O ensino intercultural de língua estrangeira (alemão) por meio do seriado Dark

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26648

Palavras-chave:

Ensino Intercultural, Cultura alemã, Seriado Dark

Resumo

No ensino intercultural de língua estrangeira (LE), o aprendizado de cultura promove o engajamento com o diferente, por meio do desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Isso exige que o aluno tenha contato com a cultura-alvo, o que pode ocorrer através de seriados televisivos na LE. Assim, com o objetivo de apresentar aspectos da cultura alemã presentes na série Dark e destacar reflexões para o trabalho com tal material em sala de aula, partimos de estudos acerca do ensino intercultural no campo do aprendizado de línguas (BYRAM, 1997, 2008, 2011; LIDDICOAT, 2014; MORAN, 2001) e para tanto, realizamos um estudo qualitativo e descritivo. Conclui-se, a partir desse estudo, que o seriado em foco é material rico para o ensino de produtos, práticas e perspectivas presentes na cultura alemã, bem como para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de alunos de alemão como LE.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Marques, L. dos S., & Rozenfeld, C. C. de F. (2019). O ensino intercultural de língua estrangeira (alemão) por meio do seriado Dark . Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(2), 63–80. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26648

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