Anúncios

Próxima chamada para Dossiê 1/2026

2025-08-23

Título: Coleções, Museus Universitários e Sociedade: elos entre Ciência, Cultura e Comunidade

EmentaO presente dossiê reúne uma seleção de trabalhos apresentados no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8º FPMU), refletindo sobre os vínculos entre ciência, cultura e comunidade mediados pelas coleções e museus vinculados às universidades. Os artigos contemplam diferentes perspectivas teóricas e práticas, abordando desde a gestão, documentação, preservação e conservação de acervos, até experiências de comunicação, mediação cultural, políticas museológicas e inovação tecnológica. Ao destacar pesquisas, relatos de experiência e iniciativas interdisciplinares, este dossiê evidencia o papel estratégico dos museus e coleções universitárias na produção de conhecimento, na formação acadêmica e na transformação social, reafirmando sua relevância como espaços de encontro, diálogo e democratização do patrimônio. Mais do que registrar práticas consolidadas, as contribuições aqui reunidas apontam para desafios contemporâneos e caminhos possíveis para fortalecer a integração entre universidades e sociedade, reforçando os museus universitários como elos vivos entre memória, ciência e cultura.

Submissões aceitas até 10 de janeiro de 2026.

Saiba mais sobre Próxima chamada para Dossiê 1/2026

Edição Atual

v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento
Fotos: Renata Almendra e Valdemar Lima - Composição Jean Costa Souza

Os museus são processos de educação que oportunizam importantes experiências de uso social da memória para diferentes públicos. Em suas diferentes tipologias, as instituições museológicas devem assumir a sua responsabilidade de promover propostas políticas de educação que agenciem estratégias sociorreferenciadas de intervenção na vida em sociedade com vistas à transformação social.

A dimensão educativa dos museus se firmou enquanto um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal que estabelece que a educação museal seja compreendida como “função dos museus, reconhecida nas leis e explicitada nos documentos norteadores, juntamente com a preservação, comunicação e pesquisa” (Portaria Ibram nº 605 de 10 de agosto de 2021).

Nesse sentido, a função educativa dos museus é compreendida não apenas pelo Plano Museológico e demais instrumentos de gestão e planejamento museal, tampouco se circunscreve ao seu Programa Educativo e Cultural, mas se estende aos processos museais como um todo e opera na formação de profissionais educadoras/es que trabalhem de forma responsável e crítica, estimulando a vontade de memória das diferentes subjetividades e suas respectivas demandas e interesses. Museus e processos museais comprometidos com a saúde cultural e articulados com o exercício de direito de memória das pessoas, estimulam pesquisas sobre educação museal e suas práticas, com vistas a fruição e fluição dos diferentes perfis de públicos, entendidos como sujeitos de memória.

A proposta deste dossiê é integrar reflexões sobre a função educativa dos museus e processos museais em diálogo com o pensamento contemporâneo em museologia, fomentando debates que perpassam pela formação de educadores museais e suas condições de trabalho; pesquisas no campo da educação museal; formas sociorreferenciadas de realização de avaliações e o registro de projetos e práticas educativas; acessibilidade; sustentabilidade socioambiental em ações educativas; uso de novas mídias e tecnologias; produção de materiais educativos e demais questões centradas na educação dos/nos museus como processos de fortalecimento de subjetividades e estímulo ao uso social da memória com vistas à transformação social.

Organizadores:

Prof.ª Dra. Renata Silva Almendra (Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília)

Prof. Dr. Valdemar de Assis Lima (Curso de Museologia/ Universidade de Brasília)

 

Publicado: 2025-11-01

Editorial

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas

Ver Todas as Edições

Próximos Dossiês

Acesse>>>