Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão é original e inédita, e não foi submetida e\ou está sendo avaliada, com seus dados, para publicação por outra revista;
  • A submissão está de acordo com as normas da Diretrizes para submissões, tendo sido realizada revisão ortográfica e gramatical do texto, e todos os endereços "URL" estão ativos;
  • Todas as citações bibliográficas estão referenciadas e todas as referências estão citadas, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (NBR 6023, atualizadas em 2020, e NBR 10520, atualizada em 2023);
  • Autoras e autores têm ciência que são responsáveis pelo conteúdo da submissão e prestarão esclarecimentos diretamente aos interessados quando solicitado;
  • Estão sendo enviados, usando os templates disponíveis na página da RBA: 1. o arquivo de “submissão”, sem informação da autoria, ; 2. o arquivo com a “lista da autoria”, em formato editável (.doc, .docx ou .odt); 3. o arquivo com “carta de anuência” (em PDF), comprovando a concordância de autores e autoras com a submissão, informando a existência ou ausência de conflito de interesse, e descrevendo as contribuições no trabalho; e 4. arquivos suplementares (em .jpg) com os elementos gráficos que constam no texto, como Figuras e Tabelas, em boa resolução (um arquivo para cada elemento gráfico);
  • No momento da submissão serão preenchidos todos os dados, sendo pedidos, inclusive de autoras e autores do trabalho, e demais dados obrigatórios (metadados da submissão). Não incluiremos autoras e autores a posteriori.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para submissão

Diretrizes para submissão à RBA

1. NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

1.1. Política anti-plágio

A Revista Brasileira de Agroecologia (RBA) não aceita qualquer forma de plágio (total, parcial ou conceitual). A verificação será realizada antes da avaliação pelos pares. No caso de identificação de plágio, as autorias plagiadas serão informadas e as autorias do plágio serão bloqueadas. Não consideramos autoplágio, submissões derivadas de dissertações e teses em repositórios institucionais. Deverá ser comunicada esta situação ao Colegiado editorial no ato de submissão.

1.2. Sobre a ética em pesquisa

Em casos de pesquisas que tratam do acesso ao conhecimento tradicional associado ou ao patrimônio genético, assim como trabalhos de pesquisa que envolvam humanos, tanto nas áreas da saúde como nas áreas das ciências sociais, cabe aos autores e autoras cumprirem a legislação referente à ética em pesquisa. Ao submeterem seus manuscritos à RBA, autoras e autores declaram que respeitam as normas referentes à ética em pesquisa, assumindo total responsabilidade por problemas que possam decorrer da publicação de seus trabalhos. A RBA não tem responsabilidade legal pelo conteúdo dos artigos publicados.

A RBA procura, dentro do possível, prevenir a publicação de trabalhos com violações da ética em pesquisa, incluindo plágios, dados falsificados, ocorrência de danos a comunidades ou pessoas que participaram das pesquisas e discriminação. No entanto, não há como uma revista garantir que casos possam passar despercebidos. Havendo denúncias de má conduta ética em pesquisa, seja antes ou após a publicação, a Comissão Editorial tomará as medidas cabíveis, que podem incluir a retirada da publicação e a denúncia do caso às pessoas e instituições interessadas.

Não será permitida, no corpo do texto, sem a devida concordância das pessoas entrevistadas, menção de nomes de pessoas entrevistadas, nome de famílias amostradas ou quaisquer formas que identifiquem informantes/participantes que tenham participado da pesquisa como fonte de informações nem como colaboradores. Quaisquer informantes devem ser identificados(as) por códigos pré-estabelecidos na metodologia.

1.3. Originalidade e pre-prints

A Revista aceita apenas submissões originais e inéditas para publicação, não devendo ter sido submetida e/ou estar sendo avaliada em outros periódicos.

A RBA aceita para avaliação artigos depositados em repositórios de preprints não comerciais, institucionais ou públicos, desde que conste no documento que está sendo avaliado pela RBA, ou, quando for o caso, já tendo sido aprovado para publicação. Caso a submissão seja publicada, deve-se indicar nos repositórios o modo correto de citação, sua localização para download e o seu DOI (Digital Object Identifier).

Uma vez publicadas na RBA, estimulamos que autores e autoras depositem suas publicações, em sua versão final, em repositórios institucionais ou de acesso público livre, informando a forma correta de referenciação.

1.4. Idiomas aceitos na Revista Brasileira de Agroecologia

As submissões podem ser apresentadas em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, com redação oficial e com revisão textual obrigatória. A responsabilidade pela revisão textual e gramatical é das autorias. Visando maior visibilidade das publicações, a revista aceita submissões de versões do mesmo trabalho em mais de um idioma, especialmente com uma versão em Inglês.

1.5. Autoria das submissões e envio de arquivos suplementares

A pessoa responsável pela submissão deverá se cadastrar no sistema de editoração eletrônica da Revista Brasileira de Agroecologia. Estimula-se que os demais participantes do trabalho submetido também se cadastrem no sistema. A RBA também exige que os autores estejam cadastrados no “Open Researcher and Contributor ID” – ORCID (o site  SIBi USP apresenta um tutorial que ajuda a obter essa inscriçãoclique aqui).

No processo de submissão, deverão ser preenchidos os campos solicitados (metadados) de maneira criteriosa, especialmente os campos obrigatórios, como: título, resumo, palavras-chave, nome, sobrenome, e-mail, titulação e afiliação institucional de todos(as) os(as) coautores(as). Solicitamos que também sejam preenchidos os campos no idioma inglês. Não serão permitidas alterações na autoria após o processo de avaliação da submissão. Informações adicionais podem ser submetidas, ”, no momento da submissão, no campo de preenchimento denominado “Adicionar comentários”.

No arquivo contendo o texto da submissão, utilizando um dos modelos disponibilizados pela RBA, os nomes dos(as) autores(as) devem ser removidos, inclusive das propriedades do documento (acessíveis em “Propriedades do documento”, opção presente no menu “Arquivo” do MS Word e do Libreoffice Writer). A identificação da autoria será feita por meio do cadastro dos metadados, etapa mencionada anteriormente e necessária para a submissão.

A identificação das autorias também deverá ser realizada no template folha de rosto, que também deverá ser encaminhado como arquivo suplementar no momento da submissão.

Nos casos de submissões em coautoria, é necessário o envio de uma carta (observar template Carta de Anuência indicando as contribuições de cada pessoa envolvida diretamente na escrita, de modo que esta justifique a de sua inclusão na autoria, a sua anuência à submissão e a presença, ou ausência, de conflito de interesse. Pede-se que esta seja enviada como arquivo suplementar, no formato PDF. A comprovação de anuência pode ser realizada com assinaturas digitais ou digitalizadas, ou anexando uma cópia de e-mails de anuência no mesmo documento.

Recomenda-se, no máximo, a autoria de cinco (5) pessoas. Nos casos com mais de cinco (5) pessoas, deverá ser enviada uma justificativa mais detalhada na carta de anuência. Deve-se considerar na autoria de um trabalho somente as pessoas que contribuíram efetivamente com a sua elaboração e redação.. Incluir, como autores ou autoras, pessoas como forma de homenagem, ou de retribuição, não é um procedimento ético. O mesmo deve ser dito quando não são incluídos autores ou autoras que tiveram contribuição significativa. Caso seja necessário reconhecer algum tipo de apoio, este deve ser incluído no item “Agradecimentos” no corpo do artigo.

Também são requeridos arquivos suplementares com as figuras, tabelas e quadros que estão no arquivo com o texto da submissão. As regras de como devem ser encaminhados esses arquivos suplementares estão no item 4 (TABELAS, FIGURAS, EQUAÇÕES E MATERIAL SUPLEMENTAR).

1.6. Condições para a publicação das submissões

O aceite da submissão não garante sua publicação. Durante as etapas de avaliação ou edição, a submissão pode ser rejeitada caso as autorias não atendam às exigências do colegiado editorial, incluindo-se os prazos previamente estabelecidos segundo o fluxo da revista, ou caso seja identificada após avaliação falha metodológica grave ou plágio.

1.7. Copyright e Licença Creative Commons

As submissões à Revista Brasileira de Agroecologia estão sujeitas aos seguintes termos, aos quais seus autores e autoras estão de acordo.

1.7.1.Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito.

1.7.2. Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 - Permite compartilhar e adaptar, mesmo para fins comerciais, desde que seja dado crédito à fonte e sem restrições.



2. SUBMISSÕES

A RBA aceita a submissão nas categorias de: artigos; notas agroecológicas; cartas ao colegiado editorial; resenhas livros/mídias/eventos; resumos de dissertações ou teses; e entrevistas. As categorias de artigos e de notas agroecológicas passam por avaliação cega de pares. As demais categorias passam por avaliação pelo colegiado editorial.

2.1. Artigos

Os artigos caracterizam-se por serem trabalhos inéditos, que tratam de resultados das pesquisas realizadas por seus autores e autoras, apresentando método científico e conjunto de dados considerável e robusto, analisados e discutidos em profundidade. Em Agroecologia, espera-se que os artigos incorporem o enfoque sistêmico e abordagens interdisciplinares. Entretanto, artigos mais disciplinares, de áreas afins, que apresentem resultados e perspectiva analítica robustos, também poderão ser aceitos. Trabalhos de pesquisa mais simples, pontuais, com poucos resultados ou com um enfoque mais cartesiano, deverão ser submetidos como Notas Agroecológicas.

2.1.1. TAMANHO

No máximo 25 páginas.

2.1.2. FIGURAS E TABELAS

Serão aceitos até quarto (4) Figuras e Tabelas. Acima desse limite, deve-se consultar o Colegiado Editorial da RBA, e justificar. A escolha da melhor forma de apresentar dados deve ser criteriosa, para que sejam representados da maneira mais nítida possível. Não se deve repetir dados em figuras e tabelas.

2.1.2. TÍTULO

Deve ser conciso, atrativo e estar diretamente relacionado com o objetivo do trabalho.

2.1.3. RESUMO, ABSTRACT E RESUMEN

Breve informação sobre o tema principal de pesquisa e sua importância para a Agroecologia; Objetivo geral; Metodologia resumida utilizada; principais resultados encontrados; Conclusão que esteja relacionada ao objetivo\pergunta de pesquisa. Não é permitida citação bibliográfica nem siglas. Devem estar em parágrafo único, com no máximo 1200 caracteres com espaços.

2.1.4. INTRODUÇÃO

Contextualizar o problema de pesquisa, discutindo o estado da arte e lacunas na área de conhecimento, utilizando referências pertinentes e atuais. Apresentar as perguntas de pesquisa, delimitando as metas de pesquisa. Ao final, definir objetivos gerais e específicos do trabalho.

Não utilizar subdivisões na introdução, mas parágrafos, sempre que necessário. Evitar parágrafos de frases únicas ou longas. Usar, de preferência, construção frasal direta (sujeito-verbo-objeto-complemento).

2.1.5. METODOLOGIA/MATERIAL E MÉTODOS

Iniciar pela descrição geral das condições de realização da pesquisa, incluindo toda informação necessária para permitir sua replicação. Descrever sucintamente o desenho experimental, os procedimentos de amostragem, a escolha das unidades amostrais, do local, época e período de coleta de dados. Para metodologias e\ou protocolos utilizados já publicados, citar a fonte e\ou descrever adaptações. Procedimentos estatísticos e de análise de dados, sempre que cabíveis, devem ser descritos ao final da metodologia. Apresentar modelos e versões de equipamentos utilizados, do instrumental na coleta de dados e dos softwares empregados, com indicação de direitos autorais e\ou marca registrada, quando for o caso. A redação deve se dar no tempo passado.

2.1.6. DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentar os resultados no início e\ou agrupá-los por assunto, descrevendo-os de forma concisa, na mesma ordem de apresentação dos métodos de coleta descritos na Metodologia. Apresentar os resultados consolidados para procedimento posterior de análise e discussão, coerentes com a metodologia descrita e seus objetivos. Caso seja de preferência dos(as) autores(as), os resultados e discussões podem ser apresentados, separadamente.

Apresentar os resultados em ordem lógica, usando Figura(s) ou Tabela(s) quando facilitarem a apresentação dos dados, mencionando-as corretamente no corpo do texto. Analisar os resultados fornecendo reflexão necessária, focando nos aspectos suportados pelos dados. Discutir os resultados em conexão com dados e conclusões de outros autores. Interpretar os resultados, demonstrando interações e importância para a área do conhecimento.

2.1.7. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO

A conclusão deve responder aos objetivos de pesquisa, de forma clara e concisa, sem discussão ou repetição dos resultados. Expressar os principais alcances com base nos resultados da pesquisa e não de especulações para além deles. Destacar a contribuição do estudo para a Agroecologia.

2.1.8. AGRADECIMENTOS

Listar o apoio recebido, humano, técnico ou financeiro, para a realização da pesquisa.

 

2.2. Notas Agroecológicas

Notas agroecológicas também se caracterizam por serem trabalhos inéditos, apresentando resultados de pesquisas. Diferenciam-se dos artigos por apresentar um menor volume de resultados e de discussão, seja por serem pesquisas iniciais ou trabalharem problemas locais ou pontuais, não apresentando, em geral, um enfoque sistêmico e interdisciplinar. Nesses casos, a existência de resultados inéditos, e de interesse para a Agroecologia, justifica a publicação na categoria de nota agroecológica.

2.2.1. NÚMERO DE PÁGINAS

É um comunicado de, no máximo, 12 páginas.

2.2.2. COMPONENTES DE NOTAS AGROECOLÓGICAS

Deve apresentar os seguintes tópicos: Título; Resumo (português), abstract (inglês americano) e resumen (espanhol), cada um com, no máximo 900 caracteres com espaços; texto principal; agradecimentos; e referências.

Não deve conter subdivisões no texto principal para os demais elementos: introdução, objetivos, metodologia, resultado e discussão e conclusões.

Pode conter no máximo dois componentes de dados (Tabelas e ou Figuras), inclusas no total de páginas. Caso haja a necessidade de mais algum componente, justificar na submissão.



2.3. Carta ao Colegiado Editorial

Texto produzido pelo(a) leitor(a) expressando análises, reflexões, questões, sugestões ou críticas sobre tópicos publicados na revista. A publicação estará submetida à avaliação pelo Colegiado Editorial, considerando-se a política editorial da RBA.



2.4. Resumos de Dissertações e Teses

Deve ser composto pela transcrição fiel do resumo/abstract da respectiva dissertação ou tese disponível em repositório institucional. A publicação estará submetida à avaliação pelo Colegiado Editorial, considerando-se a política editorial da RBA.



2.5. Resenhas Acadêmicas

A resenha acadêmica deve ser de livro, audiovisual ou evento, de lançamento recente, que apresentem contribuições relevantes para a Agroecologia. Pode ter até 4 laudas, sem enumeração de tópicos, sendo precedida da referência ao objeto da resenha. São de autoria única, e diferente do(a) autor(a) do trabalho sobre o qual se escreve. A publicação estará submetida à avaliação pelo Colegiado Editorial, considerando-se a política editorial da RBA.



3. DIAGRAMAÇÃO DA SUBMISSÃO

Regras aplicadas a todas as categorias de submissão.

Seguir com atenção os templates disponíveis na página da revista. As submissões que não estejam de acordo com as regras de diagramação podem ser rejeitadas antes mesmo de seguir para avaliação dos pareceristas.

Os arquivos da submissão e da lista de autores serão aceitos nos formatos dos editores de texto MicroSoft Word (.doc, .docx) e  LibreOffice Writer (.odt). Não devem ser enviados em PDF.

Tamanho do papel A4 com 2,5 cm para as margens superior e inferior e 3,0 cm para as margens direita e esquerda. Usar a fonte Times New Roman.

Deve-se utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520/2023 para citações, com uso dos sobrenomes das autorias, e NBR 6023/2020 para referências, usando-se o sistema alfabético.

 

3.1. Títulos

O título deve estar no idioma principal da submissão, com a primeira letra do título e dos nomes próprios em maiúsculas, e as demais em minúsculas. Tamanho de fonte 14, em negrito, justificado. Logo abaixo inclui-se o título em inglês (para submissões em português ou espanhol) ou em português (para submissões em inglês), fonte 10, sem negrito, devendo ser a tradução exata do título. Espaçamento simples.



3.2. Autoria e Afiliação Institucional

A autoria não deve constar no arquivo com o texto da submissão, pois este será encaminhado para a avaliação cega pelos pares. A autoria da submissão deverá, entretanto, ser informada no template “Lista de autores”, que deve ser encaminhado como arquivo suplementar.

Os nomes deverão estar em fonte tamanho 10, negrito, em caixa baixa, iniciais em maiúsculo e centralizado. A afiliação institucional deve estar em fonte tamanho 8, espaçamento simples e centralizado. Para cada autor(a) ou grupo de autorias deverá contar com as seguintes informações: Cargo atual e a instituição, maior formação e a instituição, localização do(a) autor(a) (Cidade, Estado, País), ORCID e e-mail de cada autor(a) ou autorias.



3.3. Resumo, Abstract e Resumen

Deverão conter no máximo 1200 caracteres com espaços para Artigos e 900 caracteres com espaços para Notas Agroecológicas. Espaçamento simples. Tamanho da fonte 9. Escritos em português (resumo), inglês americano (abstract) e espanhol (resumen), seguidos das respectivas palavras-chave (palavras-chave/keywords/palabras-clave). O primeiro será o que estiver no mesmo idioma do corpo do texto, seguido dos resumos nos outros dois idiomas. A revisão gramatical de todos os idiomas é de responsabilidade da autoria. Sugere-se o emprego de tradutores profissionais, assim evitando erros e má qualidade dos textos.

3.4. Palavras-Chave, Keywords e Palabras-Clave

Serão permitidas de três (3) a cinco palavras-chave (5), que não se encontrem no título. Devem ser colocadas abaixo do resumo no idioma correspondente, em letras minúsculas (exceto quando forem substantivos próprios e nomes científicos, que terão a primeira letra em maiúsculo), fonte 9. São separadas entre si por vírgula e apresentam um ponto ao final. Também devem ser cadastradas nos metadados.

3.5. Espaçamento

Espaçamento de 1,5 cm no todo o corpo do texto, com espaço de 0,4 cm entre parágrafos, exceto quando especificado, como no caso do resumo, das tabelas, figuras e referências. Deverá ser usado o espaçamento simples entre o título, as filiações, o resumo,  abstract e resumen.  

3.6. Fonte/Formato

Times New Roman, tamanho 12, formato justificado, no corpo do texto. O tamanho deverá ser modificado nas seções com os tamanhos expressamente definidos, como: no título, no resumo, no abstract, nas palavras-chaves, nas keywords, e nas tabelas e quadros, e nas referências.

3.8. Itálico

O realce em Itálico é obrigatório para todos os nomes científicos, devidamente formatados.

3.9 Unidades

Deverá ser de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Sempre informá-las na descrição das Tabelas e Figuras. Dúvidas, consulte a publicação disponível no link: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/documentos-tecnicos-em-metrologia/si_versao_final.pdf/@@download/file

3.10. Estatística

Sempre informar o tipo de análise realizada e o nível de probabilidade em que se fundamentou a análise. Faça a citação e a correspondente referência do ano e da versão do programa utilizado, bem como dos respectivos autores, quando cabível.

3.11. Sites E Links

Deverão estar em preto, não itálico, e sublinhados, não podendo estar em azul ou roxo. Atenção à validade dos links utilizados nas submissões, em especial aqueles apresentados nas referências. Referência a links inexistentes serão desconsiderados.

3.12. Itens E Subitens

Utilizar itens e subitens sem negritos, itálicos ou numeração. Os ITENS devem ter todas as letras maiúsculas e Subitens devem ter a primeira letra maiúscula. Não utilizar subitem na INTRODUÇÃO.

3.13. Citação De Literatura

Seguir as normas da ABNT NBR 10520-2023

Em citações de referências no texto, utilizar o último sobrenome apenas com a primeira letra maiúscula e ano entre parênteses. Nos casos com até três autores(as), cite seus últimos sobrenomes. Quando mais de três autores(as) cite no texto apenas o último sobrenome do(a) primeiro(a) seguido de et al. (em itálico) e do ano da publicação. Quando indicando a fonte de uma ideia, a orientação é a mesma, mas colocando os sobrenomes dos(as) autores(as) entre parênteses.

De acordo com Vicente e Rodrigues (2003)

Para Caporal, Costabeber e Paulus (2009)

Primavesi et al. (2001)

(Vicente; Rodrigues, 2003)

(Caporal; Costabeber; Paulus, 2009)

(Primavesi et al., 2001)

Quando houver mais de uma citação atentar para utilização de ponto e vírgula para sua separação.

(Anderson, 1989; Bell, 1992; Ware, 1993).

Se houver citação de autores com coincidência de sobrenome e data, diferencie-os pelas iniciais.

Ferreira G. (1993), Ferreira L. (1993).

Havendo duas ou mais obras citadas referentes ao mesmo autor com o mesmo ano, deve-se indicar após a menção do ano a letra "a" para a primeira citação e a letra "b" para a segunda citação, e assim por diante. Tal procedimento deverá ser seguido também no momento de proceder à listagem das referências bibliográficas. Exemplo:

Pilgro (1983a) ou (Pilgro, 1983a); Pilgro (1983b) ou (Pilgro, 1983b).

Em citações diretas, com reprodução de parte do texto na íntegra, quando inferiores a três linhas, devem ser apresentadas entre aspas, seguido da referência da autoria, ano e número da página.

Citações diretas com mais de três linhas, devem ser apresentadas em fonte tamanho 10, com recuo de 4 cm à direita, sem aspas, o espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples, justificado, seguido da referência da autoria, ano e número da página.

Não serão aceitas citações de outras citações (exemplo: Souza, 2001 apud Rodrigues, 2003). Deve-se acessar a obra primária.

As citações diretas devem estar na língua principal do manuscrito, portanto, sendo traduzidas quando a língua do documento citado é outra.

3.14. Referências (Vide Tópico 5)

A Revista Brasileira de Agroecologia adota as normas da ABNT - NBR 6023 atualizadas em 2020. A listagem das referências deve seguir rigorosamente essa norma.

Apenas referências citadas no texto devem ser listadas. Faça a conferência minuciosa, pois submissões que apresentem irregularidades neste quesito serão desconsideradas.

As referências deverão ser listadas em ordem alfabética do sobrenome da primeira autoria, e secundariamente pela data da publicação, da mais recente para a mais antiga.

As referências devem estar em fonte tamanho 10. Deve-se usar espaçamento simples, com um espaço entre referências.

ATENÇÃO: Não abreviar os prenomes de autores e autoras nas referências, para distinção do gênero (p. e.: “BANDEIRA, Lourdes.” em lugar de “BANDEIRA, L.”).

Os últimos sobrenomes devem estar em letras maiúsculas, seguidos de “,” e do primeiro nome por extenso. Nomes intermediários devem ser abreviados.

Exemplos:

Ana Maria Primavesi: PRIMAVESI, Ana M.

Francisco Roberto Caporal: CAPORAL, Francisco R.

3.15. Notas De Rodapé

Notas de rodapé devem ser evitadas. Caso seja indispensável incluir informações complementares, que não possam estar no texto principal, utilizar a norma NBR 10520-2023 da ABNT. A nota deve ser chamada no texto por número sequencial em subscrito. No rodapé da página em que foi chamada, as linhas da nota devem estar alinhadas à primeira letra da primeira palavra, destacando o expoente, em espaço simples, sem espaço entre notas, e em fonte 10.



3.16. O Uso Da Cor Nos Textos.

Usar apenas a cor verde (HEX #6a9b41 para estes casos: Título principal e títulos como introdução, metodologia, itens e subitens, conclusão, agradecimentos e referência.

 

4. TABELAS, FIGURAS, EQUAÇÕES E MATERIAL SUPLEMENTAR



Estes elementos devem estar na submissão quando indispensáveis, ao longo do texto, logo após sua primeira citação, e possuir títulos autoexplicativos. Também é necessário que esses elementos sejam submetidos, sem títulos, como documentos suplementares no sistema de submissão (em formatos .jpg). Deve ser enviado um arquivo para cada elemento.

4.1. Tabelas

Usar a fonte Times New Roman tamanho 10, em espaçamento simples para o título da Tabela e dados no seu interior (Ex. Tabela 1. Descrição de.....). O título deve estar acima da Tabela. Em caso de dados provenientes de análise estatística, informação das análises devem estar presentes e comparação de médias devem ser informadas e seus indicadores de significância devem estar presentes. As subseções de dados poderão estar com negrito. A fonte da informação da tabela deve estar abaixo da tabela, em fonte 10 com o prefixo: “Fonte:” seguido do nome do autor e ano da informação. Não apresentar Tabelas e Gráficos com o mesmo conteúdo, pois Gráficos são preferidos às Tabelas. As Tabela devem ser autoexplicativas em todos os detalhes. A numeração das Tabelas deve se dar de forma contínua em algarismos arábicos. As Tabelas devem apresentar apenas linhas horizontais e nenhuma linha lateral (vertical), sem qualquer tipo de preenchimento/sombreamento, ou cores.

As tabelas também devem ser submetidas no sistema da revista, como arquivo complementar, no formato .jpg, com 500 dpi, em arquivo com no máximo 700 Kb. É necessário que haja qualidade gráfica suficiente para leitura dela.

4.2. Figuras

Usar fonte tamanho 10, em espaçamento simples para o título da Figura e descrição dos dados em seu interior. O título da Figura (Ex. Figura 1. Descrição de.....) deve estar abaixo da mesma. A legenda deve ser completa, descrevendo unidades e categorias de dados, sem negritos e itálicos. Não apresentar Figuras e Tabelas com o mesmo conteúdo. A Figura deve ser autoexplicativa. A numeração das Figuras deve ser contínua e em algarismos arábicos. As Figuras devem aparecer no corpo do texto logo após o parágrafo de sua citação, ou assim que possível, dependendo do seu tamanho.

As figuras também devem ser submetidas como arquivo complementar no sistema de submissão da revista, desprovidas de título. Deve haver qualidade gráfica nas figuras para permitir completa visualização das informações, com no mínimo 500 dpi, em arquivo com no máximo 700 Kb.

4.3. Equações/Símbolos

Equações e símbolos devem ser incluídos utilizando-se a ferramenta de inserção de equações do software de edição de texto permitidos pela RBA. Não inserir equações soltas pois podem provocar erros na formatação final para publicação.

Todas as equações também devem ser submetidas como arquivo complementar diretamente no momento da submissão, desprovidas de título. Certificar-se que haja qualidade gráfica suficiente para leitura da mesma com no mínimo 500 dpi, em arquivo com no máximo 700 Kb.



5. REFERÊNCIAS

5.1. Uso de Ferramentas de Gerenciamento de Referências

A RBA utiliza as normas de referências da ABNT - NBR 6023 atualizadas em 2020. Sugerimos o uso do Mecanismo Online para Referências (MORE), da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, para padronização das referências. Também podem ser utilizadas as ferramentas de gerenciamento de referências Mendeley ou Zotero.

A seguir, alguns exemplos e dicas de como listar as referências citadas nas submissões para a RBA.



5.2. Ordem e autoria

As referências devem ser listadas em ordem alfabética, espaçamento simples, fonte 10, justificadas, tendo como entrada:

Para autorias pessoais:

  • Deve-se iniciar pelo último sobrenome, seguido do primeiro nome por extenso. Nomes do meio devem ser abreviados (Ex: ALMEIDA, Maria C. B.);

  • No caso de mais de até três autores(as), usar os três nomes na ordem em que aparecem no trabalho, separados por “;” (Ex: PETERSEN, Paulo.; DAL SOGLIO, Fábio K.; CAPORAL, Francisco R.);

  • No caso de mais de três autores(as), usar o nome do(a) primeiro(a) autor(a) seguido de et al. (em itálico) (Ex: STEENBOCK, Walter et al.);

  • No caso de sobrenomes compostos deve-se manter a conexão via hífen dos mesmos (ex: DUQUE-ESTRADA; ROQUETE-PINTO);

  • No caso de sobrenomes que indicam parentesco, não se deve utilizá-los no início, mas este deve acompanhar o sobrenome (ex: CÂMARA JUNIOR);

  • No caso de sobrenomes que indicam substantivo + adjetivo deve-se proceder à mesma ação do item anterior (ex: CASTELO BRANCO; ESPÍRITO SANTO);

  • No caso de sobrenomes hispânicos, usar o primeiro sobrenome (para Inés Gazano Santos: GAZANO, Inés ou GAZANO SANTOS, Inés);

  • No caso de ausência de autoria, começar pelo título, com a primeira palavra toda em maiúscula.

Para autoria de instituições:

  • Usar a forma mais conhecida ou destacada na obra, em maiúsculas, por extenso ou abreviada (Exs: IBGE; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA);

  • Para instituições governamentais, deve estar precedido pelo nome da jurisdição à qual pertence, em maiúsculas (Ex: BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).



5.3. Livros:

  • Informações obrigatórias: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local de publicação, editora e data de publicação;

  • Informações opcionais: outras responsabilidades, série, notas, ISBN.

  • Com mais de três autores(as), incluir o(a) primeiro(a) autor(a) e “et al.”;

  • Para livros sem ano definido, indicar o ano sabido ou provável entre colchetes: [2001] ou [2001?];

  • Para local de publicação desconhecido, usar [s. l.] (significa sine loco);

  • Para editora desconhecida, usar [s. n.] (significa sine nomine);

  • Formato:

    • SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo se houver. Outras responsabilidades. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Volume ou total de páginas. (Série ou Coleção). ISBN. Disponível em: <hiperlink>. Acesso em: (dia) (mês abreviado) (ano).

Exemplos:

ALMEIDA, Maria C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2000. 112p.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2002. 399p.

DAL SOGLIO, Fábio K.; KUBO, Rumi R. (org.). Agricultura e Sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).

STEENBOCK, Walter et al. (org.). Agrofloresta, Ecologia e Sociedade. Curitiba: Kairós, 2013. 422 p.

HOUAISS, Antonio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster’s: Inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismaelo Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.

HECK, Lenira A. A borboleta azul. Lajeado: Univates Editora, 2006. 17p. Disponível em: <http://www.dominiopublico. gov.br/ download/ texto/ eu000004.pdf> Acesso em: 11 abr. 2008.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo sustentável e alívio da pobreza no Brasil: reflexões e perspectivas. Brasília: Ministério do Turismo, 2005. 24p. Disponível em: <http://www. dominiopublico.gov.br/ download/ texto/ tu000017.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 7p.



5.4. Dissertações e teses

  • Informações obrigatórias: Autor, título do trabalho, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (dissertação, tese), grau (mestrado, doutorado), curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de defesa.

  • Informações opcionais: número de folhas.

  • Formato:

    • SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Ano de depósito. número de folhas. Tipo de documento (Grau Curso) - Vinculação acadêmica, Local de publicação, ano de defesa. Disponível em: <hiperlink>. Acesso em: (dia) (mês abreviado) (ano).

Exemplos:

RAMME, Fernando L. P. Uma arquitetura cliente/servidor para apoiar a simulação de redes em ambiente de simulação orientada a eventos discretos. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicações) – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. O autor multiplicado: em busca dos artifícios de Peter Greenaway. 2004. 194f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SMOLKA, Ana Luiza B. A alfabetização como processo discursivo. 1987. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000018024. Acesso em: 15 jan. 2008.



5.5. Capítulos ou partes de livro :

  • Isso inclui partes de obras impressas que apresentam título e/ou autores próprios.

  • Informações obrigatórias: autores(as) e título da parte da obra, seguido da expressão “In:” e da referência da obra impressa (livro).

  • Informações opcionais: outras responsabilidades, série, notas, ISBN.

  • No caso de capítulo (ou parte) com a mesma autoria do livro, repetir os nomes para o capítulo e para o livro completo.

  • Com mais de três autores(as), incluir o(a) primeiro(a) autor(a) e “et al.”;

  • Formato:

    • AUTORES(AS) do capítulo. Título do capítulo. In: AUTORES(AS) do livro (ou outra obra impressa). Título do Livro: subtítulo (quando houver). No. da ed. Cidade: Editora, ano. p. (página inicial - página final do capítulo). (Série ou Coleção). ISBN. Disponível em: <hiperlink>. Acesso em: (dia) (mês abreviado) (ano).

Exemplos:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni; SCHMIDT, Jean-Claude (Org.). História dos Jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

PEREIRA, Viviane C.; DAL SOGLIO, Fábio K. A conservação da agrobiodiversidade: mais além da biologia da conservação. In: PEREIRA, Viviane C.; DAL SOGLIO, Fábio K. A Conservação das sementes crioulas: uma visão interdisciplinar da agrobiodiversidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2020. p. 51- 78. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias). ISBN 978-65-5725-007-5. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213319 https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213319. Acesso em: 30 ago. 2023.



5.6. Artigos em periódicos

  • Informações obrigatórias: autores(as), título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do volume, número e/ou edição, página inicial e página final, ano de publicação, DOI (se houver), e, se meio eletrônico, endereço do acesso e data de acesso.

  • Com mais de três autores(as), incluir o(a) primeiro(a) autor(a) e “et al.”;

  • Para local de publicação desconhecido, usar [s. l.] (significa sine loco);

  • Formato:

    • AUTORES(AS). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico, local de publicação, v. n° (número do volume), n° x (número do periódico), p. xx-xx (intervalo da página inicial à página final), ano. Disponível em: <hiperlink>. Acesso em: (dia) (mês abreviado) (ano).

Exemplos:

BALLA, João, V. Q.; MASSUKADO, Luciana, M.; PIMENTEL, Vania, C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, Brasília, v. 9, n. 2, p. 3-14, 2014.

MENDES, Eduardo; FERNANDES, Bruna L.P. A difusão do conhecimento agroecológico no brasil a partir da identificação da procedência dos participantes de eventos científicos. Revista Brasileira de Agroecologia, Brasília, v. 17, n. 2, p. 72–89, 2022. DOI: 10.33240/rba.v17i2.23549. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/49899/37904. Acesso em: 30 ago. 2023.

INTERNATIONAL LEAGUE AGAINST EPILEPSY – ILAE. Commission on Antiepileptic Drugs. Considerations on designing clinical trials to evaluate the place of new antiepileptic drugs in the treatment of newly diagnosed and chronic patients with epilepsy. Epilepsia, [s;l;], v.39, n.7, p.799-803, 1998.



5.7. Trabalhos publicados em eventos

  • Informações obrigatórias: autores(as), título do trabalho, seguido de “In:” em itálico, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade), título da publicação do evento (Anais, Resumos), local, editora, data de publicação, páginas inicial e final do trabalho apresentado, acesso ao link (se acesso pela internet) e data de acesso (se for o caso).

  • Formato

    • SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, nº evento., ano de realização, Local de realização do evento. Título da publicação do evento […]. Local: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final. Disponível em: <hiperlink>. Acesso em: (dia) (mês abreviado) (ano).

Exemplos:

BRAYNER, Angelo R. A.; MEDEIROS, Claudia B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais...São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

PANSERA, Nathalia G. M. et al. A Unidade de Ensino-Aprendizagem em Sistemas Agroflorestais. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 12., 2021, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UEG, 2021. p. 525-531.

SABROZA, Paulo C. Globalização e saúde: impactos nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. Mesa-redonda. Disponível em: http://www.abrasco.com.br/epirio98/. Acesso em: 17 jan. 1999.



5.8. Documentos Jurídicos

  • Informações obrigatórias: entidade em letras maiúsculas, epígrafe, e ementa publicada, dados da publicação.

  • Informações complementares (se necessário): alterações, revogações, etc.

  • Formato:

    • NÍVEL DO PODER. Nome do documento n° xxx, de dia de mês de ano. Dispõe/Estabelece (descrever). Tipo de coleção (em negrito até antes da subdivisão), Cidade, v. x (volume do documento), n.xx (número da publicação), p. xx-xx (intervalo de páginas), ano.

Exemplos:

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1988)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul,1995.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex:coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220,1998.

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997.Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. seção1, p. 29514.



5.9. Softwares

Exemplos:

CORPORATION FOR DIGITAL SCHOLARSHIP. Zotero. Disponível em: https://www.zotero.org/. Acesso em: 30 ago. 2023..

UNIVERSITY OF AMSTERDAM. JASP 0.17.3. Amsterdam, 2023. Disponível em:  https://jasp-stats.org/download/. Acesso em: 30 ago. 2023.



6. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

6.1. A submissão é original e inédita, e não foi submetida e\ou está sendo avaliada, com seus dados, para publicação por outra revista;

6.2. A submissão está de acordo com as normas da “Diretrizes para submissão à RBA”, tendo sido realizada revisão ortográfica e gramatical do texto, e todos os endereços "URL" estão ativos;

6.3. Todas as citações bibliográficas estão referenciadas e todas as referências estão citadas, conforme normas da ABNT (NBR 6023, atualizadas em 2020, e NBR 10520, atualizada em 2023);

6.4. Os(as) autores(as) têm ciência que são responsáveis pelo conteúdo da submissão e prestarão esclarecimentos diretamente aos interessados quando solicitado;

6.5. Estão sendo enviados, usando os templates disponíveis na página da RBA: 1. o arquivo de “submissão”, sem informação da autoria, ; 2. o arquivo com a “lista da autoria”, em formato editável (.doc, .docx ou .odt); 3. o arquivo com “carta de anuência” (em PDF), comprovando a concordância de autores e autoras com a submissão e descrevendo as contribuições no trabalho; e 4. arquivos suplementares (em .jpg) com os elementos gráficos que constam no texto, como Figuras e Tabelas, em boa resolução (um arquivo para cada elemento gráfico);

6.6. No momento da submissão serão preenchidos todos os dados, sendo pedidos, inclusive de autoras e autores do trabalho, e demais dados obrigatórios (metadados da submissão). Não incluiremos autoras e autores a posteriori.

Carta ao Colegiado Editorial

Texto produzido pelo(a) leitor(a) expressando análises, reflexões, questões, sugestões ou críticas sobre tópicos publicados na revista. A publicação estará submetida à avaliação pelo Colegiado Editorial, considerando-se a política editorial da RBA.

Artigos

Os artigos caracterizam-se por serem trabalhos inéditos, que tratam de resultados das pesquisas realizadas por seus autores e autoras, apresentando método científico e conjunto de dados considerável e robusto, analisados e discutidos em profundidade. Em Agroecologia, espera-se que os artigos incorporem o enfoque sistêmico e abordagens interdisciplinares. Entretanto, artigos mais disciplinares, de áreas afins, que apresentem resultados e perspectiva analítica robustos, também poderão ser aceitos. Trabalhos de pesquisa mais simples, pontuais, com poucos resultados ou com um enfoque mais cartesiano, deverão ser submetidos como Notas Agroecológicas. 

Mais informações nas Diretrizes para Submissão

 

 

Notas Agroecológicas

Notas agroecológicas se caracterizam por serem trabalhos inéditos, apresentando resultados de pesquisas. Diferenciam-se dos artigos por apresentar um menor volume de resultados e de discussão, seja por serem pesquisas iniciais ou trabalharem problemas locais ou pontuais, não apresentando, em geral, um enfoque sistêmico e interdisciplinar. Nesses casos, a existência de resultados inéditos, e de interesse para a Agroecologia, justifica a publicação na categoria de nota agroecológica.

É um comunicado de, no máximo, 12 páginas. devendo apresentar os seguintes tópicos: Título; Resumo (português), abstract (inglês americano) e resumen (espanhol), cada um com, no máximo 900 caracteres com espaços; texto principal; agradecimentos; e referências. Não deve conter subdivisões no texto principal para os demais elementos: introdução, objetivos, metodologia, resultado e discussão e conclusões. Pode conter no máximo dois componentes de dados (Tabelas e ou Figuras), inclusas no total de páginas. Caso haja a necessidade de mais algum componente, justificar na submissão.

Para maiores detalhes leia as Diretrizes para submissão

Resumos de Dissertações e Teses

É a transcrição dos resumos (em português e/ou espanhol, e em inglês) de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, devendo estar disponível em repositório institucional. A publicação estará sujeita à avaliação do Conselho Editorial, considerando a política editorial da RBA.

Resenhas acadêmicas

A resenha acadêmica deve ser de livro, audiovisual ou evento, de lançamento recente, que apresentem contribuições relevantes para a Agroecologia. Pode ter até 4 laudas, sem enumeração de tópicos, sendo precedida da referência ao objeto da resenha. São de autoria única, e diferente do(a) autor(a) do trabalho sobre o qual se escreve. A publicação estará submetida à avaliação pelo Colegiado Editorial, considerando-se a política editorial da RBA.

Veja as diretrizes de submissão.

Edição especial COP 30 - Belém, 2025

Em 2025 acontecerá em Belém, Amazônia brasileira, a trigésima Conferência das Partes da Convenção Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), a COP 30. Sua realização na América Latina nos desafia à construção de amplo debate sobre o que representa esse mega evento global para o Brasil e para a Amazônia. Tanto no território brasileiro como na escalada Pan Amazônia,a COP 30 nos convoca a pautar a situação das urgências climáticas e evidenciar a necessidade da consolidação de estratégias conjuntas para enfrentamento dos desafios ambientais globais de conservação do ambiente e garantia de direitos, soberania e segurança alimentar e nutricional. A Agroecologia mostra caminhos para transições socioecológicas, e esta chamada para um número especial da RBA objetiva acolher artigos sobre diferentes temas que contribuam efetivamente para o debate sobre a Agroecologia como estratégia nesse enfrentamento da crise climática. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.