Publicados novos artigos na edição atual
Os dez primeiros artigos da edição ano 24, n. 2, 2025 estão publicados em nossa página inicial.
Esclarecemos que continuaremos a publicar os artigos aceitos até 31/12/25, conforme as políticas da revista de publicação em fluxo contínuo.
Os artigos enviados para esta edição que ainda não receberam a decisão editorial poderão ser incluídos posteriormente. Em breve entraremos em contato com os autores para informar sobre tal possibilidade.
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/issue/view/3206
Confira o sumário das três últimas edições:
Edição Atual v. 24 n. 2 (2025): Fluxo contínuo (Edição aberta para publicação de artigos aceitos até 31/12/25) - publish-as-you-go Publicado: 2025-10-30 Artigos
- As competências de uma professora reveladas e desenvolvidas durante seu processo de mudança de abordagem de ensinar inglês Jaqueline Lopes AG10
- A literatura como material para formação linguística e crítica em Língua Inglesa: uma possibilidade didática Adria Kezia Campos Lima AG9
- A abordagem de ensinar do professor como chave para ressignificar atividades de materiais didáticos institucionais Daniel Fagundes Martins, Rita de Cássia Barbirato AG8
- Do Sofrimento Ético-político à ação transformadora: uma proposta pedagógica decolonial Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Daniela Pellossi, Fernanda Liberali AG7
- A perspectiva do Inglês como Língua Franca na oralidade:análises de atividades em um livro didático para o Ensino Médio Matheus Aniecevski, Taisa Pinetti Passoni AG6
- Impacto do bilinguismo nas funções executivas de crianças com Transtorno do Espectro Autista:implicações para decisões sobre ensino e aprendizagem Johanna Dagort Billig, Ketlin Katrine Claas Martins, Maria Vitória Peixoto Ramos, Manoella Remião Conceição, Yuh Shyuan Chu AG5
- O espaço da pragmática na aula de língua estrangeira:possibilidades para a aprendizagem intercultural por meio da atenção ao input Lydia Tessman Mülling da Motta, Ana Paula de Araujo Cunha AG4
- Padrões de uso de recursos lexicais em diferentes níveis de proficiência:recuperação de informações do material de insumo em uma tarefa de leitura e escrita do Celpe-Bras Luiza Sarmento Divino, Juliana Roquele Schoffen AG3
- Iniciação Científica e Extensão:reflexões sobre formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas adicionais Andrey Ronald Monteiro da Silva, Sérgio Ifa, Flávia Colen Meniconi AG2
- Gênero discursivo Diálogos Didáticos:por uma abordagem intercultural e decolonial Rodrigo Albuquerque, Pedro Henrique Mendonça AG1
v. 24 n. 1 (2025): Fluxo contínuo DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1 Publicado: 2025-07-10 Artigos- Colocações no ensino de língua espanhola:uma proposta de atividade para aprendizes brasileiros Raissa Adorno de Oliveira, Adriane Orenha-Ottaiano, Celso Fernando Rocha, Talita Serpa AG1
- Cultura e internacionalização:discursos no Programa Idiomas sem Fronteiras Talita Valcanover Duarte, Thales Cardoso da Silva AG2
- Internacionalização e língua inglesa em uma instituição pública de ensino Nathalia Paixão, Eliana Kobayashi AG3
- O Projeto “Boca De Lobo”:uma experiência decolonial de ensino de língua inglesa no estado do Pará Erika Suellem Castro da Silva, Adrielly Almeida Ferreira AG4
- Planejamento de curso de línguas no contexto de educação profissional e tecnológica:o que a análise de interesses pode nos revelar? Fernanda Goulart, Rita de Cassia Barbirato AG5
- Do estágio supervisionado ao desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade do professor de língua inglesa:uma pesquisa narrativa Claudio Fernandes Baranhuke Junior AG6
- Perspectiva translíngue em foco:(de)colonialidade no ensino de Inglês Josenil Araújo dos Santos, Márcio Evaristo Beltrão, Antonio Henrique Coutelo de Moraes AG7
- O processo de Letramento Crítico em grupos de Aprendizagem Cooperativa:interseções e possibilidades Raimundo Nonato Moura Furtado AG8
- Elaboração de plano de aula para o ensino de Libras como língua adicional:diretrizes para professores iniciantes Patricia Cristina de Frutos Ramirez, Lídia Silva AG9
- A poesia visual sinalizada no ensino da Libras e sua literatura como língua adicional Juliana Guimarães Faria, Klébia Souza Araújo AG10
- Para muito além das margens:vozes periféricas urbanas no centro da aula de Português Língua Estrangeira Miley Antonia Almeida Guimarães AG11
v. 23 n. 2 (2024): Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas
DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2 Publicado: 2024-12-23 Apresentação
- Apresentação do dossiê: a escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas Sulany Silveira dos Santos, Lucia Rottava, Antonio Marcio Da Silva DT1
- Intricacia gramatical e densidade lexical: dois aspectos da escrita acadêmica Lucia Rottava, Antonio Marcio Da Silva DT2
- Reflexões sobre o “Projeto SLATE” e suas interlocuções Priscila Ligoski DT3
- O sistema de trocas na escrita acadêmica: uma investigação à luz da Linguística Sistêmico-Funcional Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva DT4
- Jogos pedagógicos com grupos nominais Nayra Aires, Wagner Rodrigues Silva, Rodrigo Esteves de Lima-Lopes DT5
- Estudo do gênero artigo científico a partir da teoria de gênero sistêmico-funcional Luciane Sippert Lanzanova, Dra. Edna Cristina Muniz da Silva, Tamar Bedran Vieira Corrêa DT6
- Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos Isabelle Pinheiro Fagundes, Augusta Reinaldo DT7
- Escrita de abstracts na pós-graduação: um estudo de caso Eduardo Pereira da Costa, Cyntia Bailer DT8
- O ensaio como disposição: o texto acadêmico como um percurso Magali Lopes Endruweit, Jonas Augusto Fagundes , Vinícius Festa Rigo DT9
- Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica Mônica Ferreira Cassana DT10
- Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira Claudia Martins, Maria Luisa Pitz DT11
- Avaliação formativa enquanto feedback recursivo em uma abordagem de ensino de escrita acadêmica via gêneros textuais Raquel Bambirra, Vanessa Teixeira DT12
- Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos Isadora Teixeira Moraes, Paula Kracker Francescon DT13
- A perspectiva dialógica aplicada ao ensino de leitura e escrita Maíra Gomes, Davi Barbosa Rodrigues, Davi Agra Correa, William Silveira de Carvalho DT14
- Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada Fernanda de Faria Rezende Santos DT15
- Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros Caroline Teixeira Bordim, Júlia Folle Alves DT16



