Teachers’ conceptions of the term “communicative task”
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.26694Keywords:
Communicative tasks, Pre-service teacher education, Language teachingAbstract
In this article, we aim to present and discuss the results of a research on how teachers define the term communicative task and its features after participating in a university extension course based on theorical principles of task-based approach (PRHABU, 1987; NUNAN,1989; SKEHAN, 1996; ELLIS, 2003; XAVIER, 1999; BARBIRATO, 2005). The extension course was taught at a federal university in the interior of Sao Paulo State. To collect data, we used a questionnaire, an interview, and recording of the last class of the course in which students presented their tasks. The results showed us that the course contributed greatly to the participants’ understanding of the term “task” once they could define it. However, we recognize that more time and opportunities for discussion, reflection, and implementation of tasks in the classroom, besides its elaboration, were needed to understand the concept more deeply.
Downloads
References
ABRAHÃO, M. H. V. A formação inicial e o desenvolvimento profissional do professor de línguas estrangeiras: práticas e pesquisas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 5, n. 2, p. 8-23, 2006. Disponível em:
<https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28323>. Acesso em: 15 nov. 2020.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.
ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBIRATO, R. de C. Ambientes comunicativos para aprender língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 36, p. 23-42, 2000. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639311>. Acesso em: 15 nov. 2020.
BARBIRATO, R. de C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. 281. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. Campinas - 2005.
BARBIRATO, R. de C. Planejamento Baseado em Tarefas subjacente a um material didático para o ensino de línguas: conceitos e compreensões reveladas. In: BARBIRATO, R. de C.; SILVA, V. L. T. Planejamento de cursos de línguas: traçando rotas, explorando caminhos. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 117-142.
BARBIRATO, R. de C., CARANDINA, M. P. Elaboração de tarefas comunicativas por professores em formação inicial: concretizando princípios, criando sentidos. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 18, n. 2, p. 139-166, 2019.
Disponível em: Ë‚https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/25147˃. Acesso em: 15 nov. 2020.
CARANDINA, M. P. A materialização de um planejamento temático baseado em tarefas em contexto de formação inicial de professores. (Iniciação científica ”“ UFSCar/CNPq) ”“ Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2015.
CARANDINA, M. P. Planejamento Temático Baseado em Tarefas na formação inicial de professores de línguas. (TCC) ”“ Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017.
CASSOLI, E. R. Aprender LE com planejamento e material comunicativos temáticos para desenvolver competência comunicativa. 2011. 236 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“ Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2011.
ELLIS, R. Task-based language learning and teaching Oxford: Oxford University Press, 2003.
EMÃDIO, D. E. Planejamento Temático Baseado em Tarefas no ensino e aprendizagem de inglês a distância. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017.
KUMARAVADIVELU, B. The postmethod condition: (e)merging strategies for second/ foreign language teaching. TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, p. 27-48, 1994.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. Yale University Press, 2003.
NUNAN, D. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP, 1989.
PRABHU, N. S. Second language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
PÉRICO, A. G. Planejamento Temático Baseado em Tarefas no ensino de inglês para crianças: percurso reflexivo e analítico de uma professora. 2018. 403f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Programa de Pós- Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.
SKEHAN, P. A framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics, v. 17, p. 38-62,1996.
SKEHAN, P. Task-based instruction. Language Teaching, v. 36, p. 1-14, 2003.
XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa temático de língua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta série do ensino fundamental. 1999. 564f. Tese (doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas,1999.
XAVIER, R. P. Language tasks and exercises: how do teachers perceive them?. In: I Congresso Internacional da Abrapui, 2007, Belo Horizonte. Novos desafios em língua e literatura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2007. v. 1, p. 1-15.
XAVIER, R. P. O que os professores de línguas estrangeiras necessitam saber sobre o ensino baseado em tarefas? A formação de professores de línguas: novos olhares. Campinas, v. 1, p. 147-172, 2011.
XAVIER, R. P. Revisitando o conceito de tarefas comunicativas. Caderno de Letras (UFPEL), v. 13, p. 35-46, 2007.
XAVIER, R. P Planejamento de Ensino Baseado em Tarefas. In: BARBIRATO, R. de C.; SILVA, V. L. T. Planejamento de cursos de línguas: traçando rotas, explorando caminhos. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 15-44.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.