Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3617Keywords:
Hermenêutica;, Sociologia do conhecimento;, Metodologias qualitativas;, Hermenêutica objetivaAbstract
No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem à s abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt.
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