Do estágio supervisionado ao desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade do professor de língua inglesa:
uma pesquisa narrativa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.57529Palabras clave:
Estágio supervisionado, Língua Inglesa, Educação Profissional Inicial, Artesania Pedagógica, Senso de PlausibilidadeResumen
Este artigo explora o estágio supervisionado em língua inglesa como componente essencial no processo de educação profissional inicial. Regulamentado por legislação específica, o estágio permite que futuros professores experimentem o ambiente escolar sob a orientação de profissionais já qualificados, facilitando a transição entre formação inicial e atuação autônoma. Assim sendo, objetivo, através da realização de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), relatar experiências sentir-pensantes de um professor em processo de educação profissional inicial ao realizar seu estágio supervisionado em língua inglesa em um colégio de Ensino Fundamental da Zona Rural de um município do Centro-Oeste paranaense e refletir sobre como essas experiências contribuíram para o desenvolvimento de sua artesania pedagógica (SCHÖN, 1987) e de seu senso de plausibilidade (Prabhu, 1990). Dessa forma, pude concluir que o estágio supervisionado é basilar ao processo de educação profissional inicial, pois permite o desenvolvimento da artesania pedagógica e do senso de plausibilidade ao permitir a vivência da prática escolar de forma concreta, crítica, reflexiva e supervisionada.
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