Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53708Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Programa Ler para Aprender, Caderno didáticoResumo
A escrita acadêmica é considerada, muitas vezes, um desafio para os acadêmicos de diversos cursos. A fim de auxiliar o docente a conduzir esse processo de produção textual, foi elaborada a obra Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros (2023) com fundamento no Programa Ler para Aprender (LPA), vinculado à Escola de Sydney, o qual apresenta diferentes níveis de suporte para a leitura e a escrita. Nesse sentido, trata-se de um e-book composto por cinco unidades, as quais apresentam diferentes gêneros textuais (artigo de opinião, resumo de trabalhos acadêmicos, resenha crítico-informativa, artigo acadêmico e projeto de pesquisa) importantes na esfera acadêmica.
Downloads
Referências
CORÁ, M. A. J.; DEMAJOROVIC, J. Resenha crítica – administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 545-550, maio-ago. 2019.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Routledge, 1985a.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985b. [3. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].
HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 3nd ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 4nd ed. London: Arnold. 2014.
MAFESSONI, M, A.; NONEMACHER, N. Apresentação. In: ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. p. 6.
MARTIN, S. Análise da plataforma “YouTube” como fonte de informações sobre odontologia hospitalar e odontologia para pacientes oncológicos. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd ed. London: Continuum, 2007.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. Sheffield, UK: Equinox, 2008.
ROSE, D. Reading to Learn – preparing for reading and writing. Australia, 2017a. v. 1.
ROSE, D. Reading to Learn – selecting and analyzing texts. Australia, 2017b. v. 2.
ROSE, D. Reading to Learn – assessing writing. Australia, 2017c. v. 3.
ROSE, D. Reading to Learn – detailed reading and rewriting. Australia, 2017d. v. 4.
ROSE, D. Reading to Learn – patterns in text. Australia, 2017e. v. 8.
ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MARTIN, J. R.; MATON, K.; DORAN, Y. J. (Ed.). Accessing academic discourse: Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London; New York: Routledge, 2020. p. 236-267.
ROSE, D; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sidney School. Sheffield, UK; Bristol, VA: Equinox Publishing Ltd., 2012.
ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. 316 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.