Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066

Palavras-chave:

Estratégia de aprendizagem, Deficiência visual, Mãos na massa, Álgebra Linear

Resumo

A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual.

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Biografia do Autor

Adriano Bressane, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista ”“ UNESP.  Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de São José dos Campos (SP)

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP, com Estágio Doutoral na Universidade do Minho/PT. Professor Adjunto da Universidade de Brasília ”“ UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado acadêmicos e Mestrado Profissional).

Sandra Bizarria Lopes Villanueva, Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Doutora em Engenharia Química pela UNICAMP. Professora Titular da Faculdade de Engenharia de Sorocaba ”“ FACENS.

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Publicado

20.02.2019

Como Citar

Bressane, A., Moreira, G. E., & Villanueva, S. B. L. (2019). Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment. Linhas Crí­ticas, 25, e23066. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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