Pedagogias decoloniais para o ensino de língua inglesa no contexto on-line: relato de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43444

Palavras-chave:

Pedagogias decoloniais, Ensino online, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Este relato de prática busca investigar de que forma atividades elaboradas com base nas práticas decoloniais para aulas on-line síncronas de língua inglesa como língua adicional pode promover reflexões acerca de novas formas de ensinar e aprender, analisando, da perspectiva do docente, a possibilidade de mudanças nas nossas concepções de ensino e nossas experiências. O presente relato baseia-se teoricamente em conceitos referentes a ensino on-line (RABELLO, 2021; HODGES et al., 2020), ensino de línguas adicionais no contexto on-line (TEH, 2021; NG, 2020), decolonialidade e práticas pedagógicas decoloniais (MIGNOLO; WALSH, 2018). Nós consideramos que, mediante o relato de prática, seria possível abandonar a convicção de que aprendemos línguas para fins comunicativos utilizando-nos somente das abordagens discutidas na academia, sem levar em consideração o movimento de resistência e reexistência que permeia um currículo diverso culturalmente, e trilhar novos rumos para nossa jornada acadêmica e profissional levando em consideração aspectos da teoria decolonial. Desta forma, nós acreditamos, a partir das reflexões trazidas neste relato, que as pedagogias decoloniais têm potencial de promover maior engajamento e propiciar diálogos capazes de promover transformações sociais e de desafiar as orientações e postulações pertencentes e comuns do Norte Global.

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Biografia do Autor

Beatriz Gama Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (1989), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desde maio de 2008, é professora (atualmente Associado IV) do curso de Letras Inglês, Coordenação de Letras Estrangeiras, CCHL, e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu o cargo de Assessora Internacional da UFPI de 2014 a Janeiro de 2021. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, aspectos interculturais da internacionalização do ensino superior e no processo de ensino-aprendizagem de línguas (decolonialismo, plurilinguismo, interculturalidade, Inglês como Meio de Instrução - EMI), letramentos, produção de textos eletrônicos, ética na formação de professores, currículo, legislação e histórico dos cursos de Letras no Brasil. Tem experiência em leitura, produção e avaliação de textos nas línguas portuguesa e inglesa.

Rafael Gomes Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Linguística Aplicada - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Especial Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado - Universidade de Caxias do Sul (2021). Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade LaSalle (2019). Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Transtorno do Espectro Autista - GEITEA (2021). Foi bolsista do projeto Residência Pedagógica (2018-2019). Áreas de interesse: processos de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores de línguas adicionais, educação inclusiva, transtorno do espectro autista.

Thalita Christina Cavalcante Arré, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2010) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2019). Atualmente é supervisora pedagógica - Bright Bee Escola Bilíngue, professora ensino fundamental anos iniciais e finais - Bright Bee Escola Bilíngue e professora ensino fundamental anos iniciais - Bright Bee Escola Bilíngue. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino bilíngue e tecnologia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rodrigues, B. G. ., Rosa, R. G. ., & Arré, T. C. C. . (2022). Pedagogias decoloniais para o ensino de língua inglesa no contexto on-line: relato de prática. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG9. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43444

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