A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.34632

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada de professores de línguas, Estágio supervisionado, Rede colaborativa de formação docente, Educação linguística

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância do trabalho colaborativo para a formação inicial e continuada de professores de línguas, tendo como recorte as ações formativas no curso de extensão universitária Estágio Supervisionado em Línguas como Espaço Colaborativo de Formação Inicial e Continuada de Professores, realizado em 2019 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os resultados dessas ações está a construção de uma Rede Colaborativa de Formação de Professores de Línguas (RCFPL), entre professoras formadoras da UFPR e professoras da educação básica. Este texto fundamenta-se em perspectivas de educação linguística (CAVALCANTI, 2006; SCHLATTER, 2013) que levam em consideração o trabalho colaborativo por meio de práticas como co-ensino e coaching (CUNHA, 2016; NOGUEIRA, 2011). Como conclusão, são apontadas reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa experiência, além da relevância de práticas colaborativas na formação inicial e continuada de professores de línguas.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Walesko, A. M. H., & Hibarino, D. A. (2021). A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.34632

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