Configurações da cultura escolar militar

relações de significações com os jovens alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26204

Palavras-chave:

Cultura Escolar Militar, Jovens, Ensino Médio

Resumo

O artigo apresenta as configurações da cultura escolar de uma escola civil militar que atende ao Ensino Médio, em Cuiabá-MT. É um estudo qualitativo e descritivo que teve como instrumentos de pesquisa fontes documentais, observações e entrevistas semiestruturadas. As discussões têm assento na socioantropologia sobre os desafios da escola e do Ensino Médio ao atender as juventudes; como a cultura escolar lida com a diversidade juvenil; como o projeto pedagógico se vincula aos contextos de vida dos alunos. Compreendeu-se que os projetos de vida dos “jovens alunos” são marcados por incertezas em relação à proximidade com a adultez e a terminalidade dos estudos e a importância de investigações sobre as relações entre os jovens, a escola e o Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Professora Doutora em Educação ”“ UFMT, atua na Faculdade de Educação Física ”“ UFMT, Professora Orientadora do Mestrado Profissional em Educação Física, leciona as disciplinas de Estágios e Práticas Curriculares no Ensino Médio. E-mail: marciacoffani@hotmail.com

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Professor Doutor em Educação ”“ UFMT, atua na Faculdade de Educação Física ”“ UFMT, Professor Orientador do Mestrado Profissional em Educação Física e do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Educação ”“ UFMT, leciona as disciplinas de Teoria e Prática do Jogo e Educação Física e Ludicidade, Líder do Grupo de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade. E-mail: gomescleo.cg@gmail.com

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Publicado

08.09.2020

Como Citar

Rodrigues da Silva Coffani, M. C., & Ferreira Gomes, C. . (2020). Configurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunos. Linhas Crí­ticas, 26, e26204. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26204

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