Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar

ensinar aprendendo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18969

Palavras-chave:

Classe hospitalar, Experiências docentes, Narrativas, Acompanhamento

Resumo

Quais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo

Maria da Conceição Passeggi é Pesquisadora do CNPq, Pq2. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografias, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de pesquisaformação e focalizam a reflexividade autobiográfica como disposição humana, promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro. E-mail:
mariapasseggi@gmail.com

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do SemiÁrido

Simone Maria da Rocha é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do SemiÁrido e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO -UFERSA/UERN/IFRN). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto) biográficas em Educação (GEPNAE-UFERSA-CNPq). E-mail: simone.rocha@ufersa.edu.br

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Passeggi, M. da C., & Rocha, S. M. da. (2018). Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo. Linhas Crí­ticas, 24, e18969. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18969

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade

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