Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53436Palavras-chave:
sujeito, língua, escrita acadêmica, Análise do DiscursoResumo
Neste artigo, objetivamos analisar a escrita acadêmica do ponto de vista da Análise de Discurso materialista, fundamentada por Michel Pêcheux. A partir do referencial teórico consolidado na área, buscamos compreender como as noções de texto, escrita e autoria podem fundamentar o gesto analítico empreendido neste trabalho. O corpus de análise está composto por sequências discursivas recortadas de textos produzidos por alunos do primeiro semestre de um curso de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas. A partir da seleção dessas sequências, com base em um gesto de interpretação que articula o movimento pendular próprio da Análise de Discurso, demonstraremos como, a partir de uma regularidade, distintos saberes são linearizados, transparecendo um dizer autoritário que provoca um efeito de distanciamento entre sujeito e língua.
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