Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26417Palavras-chave:
Ensino de 1o grau, Alfabetização, Proposta Curricular, AvaliaçãoResumo
Este artigo objetiva analisar as bases teóricas da proposta curricular implementada no Espírito Santo, na década de 1970, para atender aos princípios da inovação do ensino preconizados na nova Lei nº 5. 692/71. Focaliza aspectos do currículo voltados para a alfabetização e, principalmente, o modelo de avaliação da aprendizagem adotado com a finalidade de verificar a efetividade do currículo no que diz respeito à elevação dos índices de aprovação e sua adequação aos níveis de desenvolvimento cognitivo das crianças. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pois analisa documentos/textos produzidos no período. Conclui, a partir da análises, que a avaliação serviu para conformar um modelo de organização do ensino aprendizagem e, apesar de ter auxiliado a verificação da efetividade do currículo, tanto o currículo como a avaliação não contribuíram para diminuir significativamente os índices de evasão e repetência nas escolas públicas capixabas.
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