A poesia visual sinalizada no ensino da Libras e sua literatura como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56505Palavras-chave:
Língua adicional, Língua de sinais, Poesia em Língua de Sinais, EnsinoResumo
Este artigo discorre sobre a poesia em Língua de Sinais (LS) no ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A literatura em Libras vai além do entretenimento, desempenhando um papel importante no aprendizado e na valorização cultural da comunidade surda. A poesia em Libras é uma expressão artística que combina elementos visuais e linguísticos, contribuindo para a preservação da identidade cultural e o desenvolvimento linguístico dos aprendizes. Tem por objetivo explorar o papel da poesia em Libras na valorização cultural, na preservação da identidade da comunidade surda e no enriquecimento do ensino da língua de sinais, promovendo habilidades linguísticas e engajamento no processo de aprendizagem. O estudo é de natureza bibliográfica, estruturado a partir de discussões sobre a relevância cultural da poesia em Libras, sua aplicação como recurso didático e estratégias de utilização em sala de aula. A pesquisa conclui que a poesia em Libras contribui significativamente para um ensino mais dinâmico e envolvente, fomentando o interesse pela cultura surda e promovendo práticas educativas enriquecedoras e eficazes no ensino da Libras como língua adicional.
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