Avaliação formativa enquanto feedback recursivo em uma abordagem de ensino de escrita acadêmica via gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.52393Palavras-chave:
Avaliação formativa, feedback recursivo, escrita acadêmica, ensino via gêneros textuaisResumo
O objetivo deste artigo é relatar uma proposta pedagógica de utilização da avaliação formativa na promoção da aprendizagem do gênero textual “pré-projeto de pesquisa” em nível de graduação. Para isso, fazemos o relato de uma experiência de ensino realizada no curso de Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em disciplina desenvolvida em formato de oficina. O ensino foi orientado pela teorização acerca de avaliação formativa enquanto feedback, pensada por Avelar (2019) para a abordagem via gêneros textuais voltada para o desenvolvimento de multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; COPE; KALANTZIS, 2015). A professora contou com a parceria de uma monitora, cuja atuação foi fundamental no enriquecimento das interações com os estudantes e no gerenciamento de processos avaliativos implementados ao longo de todo o processo de escrita acadêmica por eles vivenciado. Além da análise das produções textuais dos estudantes, foram objeto da reflexão aqui documentada as impressões da monitora e as opiniões dos estudantes, geradas por meio de um questionário semiestruturado respondido ao final do semestre. Foi possível concluir que o trabalho fomentou a pesquisa, promoveu reflexão e colaboração, levou à produção de conhecimento e culminou com a entrega de produções de considerável qualidade técnica, capazes de efetivamente refletir a intenção de pesquisa de seus autores.
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