Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545Palavras-chave:
Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialéticoResumo
O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.
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