Intencionalidade e responsabilidade

a experiência em Dewey para a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Experiência, Formação docente

Resumo

Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.

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Biografia do Autor

Mariane Falco, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Professora de Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP). E-mail: mfalco@usp.br

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Arquivos adicionais

Publicado

13.05.2021

Como Citar

Falco, M. (2021). Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Linhas Crí­ticas, 27, e36898. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898

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