O Projeto “Boca De Lobo”:
uma experiência decolonial de ensino de língua inglesa no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56512Palavras-chave:
Linguística Aplicada Crítica, Educação Linguística, Materiais decoloniais, Ensino de língua inglesaResumo
O ensino de línguas no Brasil prioriza o estudo de estruturas, ignorando fatores essenciais como cultura e identidade. Este artigo apresenta o projeto intitulado Boca de lobo, e-book desenvolvido pelo Grupo de Professores de Línguas do Pará (GEPLIPA/UEPA/CNPq) e por discentes do curso de Letras-Língua Inglesa, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na disciplina de Estágio Supervisionado I. Com atividades interdisciplinares que abordam temas como animais da Amazônia, arte marajoara e rios, o projeto busca conectar a língua-alvo a temas relevantes para os aprendentes, promovendo reflexões críticas, considerando, entre outros estudos relevantes, os de Freire (1996), Morin (2000), Anjos (2019), e Monte Mór e Sousa (2021). O e-bookde atividades Boca de lobo, enquanto material didático decolonial, situa-se no campo da Linguística Aplicada Crítica, mostrando o potencial de ferramentas que valorizam a diversidade cultural, em oposição às abordagens eurocêntricas tradicionais.
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