Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Patrícia Irene dos Santos Rede Municipal de Educação de Recife

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3675

Palavras-chave:

Representação social, Profissão, Professor(a)

Resumo

O artigo analisa as representações sociais do ser professor. Para compreensão da natureza simbólica da profissão, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 20 professoras efetivas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, PE. O procedimento de coleta utilizado foi a entrevista. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais. Falta de reconhecimento, várias jornadas acumuladas e baixos salários ganham destaque nos depoimentos. Os resultados constituem um alerta para as políticas públicas resgatarem a valorização e reconhecimento social de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Laêda Bezerra Machado, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planeja-mento Educacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Pernambuco. Dentre suas publicações recentes encontram-se a organização do livro Políticas e Gestão da Educação Básica, 2010 (com Maria Eliete Santiago).

Patrícia Irene dos Santos, Rede Municipal de Educação de Recife

Patrícia Irene dos Santos, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da rede Municipal do Recife-PE. Professora do Departamento de Educação da Faculdade Frassinetti do Recife ”“ FAFIRE.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações da identidade docente: uma contribuição para aformulação de políticas. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n.57, p. 579-594, out./dez. 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, vol. 19, n. 44, p. 19-32, abril, 1997.

BRZEZINSKI, Ãria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB 9.394/96: possibilidadese perplexidades. In: BRZEZINSKI, Ãria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 147-167.

ENGUITA, Mariano. A ambigüidade da docência entre o profissionalismo e a proletarização. RevistaTeoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 41-61, 1991.

ESTEVE, Jose Manuel. Mudanças Sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.). ProfissãoProfessor. Lisboa: Porto Editora, 1995. p. 93-124.

JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.).As Representações Sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p. 17-44.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional:formar-se para a mudança e a incerteza.2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MADEIRA, Margot Campos. Representações Sociais de Professores sobre a própria profissão: Ã busca de sentidos. Universidade Católica de Petrópolis ”“ UCP. Disponível em: Acesso: em 22 mai. 2006.

MAURÃCIO, Lucia Velloso. A opção pelo magistério representada por professoras de ensinofundamental em memoriais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 115-138, abr. 2009.

MINAYO, Maria Cecília. Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo:HUCITEC, 2000.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

_________. Representações Sociais:Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.

NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.

PAREDES, Eugenia Coelho. Entrevista: anotações para pesquisadores iniciantes. In: MENIN, MariaSuzana; SHIMIZU, Alessandra (Orgs.). Experiência e representação social:questões teóricas e meto-dológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p.131-156.

POPKEWITZ, Tomás. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a suahistória, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e sua formação.Lisboa:Dom Quixote, 1995.

SACRISTÁN, Jose Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). profissão Professor.2. ed. Porto: Porto, 1999.

SHIMIZU, Alessandra de Morais et al. Representações Sociais sobre identidade e trabalho docente: a formação inicial em foco.In:Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED, 31, Caxambu, 2008.

SPINK, Mary Jane. O conhecimento no cotidiano:as Representações Sociais na perspectiva da psicologia. São Paulo: Brasiliense, 1995.

VALLE, Ione Ribeiro. Da “identidade vocacional” Ã “identidade profissional”:a constituição de um corpodocente unificado. Perspectiva,Florianópolis, v. 20, n. Especial, p. 209-230, jul./dez. 2002.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Machado, L. B., & Santos, P. I. dos. (2011). Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica. Linhas Crí­ticas, 17(32), 45–60. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3675

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.