Educação física e escolar e regime domiciliar de exercícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36058

Palavras-chave:

Educação Física, Regime Domiciliar de Exercício, Transdisciplinaridade

Resumo

Partindo de um relato de experiência, este artigo objetiva discutir as aulas de Educação Física do Ensino Médio desde o Regime de Exercício Domiciliar (RED) aos alunos de uma instituição federal de educação (n=638). Pesquisa-ação, a análise de dados se deu por leitura flutuante e análise de conteúdo. Foi bem-sucedido o estímulo a um estilo ativo de vida, promovendo ainda reflexões relacionadas com a cultura corporal de movimento. O RED não substitui as aulas presenciais, mas abre precedentes importantes para a inovação, transdisciplinaridade e os avanços educacionais. É uma mudança e expansão do modelo da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pomin, Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil

Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade da Coruña (UDC) (2011). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Primavera do Leste. Membro Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte – IFMT. E-mail: fabiana.pomin@pdl.ifmt.edu.br

Referências

Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, 8(3), 348-365. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

Alves, L., & Moreira, A. (2017). Tecnologias & aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Edufba.

Araújo, U. F. de. (2014). Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. Summus.

Arruda, E. P. (2020) Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo (4 ed). Edições70.

Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos (Tradução: Medeiros, C.A). Jorge Zahar.

Brasil. (1969). Decreto Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969 (Dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1044.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20tratamento%20excepcional%20para%20os%20alunos%20portadores%20das%20afec%C3%A7%C3%B5es%20que%20indica

Brasil. (2003). Lei Nº 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003 (Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

Dewey, J. (1959). Como pensamos (5 ed). Nacional.

Formiga, M. M. (2009). Educação a distância: o estado da arte. Pearson.

Godoi, M., Pinto, B. da S., Cabeleira, J. B., Lourenço, R. G., & Moreira, E. C. (2021). Professores de educação física como experts adaptativos e a busca de inovação. Linhas Críticas, v.27, p. 1-21. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36668/29226

Hernández, F., & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio (5 ed). Artmed.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12. https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020a). Resolução Nº 019, de 23 de abril de 2020 (Dispõe sobre o regulamento para aproveitamento das atividades de ensino realizadas pelos campi durante a suspensão do calendário acadêmico do ano letivo 2020). http://cba.ifmt.edu.br/media/filer_public/18/4d/184d0cdc-c40f-4227-8be1-2fe79f0dc7e9/resolucao_no_019_-_23042020_-_aprovar_ar_regulamento_de_atividades_remotas_red.pdf

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020b). Ofício Nº 006/2020, de 7 de maio de 2020 (Parecer sobre cessão temporária de equipamentos de informática aos estudantes o IFMT/PDL em situação de vulnerabilidade). Ministério da Educação. Secretaria de Educação profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Campus Primavera do Leste.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020c). Instrução normativa Nº 009, de 19 de agosto de 2020 (Orienta procedimentos quanto à execução do Regime de Exercício Domiciliar no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT e dá outras providências em conformidade com a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Mato Grosso. http://ifmt.edu.br/media/filer_public/93/42/9342344e-0d76-49d3-bdf4-dab0e6ad4edf/in_0092020_-_19082020_-_orienta_os_procedimentos_para_execucao_do_red.pdf

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020d). Instrução Normativa Nº 003, de 22 de abril de 2020 (Orienta procedimentos quanto à execução do Regime de Exercício Domiciliar – RED). http://ifmt.edu.br/media/filer_public/fb/d0/fbd00136-08e6-4fa6-8b20-26ddd5038c65/in_0032020_-_22042020_-_orientacao_dos_procedimentos_de_regime_de_exercicio_domiciliar_do_ifmt.pdf

Joye, C. R., Moreira, M. M., & Rocha, S. S. D. (2020). Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.1-29. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299

Médici, M. S., Tatto, E. R., & Leão, M. F. (2020). Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Thema, 18 (especial), 136-155. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837

Mendes, F. M. M., & Lima, T. S. de. (2020). Educação na pandemia: uma análise do questionário aplicado anos alunos do curso de Jornalismo/UFAC sobre o ensino remoto emergencial. Jamaxi, 4(1), 32-43. https://revistas.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4399

Ministério da Educação (MEC). (2020). O que é educação à distância? http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia

Nerdologia. (2020, fevereiro 18). A Peste Negra [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Q87c4UBXTpY&t=19s

Pedrosa, G. F. S., & Dietz, K. G. (2020). A prática de ensino de Arte e Educação Física no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura, 2(6), 103-112. http://doi.org/10.5281/zenodo.3894895

Pra Quem Pedala. (2020, março 20). Pedalar ou não pedalar nessa crise? [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=KP1NihubJrk&t=71s

Prudêncio, K. (2014). Método de pesquisa. Curitiba, UFPR.

Ramos, S. S. (2020). Regime Domiciliar: Projeto Integrador Ensino Médio “Como não Adiantar o Fim do Mundo”. Plano de Ensino. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Primavera do Leste. Primavera do Leste. IFMT.

Ramos, S. S., Pomin, F., Vidal, L. M. M., & Mendes, W. R. (2020). “Como não adiantar o fim do mundo”: educação em tempos de pandemia. Alembra, v. 2, n. 5, p. 52-69. http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/974

Senechal, A. (2020, abril 9). Corona vírus: afinal, pode ou não pode sair para correr e pedalar na rua? Veja. https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-afinal-pode-ou-nao-pode-sair-para-correr-ou-pedalar-na-rua/

Senra, V. B. C., & Silva, M. S. da. (2020). A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Brasilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101771-101785. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22114

Silva, A. J. F. da, Pereira, B. K. M., Oliveira, J. A. M. de, Surdi, A. C., & Araújo, A. C. de. (2020). A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da Educação Física Escolar. Corpoconsciência, 24(2), 57-70. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Vanz, M. L. (2020). Relato de experiência em atividades remotas acerca da disciplina de Educação Física. Em C. G. Bergmann, D. F. Anderle, D. D. Pagno, M. M. W. Paim, S. Nunus, & V. Feitas Junior. Desafios de ensinar, aprender e avaliar em tempos de pandemia (73-78). Editora do Instituto Federal Catarinense. https://editora.ifc.edu.br/2020/07/16/desafios-de-ensinar-aprender-e-avaliar-em-tempos-de-pandemia/

Arquivos adicionais

Publicado

11.05.2021

Como Citar

Pomin, F. (2021). Educação física e escolar e regime domiciliar de exercícios. Linhas Crí­ticas, 27, e36058. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36058

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.