Internacionalização e língua inglesa em uma instituição pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.55809Palavras-chave:
Internacionalização, Língua inglesa, Nível de proficiência em inglês, Proficiência linguísticaResumo
Discussões sobre língua inglesa e internacionalização em instituições acadêmicas não consistem em algo novo, uma vez que investigações desenvolvidas na década de 1990 na Europa podem ser facilmente encontradas. Entretanto, no Brasil, a internacionalização ainda necessita de ajustes para atingir uma melhor eficácia, segundo o relatório da Capes (Brasil, 2017). Este estudo de caso tem o objetivo de compreender as visões de diretor e professores de uma instituição de ensino pública sobre internacionalização e língua inglesa. Suas opiniões são analisadas por meio de questionários, assim como pelo plano estratégico de internacionalização da instituição. Os resultados demonstram que apesar da internacionalização e o inglês serem considerados muito importantes pelos participantes, o nível de proficiência na língua de muitos docentes ainda é básico, e a maioria deles ainda não está realmente envolvida na internacionalização. Além disso, é necessário ajustes para alinhar o processo de internacionalização do campus e o documento norteador.
Downloads
Referências
ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of studies in international education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007.
AMERICAN COUNCIL ON EDUCATION CIGE A [Online]. Model for Comprehensive Internationalization. Available:https://www.acenet.edu/Research-Insights/Pages/Internationalization/CIGE-Model-for-Comprehensive-Internationalization.aspx > Accessed 30 july 2021.
BAUMVOL, L. K., SARMENTO, S. A internacionalização em casa e o uso de inglês como meio de instrução. Florianópolis: Echoes, 2016.
BAUMVOL, L K. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino superior brasileiro: percepções de docentes. In: IX COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ESCRITA CRIATIVA, [DES]LIMIARES DA LINGUAGEM, Porto Alegre, RS. Anais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). p. 362- 370. 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A internacionalização na Universidade Brasileira: resultado do questionário aplicado pela Capes. Brasília, 2017.
CARDOSO, N. N. F. L. Você (não) precisa aprender inglês se quer ser pesquisador(a)!”: o inglês como língua da comunicação cientifica na visão de estudantes pesquisadores(as) em ensino de ciências. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia, 2020.
CARVALHO, S. B. R. de; ARAÚJO, G. C. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, p. 113-131, 2020.
CORRALES, K. A.; REY, L. A. P.; ESCAMILLA, N. S. Is EMI enough? Perceptions from university professors and students. Latin American Journal of Content & Language Integrated Learning, v. 9, n. 2, 2016.
COLEMAN, J. A. English-medium teaching in European Higher Education. Language Teaching, 39(1) pp. 1–14, 2006.
DENZIN, N. K. Sociological methods. Nova York: McGraw-Hill, 1978.
EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 35, n. 2, p. 125-133, 2013.
FINARDI, K.; ROJO, R. Globalization, internationalization and education: what is the connection? International E-Journal of Advances in Education, v. 1, n. 1, p. 18-25, 2015.
FLICK, U. An introduction to qualitative research: Theory, method and applications. London: Sage, 1998.
GUIMARÃES, R. M.; PEREIRA, L. S. M. Mapeamento dos estudos sobre políticas linguísticas e internacionalização no Brasil: uma selfie. In: Forum linguístico. 2021. p. 5596-5617.
HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization. Washington, DC: NAFSA, The Association of International Educators, 2011.
HOFLING, C. ZACARIAS, R.A.S. (EMI) O uso de inglês como meio de instrução: impacto na internacionalização, mobilidade acadêmica e formação de estudantes. In: LUCAS, P. O.; RODRIGUES, R.F.L. Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2017.
JENKINS, J. 2009. English as a lingua franca: interpretations and attitudes. World Englishes, 28.2: 200–207.
KNOBEL, M. Internationalizing Brazil's Universities: Creating Coherent National Policies Must Be a Priority. Research & Occasional Paper Series: CSHE. 11.11. Center for Studies in Higher Education, 2011.
KIM, EG. Korean engineering professors' views on English language education in relation to English-medium instruction. Journal of Asia TEFL, v. 11, n. 2, 2014.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education, v. 8, n. 1, p. 5-31., 2004.
KOBAYASHI, E. Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um núcleo de línguas do programa Inglês sem Fronteiras. Tese de Doutorado, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, São Paulo, 2016.
LAUS, S. P.; MOROSINI, M. C. Internationalization of higher education in Brazil. Higher Education in Latin America, p. 111, 2005.
MACARO, E. English Medium Instruction. Oxford University Press, 2018.
MAGALHÃES, J. A convenção de Bolonha e a reforma do ensino universitário. A Universidade Iluminista (1929-2009). De Alfred Whitehead a Bologna, p. 251-263, 2011.
MATIAS, G.; XAVIER, L. B. Os novos ares trazidos pelo Processo de Bolonha. Getulio, n. 07, 2008.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing-edição compacta. Elsevier Brasil, 2013.
MEADOWS. A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Leme Livros, 1999.
MIRANDA, J. A. A. de; STALLIVIERI, L. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, p. 589-613, 2017.
NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, v. 22, p. 144-175, 2020.
ORTELANI, M. P. Internacionalização universitária e seus impactos na concepção de ação docente de professores universitários na área das engenharias. 2017.
ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J. M. T.; BARBOSA, A. S. A internacionalização de Instituições de Ensino Superior: proposição de modelo conceitual a partir do papel dos pesquisadores. Encontro da ANPAD-EnANPAD, 2017.
SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES, W. B. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte:UFMG, 2016.
SOBRINHO, J. D. O processo de Bolonha. ETD-Educação Temática Digital, v. 9, n. esp., p. 107-132, 2007.
SUZINA, A. C. English as lingua franca. Or the sterilisation of scientific work. Media, Culture & Society, v. 43, n. 1, p. 171-179, 2021.
PEREIRA, P.; HEINZLE, M. R. S. Professor cosmopolita: as ações sociais de internacionalização nos programas de pós-graduação. ETD Educação Temática Digital, v. 22, n. 3, p.694-711, 2020.
VIEIRA, A. C. Internacionalização da educação superior brasileira: uma nova fase se inicia após o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras? Repositório UNB, Brasília, no 2019, p. 1-86,26 jul. 2019.
VILA, F. Xavier. The hegemonic position of English in the academic field: Between scientific diglossia and academic lingua franca. European Journal of Language Policy, v. 13, n. 1, p. 47-73, 2021.
VINKE, A. A.; SNIPPE, J.; JOCHEMS, W. English‐medium Content Courses in Non‐English Higher Education: a study of lecturer experiences and teaching behaviours. Teaching in Higher Education, v. 3, n. 3, p. 383-394, 1998.
WELLER, W.; REIS, J. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras. Pro-Posições, v. 33, p. e20210062, 2022.
WIELEWICKI, H. de G.; OLIVEIRA, M. R. Internacionalização da educação superior: Processo de Bolonha. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, p. 215-234, 2010.
ZARE-EE, A.; HEJAZI, Y. University teachers’ views on English as the medium of instruction in an Iranian higher education institution. Arab World English Journal (AWEJ), v. 8, n. 4, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


