Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Patrícia Irene dos Santos Rede Municipal de Educação de Recife

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3675

Palavras-chave:

Representação social, Profissão, Professor(a)

Resumo

O artigo analisa as representações sociais do ser professor. Para compreensão da natureza simbólica da profissão, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 20 professoras efetivas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, PE. O procedimento de coleta utilizado foi a entrevista. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais. Falta de reconhecimento, várias jornadas acumuladas e baixos salários ganham destaque nos depoimentos. Os resultados constituem um alerta para as políticas públicas resgatarem a valorização e reconhecimento social de docentes.

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Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Laêda Bezerra Machado, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planeja-mento Educacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Pernambuco. Dentre suas publicações recentes encontram-se a organização do livro Políticas e Gestão da Educação Básica, 2010 (com Maria Eliete Santiago).

Patrícia Irene dos Santos, Rede Municipal de Educação de Recife

Patrícia Irene dos Santos, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da rede Municipal do Recife-PE. Professora do Departamento de Educação da Faculdade Frassinetti do Recife ”“ FAFIRE.

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Machado, L. B., & Santos, P. I. dos. (2011). Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica. Linhas Crí­ticas, 17(32), 45–60. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3675

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

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