigo científico se deve apenas àqueles que:
a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.
O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso.
Manifestação de preocupação
A Voz e Cena não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos.
Para artigos originados de dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo notas para o editor e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.
Conflito de interesses
O conflito de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. O conflito de interesses é um processo ou uma situação em que autores, revisores ou editores possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão do conflito de interesses.
Os autores do manuscrito devem informar obrigatoriamente se existe ou não conflito de interesses por meio de uma declaração. Nos manuscritos em que houver conflito de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto. Os avaliadores devem obrigatoriamente informar a equipe editorial da Revista Voz e Cena sobre a presença de conflito de interesses declarando-se não qualificados para proceder à avaliação do manuscrito. Os editores, por sua vez, devem obrigatoriamente comunicar ao Conselho Editorial da Revista Voz e Cena caso haja conflito de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado pelo colegiado de forma transparente.
Critérios adotados para a seleção/avaliação manuscritos submetidos
I. Conformidade do texto às regras estabelecidas pela revista
II. Pertinência do artigo ao periódico
III. Originalidade
IV. Atualidade e relevância do tema
V. Clareza e adequação do título à proposta do artigo
VI. Resumos sucintos, claros e compreensíveis e sua relação com o artigo
VII. Coerência das palavras-chave
VIII. Clareza de objetivos
IX. Estrutura e organização do artigo
X. Consistência metodológica
XI. Fundamentação teórica
XII. Pertinência, relevância e atualidade das referências bibliográficas
XIII. Reflexões do autor
XIV. Coerência e pertinência da argumentação
XV. As considerações finais condizem com os objetivos propostos
XVI. Linguagem e qualidade da redação
XVII. Verificação e adequação do artigo à seção da revista a qual foi submetido;
Os artigos poderão receber uma das seguintes avaliações
I. Aceitar - Aceitar a submissão, pois trata-se de uma importante contribuição para o periódico. Necessita no máximo de pequenas revisões;
II. Correções obrigatórias - Aceitar a submissão, pois trata-se de uma importante contribuição para o periódico, desde que sejam realizadas as correções obrigatórias sugeridas pelos pareceristas. Caso as correções sejam realizadas, não necessita de nova rodada de avaliação;
III. Submeter novamente para avaliação - Rejeitar a submissão, uma vez que o texto exige uma revisão extensa e completa. Os autores devem refazer o texto e submetê-lo novamente para publicação e para uma nova rodada de avaliação;
IV. Submeter a outra revista - Rejeitar a submissão e sugerir outra revista que seja mais adequada ao escopo do texto;
V. Rejeitar - Rejeitar a submissão. O texto não está adequado para publicação;