O Periódico Eletrônico Geobaobás do Projeto GEOAFRO junto ao CIGA-GEA e em parceria com o Instituto BAOBÁS e o Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UnB, tem como função básica publicar relatórios, dossiês e registros consubstanciados das pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Ordenamento do Território (Projeto GEOAFRO). Os textos a serem publicados deverão estar relacionados as temáticas dos estudos geográficos e cartográficos de matriz africana e afrobrasileira e de outros países.

v. 4 n. 1 (2020): A Cartografia Dos Patrimônios Afrobrasileiros Tombados Oficialmente & A Geopolítica Da Invisibilidade Secular

Estabelecer e reconhecer outras perspectivas para a compreensão dos séculos de tráfico, da escravidão e da diáspora africana como elementos formadores da configuração do mundo contemporâneo constituem pressupostos básicos para traçar um contexto mais adequado do papel das culturas de matriz africana na formação dos territórios e dos povos em praticamente todos os continentes. Não podemos perder de vista que entre os principais entraves ao desempenho das populações de ascendência na África na sociedade contemporânea, se destaca a inferiorização destas em todos os seguimentos, sobretudo na escola, nas representações sociais e na ocupação territorial.

Publicado: 2020-04-28

Ver Todas as Edições