Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Suelen Batista Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4129

Palavras-chave:

Representações sociais, Ciclos de aprendizagem, Estudantes de pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo delinear o possível núcleo central das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de Pedagogia. O referencial de base foi a teoria das representações sociais, particularmente a abordagem estrutural proposta por Abric (1998). Realizouse a pesquisa com 200 estudantes em diferentes estágios de formação na Universidade Federal de Pernambuco. O procedimento de coleta foi a técnica de associação livre, cujas palavras resultantes foram tratadas com o software EVOC. Os resultados sugerem que os estudantes estão construindo representações sociais que se distanciam dos princípios norteadores da proposta dos ciclos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Dpto de Administração Escolar e Planejamento Educacional - Programa de Pós Graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica Centro de Educação - UFPE.

Suelen Batista Freire, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de  Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bolsista PIBIC/FACEPE CNPq, Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Machado, L. B., & Freire, S. B. (2013). Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia. Linhas Crí­ticas, 19(39), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4129

Edição

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