Vol. 14 No. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento
Os museus são processos de educação que oportunizam importantes experiências de uso social da memória para diferentes públicos. Em suas diferentes tipologias, as instituições museológicas devem assumir a sua responsabilidade de promover propostas políticas de educação que agenciem estratégias sociorreferenciadas de intervenção na vida em sociedade com vistas à transformação social.
A dimensão educativa dos museus se firmou enquanto um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal que estabelece que a educação museal seja compreendida como “função dos museus, reconhecida nas leis e explicitada nos documentos norteadores, juntamente com a preservação, comunicação e pesquisa” (Portaria Ibram nº 605 de 10 de agosto de 2021).
Nesse sentido, a função educativa dos museus é compreendida não apenas pelo Plano Museológico e demais instrumentos de gestão e planejamento museal, tampouco se circunscreve ao seu Programa Educativo e Cultural, mas se estende aos processos museais como um todo e opera na formação de profissionais educadoras/es que trabalhem de forma responsável e crítica, estimulando a vontade de memória das diferentes subjetividades e suas respectivas demandas e interesses. Museus e processos museais comprometidos com a saúde cultural e articulados com o exercício de direito de memória das pessoas, estimulam pesquisas sobre educação museal e suas práticas, com vistas a fruição e fluição dos diferentes perfis de públicos, entendidos como sujeitos de memória.
A proposta deste dossiê é integrar reflexões sobre a função educativa dos museus e processos museais em diálogo com o pensamento contemporâneo em museologia, fomentando debates que perpassam pela formação de educadores museais e suas condições de trabalho; pesquisas no campo da educação museal; formas sociorreferenciadas de realização de avaliações e o registro de projetos e práticas educativas; acessibilidade; sustentabilidade socioambiental em ações educativas; uso de novas mídias e tecnologias; produção de materiais educativos e demais questões centradas na educação dos/nos museus como processos de fortalecimento de subjetividades e estímulo ao uso social da memória com vistas à transformação social.
Organizadores:
Prof.ª Dra. Renata Silva Almendra (Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília)
Prof. Dr. Valdemar de Assis Lima (Curso de Museologia/ Universidade de Brasília)
