O trabalho de licenciandos em alemão e inglês no PIBID: a construção da prática docente a partir das crenças de alunos do Ensino Médio sobre língua e cultura estrangeira

Autores

  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara
  • Ana Cristina Biondo Salomão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1346

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas;, Crenças;, Cultura;, Formação inicial;, PIBID

Resumo

Há algum tempo, pesquisadores na área formação de professores (cf. ZEICHNER; LISTON, 1996; GIMENEZ, 2005) vêm chamando à atenção para a necessidade de inserir licenciandos em contextos de prática que os auxiliem a fazer sentido da formação teórica que recebem no curso de graduação. Neste artigo, discutimos a intersecção entre escola e universidade no trabalho de formação inicial do professor de línguas estrangeiras por meio de atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID-Letras de uma universidade estadual, que tiveram como objetivo, de um lado, promover a reflexão sobre o conceito de cultura e o ensino intercultural de línguas durante a formação inicial do professor e, por outro, a desconstrução de estereótipos, de alunos do Ensino Médio, sobre língua e cultura alemã e inglesa. Partindo da análise dos dados sobre crenças de alunos da escola e do suporte teórico de estudos como os de Kramsch (2006, 2009), Bolognini (1993), entre outros, foram elaboradas oficinas voltadas para a ampliação do universo cultural dos alunos do Ensino Médio da escola estadual parceira, do conceito de cultura e para a desconstrução de estereótipos. Verificou-se que a atividade contribuiu para a formação reflexiva dos bolsistas/licenciandos em relação ao tratamento da temática cultura no ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara

É professora assistente doutora na Unversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara, Faculdade de Ciêncis e Letras, área: alemão

Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara

É professora assistente doutora na Unversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara, Faculdade de Ciêncis e Letras, área: inglês

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Publicado

2015-05-14

Como Citar

Rozenfeld, C. C. de F., & Salomão, A. C. B. (2015). O trabalho de licenciandos em alemão e inglês no PIBID: a construção da prática docente a partir das crenças de alunos do Ensino Médio sobre língua e cultura estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1346

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