Transição para o ensino fundamental II

o que dizem as pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137594

Palavras-chave:

Transição escolar, Ensino fundamental, Desempenho escolar, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5º para o 6º ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.

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Biografia do Autor

Ludimila Maria da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (2021). Mestranda em Educação pela UFOP Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (Nesfe). E-mail: ludmila.reis@aluno.ufop.edu.br

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (Nesfe). E-mail: marlicenogueira@ufop.edu.br

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Publicado

29.09.2021

Como Citar

Reis, L. M. da S. ., & Nogueira, M. de O. e. (2021). Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Crí­ticas, 27, e37594. https://doi.org/10.26512/lc27202137594

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