Precariedades e incertezas

trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139036

Palavras-chave:

Professor iniciante, Ensino remoto, Experiência

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 84 professores iniciantes, atuantes na Educação Básica e no Ensino Superior de 15 estados brasileiros. O estudo teve por objetivo discutir sobre as experiências dos professores/as em início de carreira no atual contexto do Ensino Remoto Emergencial, devido à covid-19. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário disponibilizado via Google Forms em rede social. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A pesquisa revela que as extensas horas de trabalho em condições precarizadas têm gerado intenso desgaste emocional, acarretando um processo de exaustão e adoecimento emocional.

 

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Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho, Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE). Membra do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO) E-mail: fwmartinez@uenp.edu.br

Analígia Miranda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2016). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE). E-mail: analigia.miranda@ufms.br

Ana Caroline Oliveira Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Unina (2021). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GEPE/UENP). E-mail: caoliveira1683@gmail.com

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Publicado

01.10.2021

Como Citar

Martinez, F. W. M., Silva, A. M. da, & Costa, A. C. O. (2021). Precariedades e incertezas: trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19. Linhas Crí­ticas, 27, e39036. https://doi.org/10.26512/lc27202139036

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