O processo de Letramento Crítico em grupos de Aprendizagem Cooperativa:
interseções e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.55287Palavras-chave:
Letramento crítico, Aprendizagem Cooperativa, Produção TextualResumo
Este artigo explora os conceitos de Letramento Crítico (LC) e Aprendizagem Cooperativa (AC), propondo interseções e possibilidades de trabalho em sala de aula com base nessas teorias. Argumenta-se que o trabalho com grupos de aprendizagem cooperativa potencializa o desenvolvimento do letramento crítico. A abordagem é fundamentada nas novas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), que aliam questões educacionais e culturais a objetivos linguísticos e instrumentais. A metodologia da aprendizagem cooperativa é apresentada como um instrumento eficaz para combater a discriminação social, valorizar a cultura e melhorar o rendimento acadêmico dos alunos. A proposta didática inclui etapas de pré-textualização, textualização e pós-textualização, utilizando técnicas cooperativas e uma abordagem crítica dos textos. As atividades são desenhadas para fomentar a interação, a responsabilidade compartilhada e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. As conclusões ressaltam a importância de integrar LC e AC para promover uma educação inclusiva e transformadora, destacando a necessidade de adaptação contínua das metodologias e a formação contínua de professores.
Downloads
Referências
ALAMO, S. S. B. et al. Aprendizagem cooperativa e significativa no contexto da educação virtual. Horizontes – Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, [S. l.], v. 6, n. 26, p. 2117–2130, nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i26.478. Acesso em: 12 jul. 2024.
AURA, I. et al. Role-play experience’s effect on students’ 21st century skills propensity. The Journal of Educational Research, [S. l.], v. 116, n. 3, p. 159–170, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00220671.2023.2227596. Acesso em: 11 jul. 2024.
BAPTISTA, L. M. T. R. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BARROS, C. S.; COSTA E. G. M. (Org.). Espanhol: ensino médio. Coleção explorando o ensino. Brasília, Brasil: Ministério da Educação, Secretaria da educação. 2010. p. 119-136.
BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.
BECK, A. A place for critical literacy. Journal of Adolescent & Adult Literacy, [S.l], v. 55, n. 3, p. 231-240, 2011.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CASSANY, D. Tras las líneas: sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
COFFEY, H. Critical Literacy. [S. l.]: Learn NC, 2008. Disponível em: https://www.nvit.ca/docs/critical%20literacy.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GEE, J. P. Social linguistics and literacy: ideology in discourses. London: Falmer, 1990.
JANKS, H. Literacy and power. New York: Routledge, 2010.
JANKS, H. The importance of critical literacy. English Teaching: Practice and Critique, Hamilton, v. 11, n. 1, p. 150-163, May 2012.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. New Jersey: Pretence-Hall, 1989.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Cooperative learning: The foundation for active learning. In: BRITO, S. M. (Ed.). Active Learning. Beyond the Future. London: IntechOpen, 2018. p. 59-70. DOI: 10.5772/intechopen.81086. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/63639. Acesso em: 10 jul. 2024.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. J. Making Cooperative Learning Work. Edina, MN: Interaction Book Company, 1999.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.
MOURA, A. C. C.; PORTELA, A. S.; LIMA, A. M. A. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 12 jul. 2024.
OVEJERO BERNAL, A. El aprendizaje cooperativo: una alternativa eficaz a la enseñanza tradicional. Oviedo: PPU, 1989.
OVEJERO BERNAL, A. Aprendizaje cooperativo crítico: mucho más que una mera técnica pedagógica. Madrid: Ediciones Pirámide, 2018.
SILALAHI, F. F.; HUTAURUK, B. S. The Application of Cooperative Learning Model during Online Learning in the Pandemic Period. Journal of Physics: Conference Series, 1684, 2020.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
STRAHM, M. F. Cooperative Learning: Group Processing and Students’ Needs for Self Worth and Belonging. Alberta Journal of Educational Research, [S. l.], v. 53 n. 1, 63–76, 2007.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
ZAVALA, V. Desencuentros con la escritura: escuela y comunidad en los Andes peruanos. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


