Elaboração de plano de aula para o ensino de Libras como língua adicional:
diretrizes para professores iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56002Keywords:
Libras, Língua adicional, Ensino., Formação de professores, Abordagem comunicativa;, Plano de aulaAbstract
Dada a ausência de formação continuada de professores de Libras e os desafios dos aprendizes falantes de português, este estudo busca preencher essa lacuna, apresentando diretrizes pedagógicas para planos de aula de Libras como língua adicional (LA). A primeira parte aborda o planejamento pedagógico no ensino de Libras (ZEICHNER, 1993; LIBÂNEO, 1994; Takahashi; FERNANDES, 2004; GIL, 2005), as principais abordagens metodológicas (Leffa, 1988; Gesser, 2010; SILVA, 2020) e o perfil do professor reflexivo (Kumaravadivelu, 2003). A segunda parte detalha componentes do plano de aula – tema, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação (ENRICONE et al., 1985; LIBÂNEO, 1994; TAKAHASHI; FERNANDES, 2004; RICHARDS, 2006; PILETTI, 2010; VEIGA, 2023; SILVA, 2017) – e discute a abordagem intercultural e o ensino baseado em tarefas (SILVA, 2021; LOPES, 2022). A terceira parte analisa dois planos de aula, identificando variações na estruturação e propondo soluções metodológicas baseadas no ensino explícito e implícito (SILVA, 2021). A conclusão reforça que um plano de aula bem elaborado promove uma educação linguística de qualidade.
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