Pedagogias decoloniais para o ensino de língua inglesa no contexto on-line: relato de prática
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43444Palavras-chave:
Pedagogias decoloniais, Ensino online, Ensino de Língua InglesaResumo
Este relato de prática busca investigar de que forma atividades elaboradas com base nas práticas decoloniais para aulas on-line síncronas de língua inglesa como língua adicional pode promover reflexões acerca de novas formas de ensinar e aprender, analisando, da perspectiva do docente, a possibilidade de mudanças nas nossas concepções de ensino e nossas experiências. O presente relato baseia-se teoricamente em conceitos referentes a ensino on-line (RABELLO, 2021; HODGES et al., 2020), ensino de línguas adicionais no contexto on-line (TEH, 2021; NG, 2020), decolonialidade e práticas pedagógicas decoloniais (MIGNOLO; WALSH, 2018). Nós consideramos que, mediante o relato de prática, seria possível abandonar a convicção de que aprendemos línguas para fins comunicativos utilizando-nos somente das abordagens discutidas na academia, sem levar em consideração o movimento de resistência e reexistência que permeia um currículo diverso culturalmente, e trilhar novos rumos para nossa jornada acadêmica e profissional levando em consideração aspectos da teoria decolonial. Desta forma, nós acreditamos, a partir das reflexões trazidas neste relato, que as pedagogias decoloniais têm potencial de promover maior engajamento e propiciar diálogos capazes de promover transformações sociais e de desafiar as orientações e postulações pertencentes e comuns do Norte Global.
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