As competências de uma professora reveladas e desenvolvidas durante seu processo de mudança de abordagem de ensinar inglês
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i2.58801Palavras-chave:
Formação continuada, Abordagem de ensinar, Competências de ensinar, Operação Global de Ensino de LínguasResumo
Este estudo reporta um recorte dos dados de uma pesquisa de doutorado. Em vista disso, neste artigo, objetivo apresentar as competências reveladas e desenvolvidas por uma professora-pesquisadora ao longo de seu processo de mudança de abordagem no ensino de inglês em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de educação profissional e tecnológica. Fundamentada nos conceitos de abordagem de Almeida Filho (1993; 1997, entre outros) e Anthony (1963), bem como no modelo da Operação Global de Ensino de Línguas (OGEL) proposto por Almeida Filho (1993; 2012 2015; 2018a; 2023), especialmente no que diz respeito ao sistema de competências. Desse modo, este trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e interventivo. Para a análise dos dados provenientes de diários, transcrições de aulas e reuniões com a orientadora, foram realizadas a triangulação e a Análise de Conteúdo (AC)desses dados (Bardin, 1977). A partir dessa análise, foram identificadas, especialmente, as competências implícita, teórica e linguístico-comunicativa, ressaltando a complexidade e a não linearidade do processo de mudança de abordagem de uma professora-pesquisadora. Os resultados apontam que a reflexão crítica, aliada ao conhecimento teórico, é fundamental para a ressignificação da própria prática docente.
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