Estudo do gênero artigo científico a partir da teoria de gênero sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53933

Palavras-chave:

artigos científicos, Linguística Sistêmico-Funcional, teoria de gênero, leitura e escrita, letramento acadêmico

Resumo

O presente estudo volta-se ao estudo das características funcionais de artigos científicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e da teoria funcional de gênero (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE; MARTIN, 2018). Nesse sentido, procurou-se mapear, analisar e comparar as etapas estruturais de artigos publicados em revistas nas áreas de Letras, Administração e Agronomia, extraídos da plataforma de periódicos da Capes, a fim de examinarmos semelhanças e diferenças existentes entre estas áreas e dentro delas próprias. Foram analisados 30 artigos Qualis A1, A2 e B1 das áreas de Agronomia, Letras e Administração, publicados no período de 2017-2021, sendo 19 em língua portuguesa e 11 artigos em língua inglesa. As análises revelaram diferenças significativas na estrutura funcional e linguística entre os artigos dos diferentes campos e entre as duas línguas analisadas, com implicações para a prática da escrita acadêmica. Esses resultados evidenciam a importância de levarmos em consideração a estrutura retórico-discursiva do gênero textual artigo científico nas diferentes áreas do conhecimento para auxiliar os estudantes a aprimorarem suas habilidades na leitura e escrita desse gênero acadêmico.

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Biografia do Autor

Luciane Sippert Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e graduação em Pedagogia - Licenciatura, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdades Alternativas Santo Augusto (2013), Mestrado em Educação nas Ciências, área de Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Doutorado em Letras, Especialidade em Análises Textuais, discursivas e Enunciativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2017).  Atualmente é Professora Adjunta de Língua Portuguesa da UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Dra. Edna Cristina Muniz da Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Brasília (1987); mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1995) com o trabalho "A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos"; doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2007) com o trabalho "Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental". Atualmente, Professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. 

Tamar Bedran Vieira Corrêa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Letras -Uergs, Bolsista FAPERGS

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Lanzanova, L. S., Silva, E. C. M. da, & Corrêa, T. B. V. (2024). Estudo do gênero artigo científico a partir da teoria de gênero sistêmico-funcional. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT6. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53933

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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