A perspectiva dialógica aplicada ao ensino de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53462Palavras-chave:
Teoria dialógica, Tarefas, Leitura e escritaResumo
Este artigo tem o propósito de discutir sobre a elaboração e a avaliação de tarefas para o ensino de leitura e escrita a partir da perspectiva dialógica da linguagem. Para tanto, construímos alguns critérios para elaboração de tarefas de leitura e escrita que reflitam a perspectiva teórica adotada, tais como a necessidade de priorizar o uso da linguagem por meio dos gêneros do discurso, de enfocar os aspectos contextuais, situacionais e funcionais do gênero e de desenvolver questões de leitura que vão além da dimensão informativa, dando destaque aos elos que o texto estabelece com outros discursos e com os não ditos que devem ser inferidos. Além disso, apresentamos uma tarefa de leitura e escrita elaborada a partir dos critérios propostos, bem como uma grade de avaliação que considera aspectos contextuais e discursivos na correção dos textos.
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