Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Suelen Batista Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4129

Palavras-chave:

Representações sociais, Ciclos de aprendizagem, Estudantes de pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo delinear o possível núcleo central das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de Pedagogia. O referencial de base foi a teoria das representações sociais, particularmente a abordagem estrutural proposta por Abric (1998). Realizouse a pesquisa com 200 estudantes em diferentes estágios de formação na Universidade Federal de Pernambuco. O procedimento de coleta foi a técnica de associação livre, cujas palavras resultantes foram tratadas com o software EVOC. Os resultados sugerem que os estudantes estão construindo representações sociais que se distanciam dos princípios norteadores da proposta dos ciclos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Dpto de Administração Escolar e Planejamento Educacional - Programa de Pós Graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica Centro de Educação - UFPE.

Suelen Batista Freire, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de  Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bolsista PIBIC/FACEPE CNPq, Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

ABRIC, Jean Claude.Abordagem estrutural das representações sociais. Trad. Pedro Humberto de Faria. In: MOREIRA, A S. P; OLIVEIRA, D. C. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia-GO: Editora AB, 1998. p. 27-38.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro-RJ, v. 14, n. 40, p. 35-50, jan./abr. 2009.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto. Brasília-DF, v. 14, n. 61, p. 60-78, jan./mar. 1994.

ANICETO, Rosimere de Almeida. Entre discursos e práticas nos ciclos de aprendizagem:as representações sociais dos professores. 2011. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

LIMA, Andreza Maria de. O “bom aluno” nas representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. 2009. 379 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pernambuco, 2009.

MACHADO, Laêda Bezerra; ANICETO, Rosimere de Almeida. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro-RJ, v.18, n.67, p.345-363, abr./jun. 2010.

MACHADO, Laêda Bezerra. Eles “passam de bolo” e ficam cada vez mais analfabetos: discutindo as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Revista psicologia da educação. São Paulo-SP, v. 24, p. 111-128. jan./jun. 2007.

MAINARDES, Jefferson. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo-SP: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Denize Cristina de; MARQUES, Sérgio Correia; GOMES, Antônio Marcos; TEIXEIRA, Maria Cristina Trigueiro. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antônia Silva Paredes; CAMARGO, Brígido Vizeu; JESUÃNO, Jorge Correia; NOBREGA, Sheva Maia. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2005. p. 573-606.

RECIFE, Secretaria de Educação. Diretoria-Geral do Ensino. Tempos de aprendizagem, identidade cidadã e organização da educação escolar em ciclos. Recife-PE: Secretaria de Educação, 2003.

Downloads

Publicado

25.09.2013

Como Citar

Machado, L. B., & Freire, S. B. (2013). Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia. Linhas Crí­ticas, 19(39), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4129

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.