Do estágio supervisionado ao desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade do professor de língua inglesa:

uma pesquisa narrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.57529

Palabras clave:

Estágio supervisionado, Língua Inglesa, Educação Profissional Inicial, Artesania Pedagógica, Senso de Plausibilidade

Resumen

Este artigo explora o estágio supervisionado em língua inglesa como componente essencial no processo de educação profissional inicial. Regulamentado por legislação específica, o estágio permite que futuros professores experimentem o ambiente escolar sob a orientação de profissionais já qualificados, facilitando a transição entre formação inicial e atuação autônoma. Assim sendo, objetivo, através da realização de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), relatar experiências sentir-pensantes de um professor em processo de educação profissional inicial ao realizar seu estágio supervisionado em língua inglesa em um colégio de Ensino Fundamental da Zona Rural de um município do Centro-Oeste paranaense e refletir sobre como essas experiências contribuíram para o desenvolvimento de sua artesania pedagógica (SCHÖN, 1987) e de seu senso de plausibilidade (Prabhu, 1990). Dessa forma, pude concluir que o estágio supervisionado é basilar ao processo de educação profissional inicial, pois permite o desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade ao permitir a vivência da prática escolar de forma concreta, crítica, reflexiva e supervisionada.

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Biografía del autor/a

Claudio Fernandes Baranhuke Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Letras (2023-2027) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Estudos da Linguagem (2020-2021) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Ingá (2020-2021) e em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2020-2021) pela Faculdade Unyleya. Graduado em Letras Português/Inglês e suas Respectivas Literaturas (2016-2019) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tenho interesse de pesquisa nas áreas de Ensino de Línguas Adicionais, Educação Linguística, Educação de Professores de Línguas Adicionais, Desenvolvimento de Materiais de Ensino e na Teoria da Complexidade. Atuo como professor de língua inglesa desde 2017, exercendo a docência em escolas púbicas, particulares, bilíngues e em centros de idiomas. Também atuei como técnico de relações internacionais no Escritório de Relações Internacionais da UEPG (2022). Atualmente, sou professor colaborador do curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Acredito em uma educação linguística pública, gratuita, equitativa e de qualidade.

Citas

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Publicado

2025-07-10

Cómo citar

Baranhuke Junior, C. F. (2025). Do estágio supervisionado ao desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade do professor de língua inglesa:: uma pesquisa narrativa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 24(1), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.57529

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