O Periódico Eletrônico Geobaobás do Projeto GEOAFRO junto ao CIGA-GEA e em parceria com o Instituto BAOBÁS e o Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UnB, tem como função básica publicar relatórios, dossiês e registros consubstanciados das pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Ordenamento do Território (Projeto GEOAFRO). Os textos a serem publicados deverão estar relacionados as temáticas dos estudos geográficos e cartográficos de matriz africana e afrobrasileira e de outros países.
Edição Atual
v. 6 n. 1 (2022): Cartografia dos Terreiros Religiosos de Matriz Africana & a Nova Divisão das Regiões Administrativas do Distrito Federal
O Brasil é a segunda nação do planeta na atualidade com o maior contingente de povos oriundos dos diversos grupos étnicos do continente africano ao longo dos séculos XVI e XIX. Fomos um dos últimos a abolir oficialmente o sistema escravista na América, apesar de sua manutenção clandestina por quase meio século. Estes fatos históricos são alguns dos reveladores das resistências e dos preconceitos que existiram com os povos africanos e seus descendentes no sistema oficial do país, que ainda se mantêm. A estatística contemporânea de sermos uma "África brasileira", nos coloca uma questão fundamental que é a invisibilidade secular das referências territorializadas de matriz africana no nosso país.
Publicado: 2022-07-19