Cultura e internacionalização:

discursos no Programa Idiomas sem Fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.55834

Palavras-chave:

Cultura;, Idiomas sem Fronteiras;, Internacionalização;

Resumo

Esta pesquisa tem como tema principal o conceito de cultura atrelado ao ensino de línguas. Busca-se investigar discursos sobre o conceito de cultura no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que está presente em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e que consequentemente incentiva a internacionalização das universidades brasileiras mediante a oferta de cursos de inglês e de outras línguas por meio da residência docente para professores de línguas. Para a discussão deste trabalho, são considerados os conceitos de cultura, com “c minúsculo”, ou gênero discursivo, cultura com “C maiúsculo” e “alta cultura”. A análise qualitativa é baseada em dois conjuntos de dados: 1) programas de cursos oferecidos pelo IsF; e 2) questionários aplicados a professores de Inglês em residência docente e alunos do curso “Diferenças culturais” da Universidade Federal. Os resultados apontam para a ocorrência dos três conceitos de cultura, com ênfase em “C maiúsculo” nos programas de cursos, enquanto os discursos de professores e alunos foram mais equilibrados. Portanto, conclui-se que o conceito de cultura no Programa IsF reflete uma tentativa de atualização e de inclusão de perspectivas culturais distintas, atendendo às demandas da internacionalização e à necessidade de formação crítica sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Cardoso da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de inglês do município de Santa Maria - Rio Grande do Sul e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Santa Maria.

Referências

ABREU-E-LIMA, D.; SILVA, L. G.; RODRIGUES, P. Ciência sem Fronteiras e o processo de internacionalização no Brasil. Brasília, DF: Ed. Brasil, 2016.

AZEVEDO, M.; CATANI, A. Educação superior, internacionalização e circulação de ideias: ajustando os termos e desfazendo mitos. Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 273-291, mar. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/interacao/v38n2/1981-1802-interacao-38-2-00273.pdf. Acesso em: 9 set. 2024.

BARTON, E. Linguistic discourse analysis: How the language in texts works. In: BAZERMAN, C.; PRIOR, R. (Ed.). What writing does and how it does it: An introduction to analyzing texts and textual practices. Mawhaw, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004. p. 57-82.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2014: Língua Estrangeira Moderna: Ensino Fundamental: Anos Finais. Brasília, DF: MEC, SEB, FNLD, 2013. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD_2014/livro_linguaestrangeira.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. I International Meeting of Languages without Borders: Internationalization and Multilingualism in Higher Education of Brazil. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: https://isf.mec.gov.br/images/2016/agosto/Languages_without_Borders.pdf. Acesso em: 9 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

BROOKS, N. Language and Language Learning: Theory and Practice. New York: Harcourt, Brace & World, 1968.

DÖRNYEI, Z. Questionnaires in second language research: Construction, administration, and processing. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003.

FERRARI, L. M. Cultura e ensino de línguas: reflexões sobre ensino de inglês no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.

GRADDOL, D. English Next. London: British Council, 2006.

GRAY, J. The construction of English: culture, consumerism and promotion in the ELT global coursebook. London: Palgrave Macmillan, 2010.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HOLLIDAY, A. Small cultures. Applied Linguistics, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 237-264, June 1999. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article-abstract/20/2/237/ 175889. Acesso em: 9 set. 2024.

KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, [s.l.], v. 33, p. 2-3, 2003. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/7391/6588. Acesso em: 9 set. 2024.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRAMSCH, C. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57-78, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1127430.pdf. Acesso em: 9 set. 2024.

KRAMSCH, C. The multilingual subject. Oxford: Oxford University Press, 2007.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. London: Equinox, 2008.

MOITA LOPES, L. P. A transdisciplinaridade é possível em linguística aplicada? In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. p. 101-114.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gênero. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOTTA-ROTH, D. Cultura e gênero discursivo no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2008.

NÚCLEO GESTOR ISF. Documentos. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://isf.mec.gov.br/documentos. Acesso em: 15 out. 2024.

ORTÍZ, M. A. Interculturalidad y la enseñanza de lenguas. Madrid: Ediciones Clásicas, 2012.

SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: A multidisciplinary approach to intercultural communication. London: Palgrave MacMillan, 2009.

WILLIAMS, R. Keywords: a vocabulary of culture and society. London: Fontana, 1974.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Duarte, T. V., & Silva, T. C. da. (2025). Cultura e internacionalização: : discursos no Programa Idiomas sem Fronteiras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 24(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.55834

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.