Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53708

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Programa Ler para Aprender, Caderno didático

Resumo

A escrita acadêmica é considerada, muitas vezes, um desafio para os acadêmicos de diversos cursos. A fim de auxiliar o docente a conduzir esse processo de produção textual, foi elaborada a obra Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros (2023) com fundamento no Programa Ler para Aprender (LPA), vinculado à Escola de Sydney, o qual apresenta diferentes níveis de suporte para a leitura e a escrita. Nesse sentido, trata-se de um e-book composto por cinco unidades, as quais apresentam diferentes gêneros textuais (artigo de opinião, resumo de trabalhos acadêmicos, resenha crítico-informativa, artigo acadêmico e projeto de pesquisa) importantes na esfera acadêmica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Teixeira Bordim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria e licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. São temáticas de interesse: produção de material didático em Língua Portuguesa; formação de professores; Prática de Análise Linguística e Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney.

Júlia Folle Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em estudos da linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa - pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF), coordenado pela Prof. Dr. Lucia Rottava.

Referências

CORÁ, M. A. J.; DEMAJOROVIC, J. Resenha crítica – administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 545-550, maio-ago. 2019.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Routledge, 1985a.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985b. [3. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 3nd ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 4nd ed. London: Arnold. 2014.

MAFESSONI, M, A.; NONEMACHER, N. Apresentação. In: ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. p. 6.

MARTIN, S. Análise da plataforma “YouTube” como fonte de informações sobre odontologia hospitalar e odontologia para pacientes oncológicos. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd ed. London: Continuum, 2007.

MARTIN, J. R; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. Sheffield, UK: Equinox, 2008.

ROSE, D. Reading to Learn – preparing for reading and writing. Australia, 2017a. v. 1.

ROSE, D. Reading to Learn – selecting and analyzing texts. Australia, 2017b. v. 2.

ROSE, D. Reading to Learn – assessing writing. Australia, 2017c. v. 3.

ROSE, D. Reading to Learn – detailed reading and rewriting. Australia, 2017d. v. 4.

ROSE, D. Reading to Learn – patterns in text. Australia, 2017e. v. 8.

ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MARTIN, J. R.; MATON, K.; DORAN, Y. J. (Ed.). Accessing academic discourse: Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London; New York: Routledge, 2020. p. 236-267.

ROSE, D; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sidney School. Sheffield, UK; Bristol, VA: Equinox Publishing Ltd., 2012.

ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. 316 p.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Bordim, C. T., & Alves, J. F. (2024). Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT16. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53708

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.