Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729Palavras-chave:
ensino de língua inglesa, ensino de produção escrita, letramento acadêmico, ensino baseado em gêneros, EPTNMResumo
Este artigo reflete sobre a possibilidade de explorar a abordagem de letramentos acadêmicos (LA) fora do contexto do ensino superior, em que há muitos estudos sobre o tema. Assim sendo, considera-se discutir os letramentos acadêmicos em uma instituição na qual os estudantes estão inseridos em um contexto que se permite e se almeja a integração entre os diferentes níveis de ensino (educação profissional técnica, graduação e pós-graduação). Os dados, analisados à luz das teorias que abordam o letramento como prática social, são provenientes das atividades dos professores que atuam no ensino de língua inglesa em uma Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Minas Gerais, obtidas por meio de um questionário via Google Forms. As análises, de caráter interpretativo, evidenciam que o desenvolvimento das habilidades de escrita em inglês pode acontecer como prática social, de forma contextualizada e situada, sem separar as pessoas e os lugares dos textos. Os resultados permitiram trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, contribuindo para os estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico.
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