A perspectiva dialógica aplicada ao ensino de leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53462

Palavras-chave:

Teoria dialógica, Tarefas, Leitura e escrita

Resumo

Este artigo tem o propósito de discutir sobre a elaboração e a avaliação de tarefas para o ensino de leitura e escrita a partir da perspectiva dialógica da linguagem. Para tanto, construímos alguns critérios para elaboração de tarefas de leitura e escrita que reflitam a perspectiva teórica adotada, tais como a necessidade de priorizar o uso da linguagem por meio dos gêneros do discurso, de enfocar os aspectos contextuais, situacionais e funcionais do gênero e de desenvolver questões de leitura que vão além da dimensão informativa, dando destaque aos elos que o texto estabelece com outros discursos e com os não ditos que devem ser inferidos. Além disso, apresentamos uma tarefa de leitura e escrita elaborada a partir dos critérios propostos, bem como uma grade de avaliação que considera aspectos contextuais e discursivos na correção dos textos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, P. H. Guardar e defender o espaço escolar é função do estado. Jovem Pan News, 2023

Disponível em:

<https://jovempan.com.br/pedro-henrique-alves/guardar-e-defender-o-espaco-escolar-e-funcao-do-estado-2.html>. Acesso em: 03 set. 2023.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski (1963). Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. Organização aos cuidados de Valdemir Miotello. Pedro e João Editores, 2011.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável (1920-1924). Trad. Vlademir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. VOLOSHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BUNZEN, C. Dinâmicas discursivas na aula de português: os usos do livro didático e projeto didáticos autorais. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465296>. Acesso em: 12 maio 2024.

DI FANTI, M. Discurso, mídia e produção de sentidos: questões de leitura e de formação na contemporaneidade. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 11, nº 2, p. 418-438, 2015. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5503>. Acesso em: 12 maio 2024.

FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: As idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

GIL, M.; SIMÕES, L. Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v.15, n.1, p. 261-179, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/KYqWM3g78MMfvjLggMsbbCn/>. Acesso em: 04 abr. 2020.

GOMES, M.; GRUBERT, L. A elaboração de tarefas para o ensino de Língua Portuguesa a partir da teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. Trabalhos em Linguística Aplicada, 58.3, pp 1197-1220, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tla/a/sGdVd6xVFdsVkjY7trc7XZz/>. Acesso em: 02 ago. 2019.

ROJO, R. Alfabetização e letramento: sedimentação de práticas e (des)articulação de objetos de ensino. Revista Perspectiva. v. 24, n. 2. p 569- 596, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1663/1411>. Acesso em: jul. 2024.

MANSO, B. P. Sobre homicídios e ataques em escolas e creches. Jornal da USP, 2023.

Disponível em:

<https://jornal.usp.br/articulistas/bruno-paes-manso/sobre-homicidios-e-ataques-em-escolas-e-creches/>. Acesso em: 03 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Gomes, M., Rodrigues, D. B., Correa, D. A., & Carvalho, W. S. de. (2024). A perspectiva dialógica aplicada ao ensino de leitura e escrita. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT14. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53462

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.